Foto: Reprodução/Instagram @csiriano.

As Marcas de Luxo e a moda plus size

Em tempos onde o debate sobre o conceito de “corpo ideal e padrão” está a todo vapor, diversas marcas começam a mostrar variedade de corpos em suas campanhas publicitárias e desfiles, reforçando que não existe apenas um tipo de silhueta, além de que todos os tipos são belos.

No mundo das marcas de luxo, este conceito não é muito comum, dificilmente apresentando esta variedade na exposição dos produtos, fazendo com que muitas mulheres não tenham representação nos meios publicitários deste segmento. No entanto, isto vem mudando recentemente!

Depois da Dolce & Gabbana aumentar sua grade de tamanhos de suas coleções oferecidas em suas lojas em 2019, abrangendo assim os tamanhos plus size. Seguindo o exemplo da marca italiana, outras marcas do segmento de luxo começaram a incluir modelos plus sizes em seus desfiles e campanhas publicitárias, como a Versace, Chanel e Fendi.

Porém, por mais que a inclusão e representação de diferentes corpos esteja maior, infelizmente, não corresponde com à presença de uma maior gama de tamanhos nas lojas físicas e online das grandes marcas de luxo.

Começo da Mudança

Mas, esta realidade pode estar, finalmente, começando a mudar! Além da Dolce & Gabbana, outra marca italiana está adicionando tamanhos maiores para suas coleções, desta vez, a Versace.

Em uma entrevista por e-mail para a revista Vogue Business, Donatella Versace (diretora criativa da marca) disse que está considerando ampliar a grade de tamanhos oferecidos, “Eu só posso falar pela Versace, é claro, e posso dizer que você verá mais inclusão de tamanhos”, contou ela. Porém, a estilista não concedeu mais detalhes sobre os planos ou até mesmo um cronograma de quando e também quais tamanhos adicionais podem ser adicionados nas coleções de varejo.

“Minha esperança é que estejamos nos tornando mais abertos à inclusão e que possamos melhor quanto a isso,” disse ela.

Dolce & Gabbana, a pioneira do mercado de luxo na inclusão

Como falamos acima, a D&G foi a primeira a aumentar sua grade tamanho com o objetivo de incluir os números plus sizes, decisão que foi anunciada no ano de 2019. A maison italiana começou a oferecer peças de suas coleções ready-to-wear acima do tamanho 42, chegando até o 50.

Após a iniciativa, a marca conta que a resposta tem sido muito positiva. Após anos criando roupas personalizadas em uma ampla variedade de tamanhos, “decidimos dar consistência a este trabalho e oficialmente expandir a oferta de nossas coleções,” contou Stefano Gabbana, um dos fundadores da marca, para a revista Vogue Business.

“Nunca observamos os padrões de moda e beleza. O que sempre nos interessou foi vestir mulheres autênticas e bonitas, sem obedecer a nenhuma regra,” contou ele.

Apesar da Dolce & Gabbana não divulgar números de vendas, a 11 Honoré, uma loja online especializada em roupas plus size de marcas de luxo, observou uma taxa de venda de 70 e 80% para as duas primeiras coleções, respectivamente, da marca italiana, o que mostra que foram bem aceitas pelas consumidoras.

 Futuro para Representatividade

Apesar de haver iniciativas de diferentes marcas, ainda há um longo caminho a se percorrer até uma realidade onde não se tenha que aplaudir por ter sido inclusivo, mas sim que isso seja algo natural e que se venha a representatividade tanto nas passarelas e campanhas como também nas araras das lojas de varejo.

No cenário atual, vemos mais e mais marcas independentes como Mary Katrantzou, Diane von Furstenberg, a apostarem nas numerações plus size. Carolina Herrera é outra que também está experimentando ampliar sua grade de tamanhos e ser mais inclusiva.

Criações de Adam Lippes e Christian Siriano (que é conhecido por vestir inúmeras celebridades consideradas “fora do padrão” nos tapetes vermelho) são um sucesso no site 11 Honoré, que foi lançado em 2016 e, atualmente, oferece peças de 80 marcas diferentes que variam do tamanho 46 ao 56.

“Estamos abrindo um mercado ao criar produtos para esse mercado. Estamos criando um espaço para mulheres que antes não o tinham, contou Patrick Herning, CEO e fundador da 11 Honoré.

