Valentino: Explorando a História e os Designs Marcantes da Marca Italiana
Depois de ter passado por uma renovação recente, a Valentino voltou a ser um nome muito popular – e desejado – no mundo da moda. Tudo graças à Pierpaolo Piccioli , o atual diretor criativo da grife, que sabe modernizar os códigos tradicionais da etiqueta italiana. Além disso, o estilista é responsável por criar outros símbolos que fazem qualquer peça da marca ser reconhecida em todo o lugar do planeta.
A marca tem uma história rica e continua a valorizar sua herança, mantendo vários elementos de design que se tornaram famosos ao longo dos anos. No centro dessa tradição estão os detalhes especiais que fazem da Valentino Garavani ser o que é. Desde as famosas tachas Rockstud até as variações Roman Stud, o Vlogo e o característico Pink Valentino – cada um desses elementos tem sua própria trajetória.
Descubra nesse post 3 símbolos distintivos que fazem da Valentino única!
3 – Rockstud: Um Símbolo Moderno da Valentino
Atualmente, os Rockstuds são um dos símbolos que mais representam a grife italiana. Quando se fala nessas tachinhas que remetem à spikes, lembramos da época em que celebridades usavam esses enfeites por todo lugar. O fascínio por eles continua forte, e inclusive, as peças com essas aplicações moderninhas, aumentaram. Há diversos produtos para escolher, indicando que eles se manterão em alta por muito tempo.
O desenho dos Rockstuds foi inspirado em ornamentos arquitetônicos que lembram pirâmides, conhecidos como “bugnatos”. Esses elementos decoram os prédios antigos em Roma, a cidade onde está a sede da Valentino Garavani. A mistura de história clássica com um estilo moderno resume o que a grife representa na moda hoje. Essas tachas capturam, por exemplo, a tradição de Roma enquanto ao mesmo tempo atualizam o design da etiqueta.
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Esses enfeites foram introduzidos em 2010 e rapidamente se tornaram uma parte importante dos acessórios, incluindo bolsas, sapatos, carteiras e cintos. A ideia punk que eles imprimem, não só ajudou a marca a crescer, mas também resultou em colaborações com outros artistas, como por exemplo, Craig Green. Essas parcerias trouxeram uma nova vida aos Rockstuds, mostrando como eles podem ser usados de diferentes formas, mas sempre carregando o DNA da Valentino.
Além disso, por causa da grande influência desse adornos na identidade da grife, faz todo o sentido que Pierpaolo ( o atual estilista) explore novas interpretações desse detalhe. Um exemplo disso é o Roman Stud, uma versão maior dos Rockstuds, inspirada na arquitetura impressionante da Itália. Os spikes maximilizados estão invadindo it bags de todos os tamanhos e adicionando ainda mais personalidade!
2 – VLogo: O Emblema Oficial da Grife
Você já notou como as grandes marcas de luxo têm logotipos famosos? A Valentino não é exceção, e o logotipo que a representa é chamado de VLogo. Esse símbolo é como um “brasão’ da grife italiana e imprime tudo o que a marca simboliza.
O VLogo é o emblema principal do estilista Valentino Garavani, e ele é o coração da marca. Basicamente, é um V com uma forma oval envolvendo a letra, e todo mundo o chama de “VLogo”. Mas por que é tão importante? Porque é uma maneira de mostrar a herança e o estilo únicos da Valentino.
O símbolo é como uma ferramenta de transformação mágica. A grife o usa de formas incríveis para enfeitar suas criações, como bolsas, cintos e sapatos e até tricôs. Isso mostra que a Valentino pode colocar sua identidade em tudo o que faz. Além disso, permite que a peça seja instantanemante reconhecida e associada à ela em qualquer lugar do mundo.
Enquanto muitas marcas mudam seus logotipos o tempo todo, a Valentino mantém seu VLogo clássico. Isso mostra que eles confiam na atemporalidade de seu design. Não importa o que esteja acontecendo na moda, o VLogo sempre terá uma aparência atual e influente!
1 – O Pink Valentino
Os símbolos distintivos de uma marca de luxo não envolve apenas monogramas, logotipos ou enfeites, mas também cores. E no caso da Valentino há mais de uma diretamente associadas. Primeiramente, a grife teve uma tonalidade de vermelho famosa mundialmente. A cor foi criada pelo próprio fundador da etiqueta, Valentino Garavani, ainda vivo, com direito até à um número oficial correspondente na pantone. Mas se um dia na história da moda tivemos o vermelho Valentino, à partir de 2022, passamos a ter também o Rosa Valentino.
O Pink Valentino, apareceu mais precisamente, em setembro de 2022, colorindo a coleção Maison Valentino Pink PP. A cor vibrante dessa vez foi obra de Pierpaolo Piccioli, que continua como diretor criativo revolucionando a tradicional etiqueta italiana.
Além disso, a hora em que ela apareceu contribuiu muito para o seu sucesso. É que a estética barbiecore e o filme da famosa boneca estavam – e continuam – em alta. A cor foi super aceita pelas celebridades e fashionistas do mundo todo e já se tornou parte do legado da grife, desempenhando um papel de ícone atemporal (ainda que seja bem chamativo!).