|

Como reduzir sua pegada insustentável na moda

As pessoas usam amplamente o termo “pegada” ou “footprint” em inglês para indicar os rastros que deixam em relação aos impactos negativos no planeta. No entanto, todo mundo deixa algum rastro, ninguém é isento de impactos nas ações que fazemos todos os dias principalmente na maneira em que nós compramos.

Um estudo recente da Global Fashion Agenda, manteve o setor de vestuário o 2º maior poluidor do mundo. Nos últimos anos, foram descartadas mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis. Contudo, o estudo ainda revela que nos próximos oito anos, essa estimativa deve avançar para 140 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados.

Nesse caso, na maioria das vezes, o descarte ocorre de forma incorreta, pois em vez de ser reciclado e reutilizado, esses resíduos acabam sendo enviados para aterros sanitários ou incinerados. Analisando este contexto, a forma com que compramos e o destino que damos as nossas roupas, podem ajudar a diminuir nossa pegada no planeta. Dia 15/10 é o Dia do Consumo Consciente, que tal começar nesta data maneiras de reduzir seu impacto no meio ambiente? Leia a seguir!

Confira, Como reduzir sua pegada insustentável na moda:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

3. Compre sempre de Second Hand

Segundo o Resale Report 2023 do ThredUP, o mercado de Second Hand teve um forte crescimento em 2022, chegando a 28% comparado com 2021. Sendo assim, o mercado global de Second Hand tende a crescer 3x mais rápido até 2027, alcançando 350 bilhões de dólares.

Além disso, o mercado Second Hand contribui para evitar a criação de novas peças do zero, o que resultaria no desperdício de ainda mais recursos naturais do nosso planeta. Portanto, comprar roupas que já foram usadas uma vez não apenas beneficia o planeta, mas também adiciona originalidade e exclusividade às suas próximas produções.

2. Revenda ou doe as roupas que não quer mais

O mercado de Second Hand não vive apenas com as pessoas que compram as peças, mas sim com quem também desapega delas. Se você tem roupas pouco usadas e em ótimo estado no seu guarda-roupa, uma das melhores opções é vendê-las e oferecer um novo destino para que outras pessoas as aproveitem.

Além de lucrar com a venda das peças, com esse dinheiro você pode usá-lo para comprar desapegos de outras pessoas. Contudo, se as roupas não são adequadas para venda, mas ainda podem ser usadas por outras pessoas, você pode doá-las para ONGs ou instituições de caridade.

1. Faça reparos nas roupas a cada estação

Por fim, sempre que vemos uma roupa com um furo, sem um botão ou uma pequena mancha, o primeiro pensamento que vem a cabeça é “preciso comprar outra.” No entanto, se o dano na peça for bem pontual, uma das melhores opções para garantir menos desperdício na hora de comprar outra peça, é levá-las para o reparo.

Você pode costurar um furo e um botão, além de lavar uma mancha de forma especial, garantindo não apenas economia, mas também evitando o descarte desnecessário da peça. Sendo assim, você mantém o uso daquela peça por mais tempo e garante que não irá comprar uma roupa nova feita com mais recursos gastos do planeta.

Portando, essas dicas vão te ajudar a como reduzir sua pegada insustentável na moda. Qual dessas ações você já pratica? Quais outras você acha importante? Conte para nós!

Confira também: As marcas sustentáveis que você encontra no Etiqueta Única!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Saint Laurent Verão 2026: Desfile fecha a primeira noite da Paris Fashion Week

    A primeira noite da Paris Fashion Week (PFW), em 29 de setembro, teve como“grande finale” o desfile da Saint Laurent Verão 2026. Anthony Vaccarello, no comando criativo da maison desde 2016, celebrou seu 30º desfile com um cenário inesquecível: milhares de hortênsias brancas cobriram o Trocadéro e, vistas do alto, formavam o icônico logo YSL….
  • Silvia Venturini deixa a Direção Criativa da Fendi: Quem deve assumir?

    O mundo da moda volta a ser marcado por uma mudança de peso. A Fendi, uma das marcas mais respeitadas do luxo italiano e parte do grupo LVMH, anunciou que Silvia Venturini Fendi deixará a direção criativa da grife para assumir o cargo de presidente honorária a partir de 1º de outubro de 2025. O…
  • 5 Bolsas Dior que são imperdíveis no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Dario Vitale estreia na Versace e reinventa os anos 1980 para o verão 2026

    Na última sexta-feira, todos os olhares da Semana de Moda de Milão se voltaram para a estreia de Dario Vitale como diretor criativo da Versace. O desfile, de atmosfera intimista, tinha uma missão clara: mostrar como um novo olhar poderia honrar a herança de Gianni Versace, sem deixar de dialogar com a vida de hoje.
  • O Azul Lanvin: A História da Cor Icônica que Está de Volta!

    Poucas cores no universo da moda carregam tanta história quanto o Azul Lanvin. Mais do que um tom, ele se tornou a marca registrada de uma das maiores grifes francesas, atravessando gerações e permanecendo como um dos símbolos mais elegantes da alta-costura. Agora, esse azul distinto e luminoso volta a ganhar destaque e promete ser…
  • 4 Peças de Marcas de Luxo para Investir!

    Quando falamos sobre peças de grandes marcas de luxo, seu preço elevado é uma das primeiras coisas que se vem a cabeça, principalmente se pensamos em bolsas, joias ou itens de coleções especiais e limitadas. Para muitas pessoas, artigos de luxo são considerados investimentos, não apenas por conta do valor, mas também porque certas peças,…
  • As bolsas grandes da Louis Vuitton que são clássicas e icônicas

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Louis Vuitton Celebra Art Decó em Exposição em Paris

    A Louis Vuitton inaugura nesta sexta-feira (26) uma experiência única em Paris. Trata-se da exposição que homenageia o centenário da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de 1925. O evento que consolidou o estilo Art Déco e marcou uma virada estética no design de luxo. Localizada no espaço LV Dream, a mostra é…
  • Crocs e Jean Paul Gaultier lançam collab exclusiva no Brasil

    A espera acabou! A tão comentada colaboração entre Crocs e Jean Paul Gaultier finalmente chegou às lojas. Conheça todos os detalhes da coleção, incluindo preços, design e acabamentos que transformam o clássico clog em uma peça de moda icônica disputada por colecionadores e fashionistas ao redor do mundo.
  • 5 Bolsas de Luxo crossbody que valem o investimento

    A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…
  • 4 Sapatos Rasteiros para usar nesta primavera

    Por muitos séculos, era quase mandatório que as mulheres se sacrificassem em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas, este pensamento está mudando e, cada vez mais, o conforto e a comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo…
  • As bolsas Prada que toda fashionista precisa ter!

    Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja…