Foto: Reprodução/Instagram @emmawatsonmyhero

Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Emma Watson!

É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história uma mulher por dia que foram escolhidas pelas seguidoras do Etiqueta Única de nosso instagram.

Confiram abaixo mais sobre a trajetória da atriz e ativista britânica Emma Watson:

Infância e Educação

Emma Charlotte Duerre Watson nasceu em Paris, França, no dia 15 de Abril de 1990. Filha dos advogados britânicos Chris Watson e Jacqueline Luesby (ambos formados na renomada Universidade de Oxford), a atriz residiu na capital francesa até os 5 anos de idade, época em que seus pais se divorciaram e ela se mudou com a mãe e o irmão mais novo, Alex, para Oxford, Inglaterra. Após o divórcio, Emma e Alex passavam os finais de semana na casa do pai em Londres, capital inglesa.

Além de Alex, Emma ainda possui mais três irmãos: Toby e as gêmeas Lucy e Nina, frutos do segundo casamento do pai. Por ter vivido na França, Emma ainda sabe falar a língua, mas não tão bem quanto falava no passado.

Após se mudar para a Inglaterra, iniciou os estudos na escola privada Dragon School, onde estudou até 2003. Com apenas seis anos de idade surgiu o interesse em se tornar atriz, então começou a estudar paralelamente canto, dança e teatro na Stagecoach Theatre Arts, onde participou de diversas peças teatrais, como “Arthur: The Young Years” e “The Happy Prince”, mas sem nunca atuar profissionalmente.

Foto: Reprodução/Instagram @emmawatsonno1. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!
Foto: Reprodução/Instagram @emmawatsonno1. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!

Depois de deixar a Dragon School em 2003, Emma passou a frequentar a Headington School, uma escola privada apenas para meninas também localizada em Oxford, onde participou de equipes de hóquei e dança, e permaneceu até 2007. Durante o período de gravações dos filmes da série Harry Potter, Emma e os demais colegas menores de idade tinham aulas diárias de no mínimo três horas e no máximo cinco com tutores particulares, pois não era possível frequentar a escola.

Anos mais tardes, Emma graduou-se em Literatura Inglesa pela prestigiada Universidade Brown, localizada em Providence, Rhode Island/EUA. Porém, por conta de sua agenda movimentada de filmagens, cumpriu parte dos estudos na Inglaterra, especificamente na Universidade de Oxford.

Início da carreira e Harry Potter

O primeiro papel de Emma no cinema foi 1999, quando foi escalada para viver a personagem Hermione Granger em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, adaptação cinematográfica do livro de J.K. Rowling. Uma agência de talentos descobriu a inglesa por meio da sua professora de teatro e os produtores ficaram impressionados com a sua confiança e suas habilidades naturais para a atuação.

Após oito audições, o produtor David Heyman contratou Emma, Daniel Radcliffe e Rupert Grint para os papéis principais do longa. O longa foi lançado em Novembro de 2001 e marcou o início de sua carreira e quebrou recordes de maior bilheteria para um dia de estreia (31,6 milhões de dólares) e de maior bilheteria em um final de semana (93,5 milhões de dólares) nos Estados Unidos, além de ser a maior bilheteria mundial do ano, com arrecadação de 974,8 milhões de dólares.

A atuação do trio protagonista foi altamente elogiada e, frequentemente, a de Emma era posta como a melhor. O jornal The Daily Telegraph adjetivou sua atuação como “admirável” e Bryan Linder, em sua crítica para o IGN, escreveu que ela “roubou a cena”. Por sua atuação em Harry Potter e a Pedra Filosofal, conquistou o Young Artist Awards de Melhor Atriz Juvenil de Cinema.

Emma como Hermione Granger. (Foto: Reprodução/Instagram @chosen_one_h.) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!
Emma como Hermione Granger. (Foto: Reprodução/Instagram @chosen_one_h.) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!

Já no primeiro filme, a saga Harry Potter (que já era um enorme sucesso literário) teve um ótimo recebimento não apenas pela parte da crítica, mas também pelo público em geral, principalmente crianças e adolescentes que já tinham ou não lido os livros. Este fato fez com que Emma se tornasse uma estrela mundial, sendo reconhecida em todo mundo graças a sua incrível atuação como Hermione. A atriz interpretou a personagem em mais sete filmes, até 2011, sendo sempre elogiada pela crítica especializada.

Filmes além de Harry Potter

Seu primeiro trabalho fora da Saga Harry Potter foi no telefilme “Dançando para a Vida”, adaptação do romance homônimo da escritora Noel Streatfeild. Nele, Emma interpretou a aspirante à atriz Pauline Fossil, uma das três órfãs adotadas por um explorador excêntrico que lutam para realizar seus ambiciosos sonhos. A diretora do filme, Sara Goldbacher, disse que ela era “perfeita” para interpretar a personagem. O longa estreiou no dia 26 de Dezembro de 2007 no canal BBC One e obteve uma audiência de 5,2 milhões de espectadores.

A atriz também fez uma variedade de longas metragens ao longo de sua carreira, que incluem a animação “The Tale of Despereaux” (2008), animação que foi baseada no livro homônimo de Kate DiCamillo onde deu voz à princesa Pea. Fez também uma pequena, porém importante, participação no filme “My Week with Marilyn” (2011), onde interpretou Lucy, uma assistente de figurino que se envolve com o protagonista Colin Clark na época em que este trabalhava como assistente do diretor Laurence Olivier, em The Prince and the Showgirl, e se envolve com a estrela do filme, Marilyn Monroe, formando um triângulo amoroso.

