banner summer sale

Ugg- sapato perfeito para o inverno

Conheça a UGG – Grife marcada pelo luxo e controvérsia

A UGG conseguiu se tornar uma marca referência em conforto e luxo, algo extremamente desafiador dentro da indústria da moda. Isso aconteceu por causa das suas botas de cano alto, forradas com lã de ovelha e couro de carneiro e que conquistaram celebridades e consumidores do mundo da moda ao redor de todo o globo.

Essas peças são ideais para os dias frios, pois além de serem quentinhas, são incrivelmente confortáveis. Há quem as compare até mesmo com pantufas. De qualquer forma, essas botas estão entre os itens mais desejados do universo fashion.

Você conhece a história da marca que revolucionou o conceito de conforto? Confira a seguir.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

O surgimento do modelo UGG

Ainda não se sabe ao certo o país onde foram criadas as botas desse estilo. A Austrália e a Nova Zelândia disputam entre si por esse reconhecimento.

Uma das histórias acerca dessa bota conta que um tipo semelhante de calçado passou a ser popular entre os surfistas australianos que participavam de competições nas praias da Baía de Byron, vestindo-os entre as baterias para se aquecerem.. Esses sapatos eram feitos de couro de carneiro e forrados com lã de ovelha.

A Baía de Byron fica localizada na costa leste do continente australiano, onde conta com mares de águas cristalinas, com pontos estratégicos e muito atrativos para a prática de surfe.

https://www.instagram.com/p/BzbxCVDAMHg/

Essa região foi descoberta pelos praticantes desse esporte entre as décadas de 1960 e 1970. Durante as temporadas de competições, o local ficava repleto de surfistas que, durante sua estadia, buscavam maneiras de manter seus pés quentes e secos.

A Austrália é um importante produtor de couro de carneiro e lã de ovelha. Pensando nisso, os surfistas teriam passado a desenvolver botas artesanais que fossem eficazes em manter os seus pés protegidos da umidade.

Outra história envolve tosquiadores, que teriam criado essas botas para impedir que os seus dedos dos pés congelassem durante as suas jornadas de trabalho.

Há também teorias acerca do nome da marca, que teria surgido em analogia à palavra “ugly”, que significa “feio” em inglês, devido a sua aparência controversa.

Há uma teoria que conta que durante a Primeira Guerra Mundial, os pilotos australianos usavam “uggs voadoras”. Seriam botas de couro de carneiro com canos longos que iam até acima do joelho, para que assim evitassem que suas pernas congelassem nas cabines despressurizadas dos aviões da época.   

A marca UGG

A história da marca que fez fama investindo nesse modelo inusitado de calçados teve início em 1978, com a chegada do surfista australiano Brian Smith à costa sul do estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

O jovem esportista levou algumas dúzias das botas feitas de couro de carneiro com o intuito de vendê-las aos surfistas locais. Ele acreditava que isso seria um grande modelo de negócio devido ao estilo de vida relaxado e casual dos moradores daquela região do país americano.

Ele estava certo: os exemplares que levou em sua mala foram vendidos rapidamente. Foi com apenas 500 dólares iniciais que Smith fundou a marca UGG® AUSTRALIA e iniciou seu negócio.

https://www.instagram.com/p/B5L4aK4AL9J/

As botas caíram quase que instantaneamente no gosto dos surfistas californianos, e dessa forma a marca se estabeleceu inicialmente como uma marca masculina.

Já em meados dos anos 1980, a UGG se tornou um símbolo do estilo de vida e da cultura da Califórnia, e ganhou espaço em lojas de surfe e em outros estabelecimentos ao longo de toda a costa do estado, desde San Diego e San Francisco até Santa Cruz. Logo o público feminino também passou a usar as botas.

Foi apenas uma questão de tempo até que as botas da UGG tomassem conta do mercado para além dos territórios praianos, surgindo aos poucos em grandes e pequenas cidades ao longo dos Estados Unidos.

Elas passaram também a ser comercializadas em lojas de artigos de esqui, o que foi uma porta de entrada para que se tornassem uma grande tendência nas estações de esqui mais visadas pelo turismo, como Aspen e Vail, ambas localizadas no estado do Colorado.

O lançamento da UGG no mercado de luxo

Com um crescimento incrível, a empresa alcançou no ano de 1995 o faturamento em vendas de 18 milhões de dólares. Isso chamou a atenção da Deckers, empresa de comércio de sandálias, que veio a comprar a UGG® AUSTRALIA para a partir de então transformá-la em uma marca de calçados de luxo.

Até 1998, as coleções da UGG eram compostas por duas opções de botas (cano alto e cano baixo) e quatro modelos de chinelos, além de alguns modelos de calçados casuais.

Nessa época, a empresa começou a investir fortemente em estratégias de marketing e na distribuição de suas peças para lojas selecionadas. A principal ideia por trás disso era fazer com que a marca se tornasse mais conhecida entre os consumidores de alto poder aquisitivo.

https://www.instagram.com/p/B3FzlKBATv0/

Logo as botas UGG já estampavam as páginas das revistas de moda mais emblemáticas do ramo fashion. Isso contribuiu para que elas se tornassem populares nas cidades mais antenadas do mundo, aparecendo nas ruas de Nova York, Londres e Amsterdã.

A transformação das últimas décadas

Foi a partir da década de 2000 que a história da empresa UGG passou a percorrer um trajeto promissor dentro do mercado de marcas de luxo. Isso aconteceu depois que as suas botas caíram no gosto de celebridades com grande influência no mundo da moda.

