Foto: Reprodução/Instagram @cphfw
|

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.

Portanto, não apenas marcas de moda vêm tomando medidas para que suas ações e produções tenham uma natureza mais sustentável, mas agora também Semanas de Moda começaram a ter requisitos sustentáveis para as grifes participantes!

O que é o caso da Semana de Moda de Copenhagen, que anunciou os requerimentos sustentáveis para a participação de suas edições futuras.

Confiram mais sobre quais são os requisitos de sustentabilidade impostos pela Semana de Moda de Copenhaguen:

Requisitos Sustentáveis

Em 2020, a Semana de Moda de Copenhaguen introduziu seu Plano de Ação Sustentável 2020-22 que propõe a incorrer em mudanças de longo prazo na indústria da moda. Para cumprir sua visão de se tornar uma Semana de Moda principal, o Plano de Ação Sustentável introduz um conjunto mínimo de padrões que todas as marcas participando devem cumprir.

A partir da edição de Outono/Inverno 2023 (que irá ocorrer de 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023), todos os candidatos ao cronograma de desfiles cujos esforços de sustentabilidade atendem aos padrões mínimos serão considerados para o cronograma oficial da Semana de Moda de Copenhagen.

Os organizadores do evento criaram 18 normas mínimas que abrangem seis áreas de foco que cobrem toda a cadeia de valor. Em adição a essas diretrizes, as marcas são solicitadas a responder uma série de perguntas adicionais para se ter entendimento sobre suas posições atuais em seus esforços sustentáveis.

A Semana de Moda de Copenhagen está implementando diversas normas sustentáveis paras as marcas participantes. (Foto: Reprodução/Instagram @cphfw)
A Semana de Moda de Copenhagen está implementando diversas normas sustentáveis paras as marcas participantes. (Foto: Reprodução/Instagram @cphfw)

As normas

Confiram abaixo as normas exigidas pela Semana de Moda de Copenhagen que as marcas devem cumprir para participarem do evento:

01.  Trabalhamos estrategicamente com a incorporação de sustentabilidade e padrões internacionais de direitos humanos.

02. Incluímos diversidade e igualdade na nossa aproximação de gerencia e consideramos ativamente estes aspectos na hora de contratação de funcionários, especialmente para posições de gerencia.

03. Não destruímos roupas que não venderam de coleções passadas.

04. Criamos para aumentar a qualidade e valor de nossos produtos economicamente e materialmente e informar nossos clientes sobre o valor da longevidade.

05. Encontramos uma segunda vida para nossas amostrar.

06. Pelo menos 50% de nossa coleção é ou certificada, feita de materiais preferenciais ou materiais sustentáveis de nova geração, upcycled, reciclada ou confeccionada a partir de estoque morto.

07. Temos uma lista de materiais preferenciais em vigor.

08. Temos uma lista de substâncias restritas em vigor, seguindo os requerimentos do EU REACH Directive, e nos envolvemos com nossos fornecedores para assegurar cumprimento.

09 Nossas coleções são sem peles de animais.

10. Temos o compromisso de exercer a devida diligência em nossa cadeia de suprimentos de acordo com as diretrizes e padrões internacionais e trabalhar com nossos fornecedores para garantir, por exemplo, emprego livremente escolhido, emprego seguro ou sem trabalho infantil.

11. Temos o compromisso de operar em um ambiente de trabalho seguro, saudável e respeitoso para todos nossos funcionários, livre de assédio ou discriminação, onde todos podem desfrutar de oportunidades igualmente, independentemente de gênero, raça, idade, visão política/religião/ orientação sexual, aparência física e habilidade.

12.  Nossos funcionários de atendimento ao cliente de lojas físicas e online são bem informados sobre nossa estratégia sustentável.

13.  Educamos e informamos nossos clientes sobre nossas práticas sustentáveis em múltiplas plataformas.

14.  Não utilizamos embalagens plásticas descartáveis nas lojas físicas ou pedidos online, mas oferecemos alternativas recicláveis, recicladas ou reaproveitáveis. 

