Dolce & Gabbana inaugura exposição em Milão!
Fundada em 1985 por Domenico Dolce e Stefano Gabbana, a Dolce & Gabbana é uma das marcas de luxo mais conhecidas e queridas do mundo da moda.
Suas criações tem a característica marcante de possuírem um DNA definido com influência italiana, além de serem coloridas, com estampas vibrantes e até mesmo excêntricas e possuírem um estilo mais sexy e sensual.
Para celebrar quase quatro décadas de história, a maison italiana acaba de inaugurar na cidade de Milão sua primeira exposição, que é inteiramente dedicada à sua história e essência.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Confira abaixo mais detalhes sobre a primeira exposição da Dolce & Gabbana:
A “Dal cuore alle mani: Dolce & Gabbana”
A Dolce & Gabbana inaugurou sua primeira exposição dedicada à essência de sua marca. Intitulada “Dal cuore alle mani: Dolce & Gabbana” (Do coração às mãos em tradução livre), esta extraordinária vitrine convida os visitantes a uma viagem encantadora ao reino do luxo italiano.
Com mais de 220 peças de alta costura meticulosamente selecionadas, a exposição oferece uma exploração fascinante do processo criativo e do artesanato incomparável da marca.
Realizado de 7 de abril a 31 de julho, em colaboração com a cidade de Milão e o Grupo IMG, a exibição transforma o ilustre Palazzo Reale, o histórico palácio real situado no coração de Milão, perto do icônico Duomo, em um cativante refúgio da moda e arte.
“Esta é uma exposição única. Domenico Dolce e Stefano Gabbana são os únicos costureiros que apresentam a alta costura a este nível, criando e apresentando todas as suas coleções na Península, ao contrário de outros designers italianos que expõem as suas criações de alta costura em Paris.
No seu trabalho, eles centram tudo em torno da Itália. Desde as ricas tradições artesanais locais que abrangem várias regiões, que servem de inspiração e se integram perfeitamente nas suas criações, até aos domínios da arte, arquitetura, cinema, ópera e marcos históricos. É por isso que colocamos suas criações em um ambiente que lembra todas essas referências”, comentou a curadora e historiadora francesa Florence Müller.
A grandeza barroca e a opulência luxuosa resumem o trabalho dos designers. Desde a fundação da marca em Milão, em 1985, a Dolce & Gabbana oferece pela primeira vez ao público uma visão sem precedentes do seu processo criativo, permitindo aos visitantes observar intimamente a sua atenção meticulosa aos detalhes na ornamentação e no acabamento, bem como experimentar a sofisticação e fervor exalado por cada peça de roupa.
Esta viagem imersiva pelos bastidores da casa inclui uma visita exclusiva a uma de suas oficinas de alta moda e alta sartoria, recriadas para a ocasião, onde artesãos e costureiros costuram, cortam e bordam meticulosamente, dando vida às visões dos estilistas.
A exposição se desenvolve em dez salas com curadoria, cada uma delineada por opulentas cortinas pretas, oferecendo uma viagem imersiva em temas específicos, fontes de inspiração ou artesanato distinto, todos retratados através das lentes das criações de Dolce & Gabbana. Dentro destas câmaras, os visitantes encontram não apenas peças e acessórios icônicos da marca, mas também uma seleção personalizada de melodias de fundo, adaptadas para melhorar o ambiente. No entanto, são os cenários suntuosos, criados pelos melhores artesãos da Itália, que realmente roubam a atenção.
Por exemplo, a arte do mosaico ocupa o centro das atenções sob as mãos habilidosas do maestro veneziano Orsoni. Aqui, um caixão dourado, formado por centenas de tesselas cintilantes, serve como pedestal perfeito para vestidos revestidos de mosaico, adornados com pedras preciosas, lantejoulas e microcontas.
Da mesma forma, a célebre tradição da fabricação de vidro recebe a devida reverência em uma sala adornada pelos mestres artesãos de Murano. À medida que os visitantes entram neste reino, eles são recebidos por grandiosos lustres e espelhos, refletindo vestidos enfeitados com cristais brilhantes com curadoria da dupla visionária. A sala dedicada à herança siciliana presta homenagem à rica tapeçaria cultural da ilha, com as suas paredes adornadas com azulejos pintados à mão, feitos pelos estimados artesãos de Fratelli Bevilacqua de Campofranco, situado perto de Caltanissetta.
Outras salas recriam atmosferas excepcionalmente distintas, exemplificadas pelo grande salão coberto de um vermelho resplandecente, ecoando a ilustre casa de ópera milanesa La Scala. Aqui, em meio ao cenário opulento, as criações de alta costura se misturam aos clientes. Diante deles, uma requintada coleção de vestidos de noite homenageia o bel canto, apresentando conjuntos de seda e cetim adornados com bordados intrincados e com cauda em cascata.
Igualmente notável é o espaço meticulosamente trabalhado que lembra o Palazzo Gangi em Palermo e a lendária cena do baile imortalizada por Luchino Visconti em sua obra-prima cinematográfica, “O Leopardo”. Este cenário evocativo serve como mais uma fonte de inspiração para uma coleção de alta costura da Dolce & Gabbana, atraindo os visitantes para um reino de elegância e sofisticação atemporais.
Além disso, a exposição integra perfeitamente a tecnologia moderna, evidente em uma sala dedicada à arquitetura e pintura renascentista. Aqui, os afrescos estáticos aparentemente ganham vida através do encantamento. No coração deste espaço cativante, peças de vestuário requintadas reproduzem, recorrendo a técnicas de tecelagem e tapeçaria, algumas das ilustres obras-primas da pintura do Quattrocento, unindo sem esforço os reinos da arte e da moda.
Domenico Dolce e Stefano Gabbana também se esforçaram para envolver artistas contemporâneos, entre eles Felice Limosani, Obvious Art, Alberto Maria Colombo, Quayola, Vittorio Bonapace e Catelloo. Através de vídeos cativantes estrategicamente colocados na entrada da exposição, estes artistas oferecem as suas interpretações únicas da essência da marca, misturando na perfeição inspirações do passado com a criatividade moderna.
Esta abordagem inovadora serve para estabelecer uma ligação significativa entre a tradição e a moda contemporânea, sublinhando a relevância duradoura da marca no cenário atual em constante evolução. Além disso, estão em andamento planos para apresentar a exposição em diversas metrópoles internacionais.