Minha bolsa Louis Vuitton é original?
A maior dúvida na hora de comprar uma marca de luxo é a sua autenticidade, até porque hoje em dia é muito comum termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, não só pela quantidade de produtos falsificados, mas também pelo número crescente do mercado de segunda mão.
A marca Louis Vuitton é um dos maiores alvos de desconfiança, pois é uma das marcas de luxo que mais luta contra falsificações. Isso porque são os pequenos detalhes como tipo de material, fechos, costuras e códigos de autenticidade que diferenciam as falsas das originais.
Separamos abaixo algumas dicas importantes de autenticação de bolsas Louis Vuitton para ficar atento:
Material
A Louis Vuitton possui uma atenção muito especial quando se trata do material de suas peças, buscando sempre diferentes tipos couros e lonas e sempre elegendo os mais macios e leves.
A marca possui diversos tipos de modelos, materiais e cores, sendo necessário sempre verificar se o modelo e material batem com o ano de fabricação da peça. As estampas mais conhecidas pela marca são: Monograma, Damier Ébène e Damier Azur. Os materiais mais usados pela marca são: Canvas, Couro Epi e Verniz, e para linhas mais especiais o couro utilizado é o Empreinte, já o Taiga é feito somente para itens masculinos.
Com o passar do tempo, o couro escurece naturalmente, diferente das falsificadas que não possuem a mesma coloração. Quanto à padronagem da estampa, os desenhos são milimetricamente posicionados e alinhadas tendo distancias exatas entre eles.
Fechos e Ferragens
Quando analisamos os fechos originais Louis Vuitton, percebemos que esses possuem o nome ou o logo LV na ferragem.
Partes metálicas das bolsas como zíperes, alças e botões, possuem peso que podem ser facilmente diferenciados ao comparar com as outras. Além disso, as ferragens dos modelos confeccionados em canvas são douradas, e podem perder a coloração com o tempo. Os zíperes possuem o logo da marca no puxador e a parte traseira deve ser lisa.
Costuras
Assim como outras marcas de luxo, a Louis Vuitton é especializada em peças handmade, ou seja, todas são feitas a mão artesanalmente pelos artesãos da maison.
Por isso, a qualidade de suas costuras são impecáveis. Os pespontos apresentam distancias exatas entre eles, externamente e internamente.
Código de Autenticidade
Todas as bolsas apresentam um código de autenticidade, mas onde ele está localizado?
Alguns estão no fundo do forro, outros dentro dos bolsos e outros no couro interno das alças. O que pode acontecer é uma bolsa, por exemplo, ser edição limitada, então essa não apresenta o mesmo e exatamente por essa diversidade que é necessário conhecer todas linhas de produto para saber onde encontrar os códigos nos lugares corretos.
Em modelos atuais, as primeiras duas letras representam o local onde a peça foi feita, seguida de quatro números que correspondem à datas, sendo o primeiro e terceiro números correspondentes a semana e o segundo e quarto, o ano. A marca possui ateliês na Espanha, França e Estados Unidos.
Tato
Cada análise deve ser minuciosa e o tato, inclusive, é um dos pontos que também ajuda a separar os produtos falsos dos originais… Um bom especialista sabe diferenciar os melhores materiais de materiais inferiores, mesmo que esses sejam ligeiramente inferiores. Como falamos acima, os materiais escolhidos pela Louis Vuitton são de alta qualidade e são macios, fazendo que com essa seja uma das grandes diferenças entre os produtos originais e os falsificados.
Estas são algumas dicas de autenticidade muito importantes para ficar atento na hora de comprar sua tão sonhada bolsa Louis Vuitton!