15. Nossa cenografia e produções de desfiles são desperdício zero.

16. Não utilizamos embalagens de plástico descartáveis nos bastidores durante a semana de moda, mas oferecemos alternativas recicláveis, recicladas ou reaproveitáveis.

17. Compensamos ou inserimos as pegadas de carbono de nosso show.

18. Somos signatários do Danish Fashion Ethical Chartere consideramos a diversidade e inclusão na hora de escalar modelos.

O que acharam deste novo formato e das regras sustentáveis obrigatórias para a Semana de Moda de Copenhagen? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Yang Mi se torna a Nova Embaixadora Prada: Por que essa escolha faz sentido?

    A nomeação de Yang Mi como embaixadora Prada não soa como um anúncio isolado, mas como uma peça que se encaixa perfeitamente no modo como a maison italiana constrói sua presença cultural. A atriz chinesa, uma das figuras mais influentes da televisão e do cinema na Ásia, chega à marca num momento em que a…
  • 3 Bolsas Pequenas de Sucesso na Cyber Week

    Elas quase cabem na palma da mão, mas parecem carregar uma energia desproporcional ao tamanho. As bolsas pequenas de sucesso conquistam justamente por isso: condensam estilo em centímetros e funcionam como pequenas interrupções de cor, textura ou metal na rotina. Quem escolhe versões mini das marcas de luxo entende que, às vezes, o essencial é…
  • 4 Bolsas Clássicas da Bottega Veneta para investir na Cyber Week

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
  • 3 Acessórios de marcas de luxo na Cyber Week

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • Best of Ferragamo na Cyber Weeek: 3 Acessórios Presenteáveis

    Ferragamo é cinema, história e design exclusivo. Fundada em 1927 por Salvatore Ferragamo, que conquistou Hollywood calçando musas como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, a maison continua a evoluir sob Maximilian Davis, trazendo frescor e sofisticação ao legado de quase cem anos. Os acessórios femininos vão além dos sapatos: flats, bolsas-desejo e bijoux que mais…
  • As Melhores Bolsas de Luxo na Cyber Week

    As bolsas datam dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares de vezes, sendo imaginada nos mais variados formatos, tecidos e detalhes. Um dos grandes marcos…
  • Versace em ebulição: a saída de Dario Vitale e o início da era Prada Group

    Breaking News: Dario Vitale deixa a Versace. A “Grife da Medusa” mal teve tempo de respirar após seu retorno à órbita de um grande conglomerado italiano. Dois dias depois de o Prada Group concluir oficialmente a compra da maison, o designer anuncia sua saída do cargo de diretor criativo. Um movimento que, embora surpreendente à…
  • Cloud Dancer é a cor do Ano de 2026!

    Todos os anos a Pantone Color Institute escolhe a cor do ano, que serve de referência e aposta não apenas para os profissionais da moda, mas também para as mais diferentes indústrias existentes. O processo de escolha da cor requer decisões muito ponderadas e uma análise de tendências consistente. Para chegar à decisão a cada…
  • Surpresa: Gucci apresenta Coleção Pre-Fall 2026 em Lookbook!

    Um dia depois do impactante desfile Chanel Métiers d’Art  em Nova York, a Gucci pegou o mercado de luxo de surpresa ao liberar hoje, o lookbook completo de sua coleção Pre-Fall 2026, batizada de “Generation Gucci”. Fotografado pelo próprio Demna, o material funciona como um manifesto visual que antecipa o que veremos em fevereiro, quando…
  • Pequenos Acessórios Femininos Louis Vuitton na Cyber Week

    A história de uma das maiores marcas de luxo é frequentemente contada por meio de suas bolsas icônicas, mas existe um outro capítulo, menor no tamanho, imenso no impacto, que merece luz própria: os acessórios femininos da Louis Vuitton. São criações delicadas que quando observadas de perto, fica claro que o encanto está nos detalhes….
  • 4 Peças da Valentino que valem o investimento na Cyber Week

    Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
  • As bolsas Dior para investir na Cyber Week

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…