Foto: Reprodução/Instagram @cphfw
|

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.

Portanto, não apenas marcas de moda vêm tomando medidas para que suas ações e produções tenham uma natureza mais sustentável, mas agora também Semanas de Moda começaram a ter requisitos sustentáveis para as grifes participantes!

O que é o caso da Semana de Moda de Copenhagen, que anunciou os requerimentos sustentáveis para a participação de suas edições futuras.

Confiram mais sobre quais são os requisitos de sustentabilidade impostos pela Semana de Moda de Copenhaguen:

Requisitos Sustentáveis

Em 2020, a Semana de Moda de Copenhaguen introduziu seu Plano de Ação Sustentável 2020-22 que propõe a incorrer em mudanças de longo prazo na indústria da moda. Para cumprir sua visão de se tornar uma Semana de Moda principal, o Plano de Ação Sustentável introduz um conjunto mínimo de padrões que todas as marcas participando devem cumprir.

A partir da edição de Outono/Inverno 2023 (que irá ocorrer de 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023), todos os candidatos ao cronograma de desfiles cujos esforços de sustentabilidade atendem aos padrões mínimos serão considerados para o cronograma oficial da Semana de Moda de Copenhagen.

Os organizadores do evento criaram 18 normas mínimas que abrangem seis áreas de foco que cobrem toda a cadeia de valor. Em adição a essas diretrizes, as marcas são solicitadas a responder uma série de perguntas adicionais para se ter entendimento sobre suas posições atuais em seus esforços sustentáveis.

A Semana de Moda de Copenhagen está implementando diversas normas sustentáveis paras as marcas participantes. (Foto: Reprodução/Instagram @cphfw)
A Semana de Moda de Copenhagen está implementando diversas normas sustentáveis paras as marcas participantes. (Foto: Reprodução/Instagram @cphfw)

As normas

Confiram abaixo as normas exigidas pela Semana de Moda de Copenhagen que as marcas devem cumprir para participarem do evento:

01.  Trabalhamos estrategicamente com a incorporação de sustentabilidade e padrões internacionais de direitos humanos.

02. Incluímos diversidade e igualdade na nossa aproximação de gerencia e consideramos ativamente estes aspectos na hora de contratação de funcionários, especialmente para posições de gerencia.

03. Não destruímos roupas que não venderam de coleções passadas.

04. Criamos para aumentar a qualidade e valor de nossos produtos economicamente e materialmente e informar nossos clientes sobre o valor da longevidade.

05. Encontramos uma segunda vida para nossas amostrar.

06. Pelo menos 50% de nossa coleção é ou certificada, feita de materiais preferenciais ou materiais sustentáveis de nova geração, upcycled, reciclada ou confeccionada a partir de estoque morto.

07. Temos uma lista de materiais preferenciais em vigor.

08. Temos uma lista de substâncias restritas em vigor, seguindo os requerimentos do EU REACH Directive, e nos envolvemos com nossos fornecedores para assegurar cumprimento.

09 Nossas coleções são sem peles de animais.

10. Temos o compromisso de exercer a devida diligência em nossa cadeia de suprimentos de acordo com as diretrizes e padrões internacionais e trabalhar com nossos fornecedores para garantir, por exemplo, emprego livremente escolhido, emprego seguro ou sem trabalho infantil.

11. Temos o compromisso de operar em um ambiente de trabalho seguro, saudável e respeitoso para todos nossos funcionários, livre de assédio ou discriminação, onde todos podem desfrutar de oportunidades igualmente, independentemente de gênero, raça, idade, visão política/religião/ orientação sexual, aparência física e habilidade.

12.  Nossos funcionários de atendimento ao cliente de lojas físicas e online são bem informados sobre nossa estratégia sustentável.

13.  Educamos e informamos nossos clientes sobre nossas práticas sustentáveis em múltiplas plataformas.

14.  Não utilizamos embalagens plásticas descartáveis nas lojas físicas ou pedidos online, mas oferecemos alternativas recicláveis, recicladas ou reaproveitáveis. 

15. Nossa cenografia e produções de desfiles são desperdício zero.

16. Não utilizamos embalagens de plástico descartáveis nos bastidores durante a semana de moda, mas oferecemos alternativas recicláveis, recicladas ou reaproveitáveis.

17. Compensamos ou inserimos as pegadas de carbono de nosso show.

18. Somos signatários do Danish Fashion Ethical Chartere consideramos a diversidade e inclusão na hora de escalar modelos.

O que acharam deste novo formato e das regras sustentáveis obrigatórias para a Semana de Moda de Copenhagen? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • As Melhores Peças Prada na Consumo Consciente Week

    Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou…
  • Maria Grazia Chiuri é a nova diretora de criação da Fendi!

    Após a chocante notícia que Silvia Venturini Fendi deixaria a direção criativa da Fendi, icônica grife italiana co-fundada por seu avô em 1925, no final de Setembro deste ano, a maison finalmente revelou quem irá ocupar seu lugar: Maria Grazia Chiuri.
  • 3 Bolsas Saint Laurent imperdíveis na Consumo Consciente Week

    A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
  • 4 Bolsas da Dior que são imperdíveis na Consumo Consciente Week

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • Consumo Consciente Week: As Melhores Peças Gucci

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • 5 Bolsas para Investir na Consumo Consciente Week!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • 5 Curiosidades sobre a Cartier!

    A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com bom gosto…
  • As Melhores Peças da Hermès no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
  • 5 Bolsas da Chanel para Investir no Etiqueta Única

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com mais de…
  • 4 Tendências da Paris Fashion Week para a Primavera/Verão 2026

    A Semana de Moda de Paris é considerada a mais importante no calendário de desfiles da indústria da moda e é palco das apresentações de algumas das marcas mais importantes e celebradas do ramo. Depois de Nova Iorque, Londres e Milão, foi a vez da capital da moda finalizar os desfiles para a próxima temporada….
  • As Bolsas do New In do Etiqueta Única que são Imperdíveis!

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Atualmente existem diversos itens…