 

Marcas de luxo já estão acostumadas a criarem peças únicas em uma grande variedade de tamanhos, ou seja, não são estranhas aos tamanhos maiores. Com uma alta demanda do mercado e com resultados positivos das coleções da Dolce & Gabbana, é preciso pensar e analisar se continuar a não havendo inclusão na grade de tamanho é o melhor modelo de negócio.

Qual sua opinião sobre o assunto? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Tudo sobre a estreia de Jonathan Anderson na Dior!

    Após meses de suspense e ansiedade, Jonathan Anderson fez sua tão aguardada estreia como diretor criativo de coleções femininas da icônica marca francesa Dior. Com o Jardim de Tuileries como palco da apresentação, o designer apresentou suas primeiras criações femininas para a cada (já que ele também é responsável pelas coleções masculinas), e mostrou sua…
  • Saiba tudo sobre o Credit Month!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas um investimento, já que possuem um alto valor. O Etiqueta…
  • Top 10 Sapatos Femininos Clássicos que vão salvar o seu Closet!

    Em meio a coleções que surgem e desaparecem a cada estação, alguns calçados se mantêm intocados pelo tempo, atravessando tendências e consolidando-se como ícones. São os sapatos femininos clássicos, modelos exclusivos que carregam história, traduzem o DNA de grandes maisons e permanecem relevantes mesmo após anos do seu primeiro lançamento. Selecionamos 10 calçados de luxo…
  • Versace irá lançar parceria com a Onitsuka Tiger!

    Fundada em 1978 pelo icônico Gianni Versace, a Versace é conhecida por suas criações audaciosas, estampas chamativas coloridas, modelagem justa e o contraste entre o preto e acessórios dourados. Por quase 3 décadas, a grife italiana foi comandada por Donatella Versace, que assumiu a direção criativa após o falecimento do irmão. Para o choque de…
  • Bolsas clássicas e atemporais das grandes marcas de luxo!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • Cartier lança nova versão da icônica Coleção Love após 56 anos!

    Poucas joias conseguem atravessar décadas mantendo o mesmo fascínio que tinham no dia em que foram criadas. A Cartier LOVE, lançada em 1969 pelo designer Aldo Cipullo em Nova York, é um desses raros exemplos. Criada no auge de uma era marcada pela liberdade cultural e pela redefinição dos relacionamentos, a pulseira ganhou notoriedade não…
  • Desfile Louis Vuitton Verão 2026 é destaque no segundo dia da PFW

    O desfile de Verão 2026 da Louis Vuitton, apresentado nesta manhã em Paris, surpreendeu pela combinação entre história, opulência e intimidade. Sob o olhar de Nicolas Ghesquière, diretor criativo da maison desde 2013, a coleção foi revelada nos aposentos de Ana da Áustria, rainha da França entre 1615 e 1643, um cenário que dialoga diretamente…
  • Saint Laurent Verão 2026: Desfile fecha a primeira noite da Paris Fashion Week

    A primeira noite da Paris Fashion Week (PFW), em 29 de setembro, teve como“grande finale” o desfile da Saint Laurent Verão 2026. Anthony Vaccarello, no comando criativo da maison desde 2016, celebrou seu 30º desfile com um cenário inesquecível: milhares de hortênsias brancas cobriram o Trocadéro e, vistas do alto, formavam o icônico logo YSL….
  • Silvia Venturini deixa a Direção Criativa da Fendi: Quem deve assumir?

    O mundo da moda volta a ser marcado por uma mudança de peso. A Fendi, uma das marcas mais respeitadas do luxo italiano e parte do grupo LVMH, anunciou que Silvia Venturini Fendi deixará a direção criativa da grife para assumir o cargo de presidente honorária a partir de 1º de outubro de 2025. O…
  • 5 Bolsas Dior que são imperdíveis no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Dario Vitale estreia na Versace e reinventa os anos 1980 para o verão 2026

    Na última sexta-feira, todos os olhares da Semana de Moda de Milão se voltaram para a estreia de Dario Vitale como diretor criativo da Versace. O desfile, de atmosfera intimista, tinha uma missão clara: mostrar como um novo olhar poderia honrar a herança de Gianni Versace, sem deixar de dialogar com a vida de hoje.