Vestido da PatBo será exposto no Fashion Institute Of Technology
Um dos maiores nomes da moda nacional, Patricia Bonaldi ficou conhecida por conta de seus vestidos de festa cheios de bordados e rendas com grande trabalho artesanal.
Com mais de uma década de história, a marca é considerada uma das maiores e mais importantes do Brasil. O sucesso da empreendedora e fundadora da PatBo vai muito além do seu talento nato, e foi fruto do seu tino para os negócios e da oportunidade que viu nas redes sociais de agregar valor à sua marca.
Com sua expansão internacional, a grife brasileira ganhou muito reconhecimento internacional, não apenas por parte de celebridades, mas também por parte da mídia especializada. Depois de desfilar na Semana de Moda de Nova Iorque, Patricia Bonaldi ganhou outra recognição do mercado: ter uma de suas peças expostas no Fashion Institute of Technology.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Conheça mais sobre a PatBo e sobre o vestido que será exposto no Fashion Institute Of Technology:
A PatBo
Patricia Bonaldi nasceu na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, e teve uma uma infância humilde e sua relação com a moda começou ainda cedo, quando era criança e, junto de sua mãe, iam em uma costureira de confiança para planejar vestidos para usarem em eventos e ocasiões especiais. Acostumada a criar suas roupas, desenhando, comprando os tecidos e acompanhando até ver a peça pronta, Patricia não pensava que suas habilidades fossem além de um hobby.
Depois de morar três ano no Japão com o marido, Bonaldi decidiu investir suas economias e abrir uma multimarcas na cidade que cresceu. Apesar de vender diferentes marcas, suas clientes sempre se interessavam no que ela estava usando, que eram peças que a própria criava. Foi a partir daí que surgiram as demandas de peças sob medida, que aumentaram a cada dia.
A primeira loja Patricia Bonaldi surgiu logo após 2002, quando criou sua primeira coleção própria. Depois de inaugurada, seu talento começou a ser reconhecido nas passarelas do Minas Trend. Não demorou muito e a grife ganhou espaço nos circuitos de moda e decolar, com vestidos cheios de paetês, rendas e pérolas em seda pura, organza de seda, tule e tafetá. Esse trabalho com raízes fincadas no handmade mineiro foi o que guiou a marca da estilista desde o início, há mais de uma década.
A PatBo, veio dez anos mais tarde, em 2012, surgindo a partir da necessidade da estilista de encarar novos desafios. E foi ela a responsável em fazer com que ela ganhasse reconhecimento em território nacional. A marca traz as ideias mais ousadas da estilista homônima, e começaram a ganhar forma em peças que incorporam e fazem tendência, a partir da mesma essência do fazer à mão e bordados.
Em uma entrevista para a Vogue Brasil, Patricia disse “A marca traz a expertise do hand made que desenvolvi na Patricia Bonaldi, mas imprime um lado mais experimental e destemido, que me permite ousar e me superar criativamente, fazendo uma moda fun e fashionista. As coleções também são amplas, transitando por evening, jeans, casual e beachwear”.
O bordado é uma marca registrada das peças de Patricia Bonaldi e foram os responsáveis por levá-la ao estrelato e se tornar a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Este é um detalhe tão importante para a estilista que ela fundou uma escola para ensinar a técnica e torná-las bordadeiras.
Sempre focada no trabalho e com o desejo de fazer com que sua marca cresça cada vez mais e se torne conhecida, Patricia começou o projeto de internacionalizar a PatBo, sendo o primeiro passo ter suas peças sendo vendidas em diferentes pontos de distribuição, que hoje chegam a 250 espalhados em diferentes continentes, que incluem multimarcas como Bergdorf Goodman, Harrods, Net-a-Porter e Moda Operandi.
Todo os esforços para atrair mais clientes internacionais renderam frutos e, em 2021, Bonaldi apresentou sua primeira coleção em formato físico durante a Semana de Moda de Nova Iorque, além de abrir sua primeira loja no exterior na cidade, localizada no Soho.
Exposição no FIT
Fazendo parte do CFDA (Council Of Fashion Designers of America) desde 2022, a marca brasileira não para de ganhar reconhecimento internacional. Um vestido criado pela estilista foi selecionado para fazer parte da exposição “¡Moda Hoy! Latin American and Latinx Fashion Design Today” idealizado pelo Fashion Institute Of Technology, renomada faculdade de moda, na cidade de Nova Iorque.
A mostra inclui criadores de países latino-americanos, bem como designers de herança latino-americana que vivem e trabalham nos Estados Unidos. Além de Patrícia Bonaldi, estão expostas peças de nomes como Carolina Herrera, Proenza Schouler, Oscar de la Renta, Carlos Falchi e Isabel Toledo.
A peça escolhida para integrar a exposição é um vestido bordado com pétalas em 3D, feitas à mão usando técnicas de alta costura para criar flores, que foi desfilado no São Paulo Fashion Week em 2015.
Esta é uma grande honra para a estilista brasileira e mostra que cada vez mais sua arte está sendo reconhecida no cenário internacional.