Sua participação em “As Vantagens de Ser Invisível” (2012) como Sam foi altamente comentada e aclamada pela crítica e pelo público. O filme estreiou no Festival Internacional de Cinema de Toronto e obteve bilheteria mundial de 33,3 milhões de dólares. Outros papéis que tiveram grande destaque na mídia foram Nicki Moore em “Bling Ring: A Gangue de Hollywood” (2013) da diretora Sofia Coppola, Ila em “Noah” (2014) de Darren Aronofsky e mais recentemente na adaptação live action de “A Bela e a Fera” (2017), onde interpretou a protagonista Bela e no remake do clássico “Adoráveis Mulheres” (2019), interpretando Meg March.

Emma como Bela. (Foto: Reprodução/Instagram @emmswatsoon) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!
Emma como Bela. (Foto: Reprodução/Instagram @emmswatsoon) Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!

Filantropia, Sustentabilidade Ambiental e ONU Mulheres

Além da atuação, Emma Watson é uma ativista muito passional. Em 2009, colaborou, gratuitamente, com a People Tree, uma marca de moda de comércio justo, para ser o rosto e a estilista de uma coleção de roupas ecológicas, com a finalidade de angariar fundos para a People Tree Foundation. A coleção foi lançada no ano seguinte em um evento organizado pelo Príncipe Charles em prol da consciência ambiental.

Por ser uma empresa de comércio justo que ajuda famílias oriundas de países emergentes a saírem da linha da pobreza, além de contribuir para uma melhor oportunidade de vida, Emma viajou até Bangladesh como representante da People Tree para entender o processo de produção e conhecer as pessoas que manufaturam as roupas, o que ela descreveu como uma “experiência incrível e única”.

Três anos mais tarde, em 2011, a inglesa aceitou posar para o artista plástico Mark Demsteader com intuito de produzir uma coleção de 30 quadros de pintura elaborados com diferentes técnicas como guache, carvão, tinta e óleo. Ao aceitar o convite, pediu que 10% do lucros sob as vendas dos quadros fossem doados para a Camfed International, uma organização não governamental britânica que atua nas zonas rurais africanas que busca inserir garotas no ambiente escolar ao ceder-lhes livros, uniformes e outros suprimentos necessários. No ano seguinte, se tornou embaixadora da ONG pois apoia  a causa da importância do estudo na vida de um indivíduo e na construção da sociedade, e declarou ter ficado “feliz em apoiar a Camfed e o trabalho incrível que eles fazem”.

Foto: Reprodução/Instagram @emmawatson. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!
Foto: Reprodução/Instagram @emmawatson. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!

Em junho de 2014, Emma foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da Agência ONU Mulheres. Na ocasião, foi anunciado que sua primeira participação no papel seria na campanha HeforShe, um movimento que luta pela igualdade de gênero e que acredita que a causa não é um problema apenas das mulheres. Em setembro do mesmo ano, a atriz fez um discurso histórico no lançamento da campanha que obteve repercussão global.

Desde seu discurso, Emma sofreu diversos ataques – online, pessoalmente, em entrevistas relacionadas ao seu trabalho de atriz – que questionavam a efetividade do feminismo e qual papel ela tinha direito de ter. A inglesa sempre afirma que estes ataques só levaram ela a ter mais certeza do quanto precisava falar sobre o assunto e o quanto a luta ainda é necessária. Com o objetivo de mostrar as mulheres e meninas que o feminismo é sobre liberdade, criou um clube do livro sobre o assunto, o “Our Shared Shelf” (“Nossa Prateleira Compartilhada” em tradução livre).

Em um grupo criado no site GoodReads, as participantes lêem um livro indicado por Emma e comentam seus pensamentos sobre ele e suas interpretações.

“Como parte do meu trabalho na ONU Mulheres, comecei a ler quantos livros e ensaios sobre igualdade conseguia colocar minhas mãos. Há tantas coisas incríveis por aí! Divertido, inspirador, triste, provocativo, empoderador!”, escreveu ela na descrição do grupo que conta com mais 232 mil membros.

Com uma forma de incentivar a leitura, Emma costuma esconder e distribuir livros pelas cidades que visita. Escondendo-os em pontos turísticos e estações de metrô, dando dicas depois em sua conta do instagram para que as pessoas possam encontrá-los.

Inspire-se no estilo de Emma!

Foto: Reprodução/Instagram @emmawatson. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!
Foto: Reprodução/Instagram @emmawatson. Clique na imagem e confira uma coleção inspirada em Emma!

Emma Watson desde criança já demonstrou o quão talentosa era e ao longo de sua carreira cativou a todos com seu carisma e dedicação. Sua trajetória como ativista e feminista é muito importante e serve de exemplo e inspiração para milhares de jovens ao redor do mundo.

Já conhecia mais sobre sua carreira e trabalho filantrópico? O que acha dela? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa-post-conheca-a-prada-arque-nova-bolsa-da-prada-041023

Quantas lojas da Prada tem no Brasil? Descubra onde estão localizadas!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post de best of louis vuitton black week

Editor’s Choice: Peças Louis Vuitton Clássicas

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre mini bags para presentear sua mãe

As Mini Bags de Marcas de luxo para presentear sua mãe!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

Vivienne Westwood: O Guarda-Roupa Pessoal da Estilista vai a Leilão!

Atenção, fashionistas de plantão! Uma notícia empolgante está sacudindo o mundo da moda: o acervo pessoal da icônica estilista Vivienne Westwood estará disponível para arremate em um leilão. O evento que acontecerá em breve, está agendado para junho, em Londres. Para os admiradores de uma das grifes britâncas mais importantes do século, essa será uma…
capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…
capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…