Balletcore: tudo sobre a tendência da vez!
Anunciada ainda em 2022, o balletcore começa a despontar finalmente em 2023 mostrando que é uma das principais tendências do momento. O retorno das sapatilhas é uma das grandes provas disto!
A boa notícia é que não precisa necessariamente entrar no ritmo da dança para aderir à trend. O balletcore é o equilíbrio entre o conforto das peças mais esportivas e atléticas, como tops e leggings, combinadas com saias e blusas de tecidos mais finos.
Diversas tendências tem aparecido cada vez mais rápido na moda, viralizando nas principais redes sociais, e colocando em alta vários novos estilos simultaneamente. O balletcore foi um desses casos, e a gente explica tudo sobre essa estética abaixo.
Como são as roupas do balletcore?
Para quem descobre a palavra pela primeira vez é natural imaginar de cara uma bailarina como manda o figurino: collant, sapatilha e tutu (aquela tradicional saia de tule). Mas o balletcore apenas empresta alguns elementos dessa fonte e adapta para produções possíveis para o dia a dia.
A ascensão da estética balletcore não é perfeita apenas para quem pratica ou admira a dança, mas também para quem tem um estilo mais básico com aquele toque romântico, fãs do conforto mas que ama um certo refinamento superfeminino.
É que a tendência da vez mistura a lycra e o nylon com fibras e tecidos mais sofisticados como o cashmere, cetim, seda e algodão.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Como adaptar a tendência para o dia a dia?
Sobreposição e leveza andam juntos e são uma ótima forma de aderir ao estilo balletcore. Um vestido com transparência fluido e solto usado sobre shorts ou bermudas coladas e confortáveis (pode ser as bikers) são um dos melhores exemplos de um look nessa pegada.
Casaquinhos croppeds, boleros, e até renda estão permitidos, desde que mantenha uma tonalidade clarinha e tons suaves como branco,bege off-white, rosinha…
Tudo vai depender da forma que você harmonizar no seu look. Misturar diferentes texturas também é super válido para fazer parte da tendência. O liso do cetim ou da lycra cria um equilibrio perfeito com as tramas de um tricô mais rústico de cashmere.
Carrie Bradshaw, a famosa personagem de Sarah Jessica Parker, foi uma das responsáveis pelo aparecimento da tendência ao surgir com uma saia de tule bem estilo tutu, usada pelas bailarinas, na abertura de “Sex and the city”.
Uma das formas mais práticas e tímidas para introduzir o balletcore nos seus looks é pelas sapatilhas. A Grife Miu Miu lançou um modelo quase que fiel aos de quem pratica a dança e que se esgotou rapidamente. Mas tudo bem se você optar por alguma menos “literal”.
3 inspirações de looks
Se ainda resta dúvidas de como usar essa tendência a seu favor e incorporar peças no estilo balletcore nas suas produções casuais, separamos três looks que estão longe de parecer uma bailarina para você ver o quão é possível usar essa moda em diversas ocasiões e arrasar:
3 – Legging com blazer
Conforto e flexbilidade são características e necessidades nas peças de quem pratica o ballet. Por isso a legging se encaixa perfeitamente num guarda-roupa balletcore. Combine com blazer oversized e scarpins para garantir sofistacação e elevar o status da calça que tem ar mais esportivo.
2 – Body com alfaiataria
Um body canelado remete ao collant usado pela bailarina e combinado com calça de alafaitaria, torna a peça possível de se encaixar numa produção mais fashionista que de cara trasmite o universo do balletcore.
1 – Look com cartela de cor rosada
Para provar que a tendência balletcore é fácil de ser introduzida, vai um look com clássico jeans e casaco de tricô. No caso, o que transmite a estética dessa trend é a mistura de texturas: o liso da calça com o rústico do casaquinho e claro, a presença marcante do rosinha suave, além do sapato mais arredondado que remete à uma sapatilha.
E você já está viu essa estética sendo desfilada por aí? Está pronta para usar? Assim como outras tendências na moda, o balletcore pode causar certa estranheza à primeira vista, mas logo estarará tomando conta dos looks streetwear e gerando desejo.