Um dos marcos mais importantes para que isso se tornasse realidade foi quando Oprah Winfrey, uma das maiores apresentadoras da TV americana, declarou em seu programa o seu amor por suas botas UGG.

https://www.instagram.com/p/BYDv4sOjV3T/

Logo em seguida as peças já passaram a compor o look de celebridades como Cameron Diaz, Kate Hudson, Sarah Jessica Parker e até mesmo da rockstar Avril Lavigne, o que comprovou o poder das botas de agradar diversas tribos diferentes.

As botinhas ao redor do mundo

Foi depois da fama conquistada pela UGG entre as celebridades, que surgiu a polêmica com as fabricantes das chamadas “uggs genéricas” na Austrália.

As botas já eram produzidas há décadas por um pequeno segmento industrial no país da Oceania. Porém essa imagem caseira criou um grande contraste com a imagem sofisticava das botas que a empresa se empenhava em cultivar nos Estados Unidos.Mesmo com esse desentendimento, as botas UGG se tornaram um ícone fashion de destaque no mundo todo, e a partir de 2004 passaram a ser uma presença constante nas passarelas de moda de Milão, Paris e Nova York.

Em 2006, a empresa começou a inaugurar suas primeiras lojas próprias, marcando presença principalmente em Nova York e Tóquio, mas também ganhando espaço nos mercados europeu e asiático.

https://www.instagram.com/p/BzTU9-MgMPl/

Uma parceria com o famoso estilista Jimmy Choo foi feita em 2009, o que gerou um verdadeiro frenesi no universo da moda e gerando um boost nas vendas da UGG.

A UGG continuou inaugurando novas lojas nos anos seguintes, em cidades como Honolulu, Chicago e San Francisco. O contraste dessas luxuosas e conceituadas boutiques era enorme em relação às lojas de família e postos de gasolina na Austrália que ainda comercializavam as “uggs genéricas”.

Atualmente, a UGG está presente em mais de 100 países do mundo, e possui mais de 150 lojas próprias, além de marcar presença em renomadas lojas de departamento. Seu faturamento de 2015/2016 foi de 918 milhões de dólares.

Maestria em inovar e surpreender

Se engana quem pensa que a UGG se manteve restrita apenas aos modelos de botas lançados inicialmente. Com o passar dos anos, a marca diversificou bastante a sua linha de produtos, investindo no lançamento de calçados infantis, sapatilhas, botas de couro, pantufas, sandálias, sapatos casuais, meias, luvas, gorros, bolsas e até mesmo uma linha de roupas.

https://www.instagram.com/p/BiaF5LHDOWK/

Em 2013, um grande e ousado passo foi dado por parte da marca, que lançou a sua primeira linha Home, composta por itens domésticos como travesseiros, cobertores, tapetes e demais peças desse segmento, sempre com a qualidade e conforto diferenciados que se tornaram a principal marca registrada da empresa.

Uma nova geração do seu modelo tradicional de botas foi lançado em 2016, batizada de Classic II. Com tecnologia aprimorada, esse lançamento fornece maior tração e amortização para quem a veste, além de também repelir melhor a água. Essa peça é mais confortável, leve e durável do que era inicialmente.

Há também uma loja especial que pode ser encontrada no complexo Disney Springs, em Orlando. Lá, os admiradores da marca podem encontrar coleções exclusivas, inspiradas em personagens da Disney.

https://www.instagram.com/p/BA3TflngGOK/

Que as botas UGG conquistaram um enorme sucesso, isso é inegável. No entanto, elas representam uma das maiores polêmicas dentro do universo da moda. Na contramão de quem ama o conforto oferecido pelo modelo e defenda-o incondicionalmente, há também quem argumente que a peça é muito cara e proporciona desarmonia à silhueta do corpo devido ao seu design.

De qualquer forma, é inegável que essas botinhas se tornaram queridas por muitas pessoas ao redor do mundo, e se tornaram um fenômeno importante dentro do segmento mundial de calçados.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • Sapatos Saint Laurent na Summer Sale: 4 Saltos Altos e Icônicos!

    Mesmo sem ter nascido como uma maison dedicada exclusivamente ao calçado, a Saint Laurent construiu uma autoridade rara quando o assunto é sapatos de salto alto. Desde os tempos de Yves Saint Laurent, a casa francesa entende os saltos, sejam eles agulha, bloco, plataforma ou esculturais como uma extensão natural de sua visão de moda:…
  • As Maxi Bags de Marcas de luxo para investir na Summer Sale

    carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no mercado de todas as formas, tamanhos e possíveis, atendendo assim todas as demandas e agradando os variados gostos pessoais….
  • 4 Peças Essenciais para viagens no verão!

    O verão acabou de chegar, e os dias de temperaturas altas e muito sol se tornaram realidade em todo território nacional. O que faz as idas e viagens para a praia sejam bem mais frequentes, seja como um destino de férias ou festividades de final de ano ou apenas para aguentar as temperaturas tão altas….
  • As Bolsas Famosas da Dolce & Gabbana na Summer Sale!

    Se você é apaixonado pelo mundo dos acessórios de luxo, já deve saber que as bolsas famosas da Dolce & Gabbana ocupam um lugar especial nos closets das fashionistas e celebridades. A grife italiana, conhecida por sua estética exuberante e atenção aos detalhes, sempre entrega peças que são verdadeiras obras de arte. E nesta temporada…
  • Os sapatos essenciais para o verão na Summer Sale

    Por muitos anos, era quase mandatório as mulheres sacrificarem-se em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas este pensamento está mudando e cada vez mais o conforto e comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar, principalmente quando estamos enfrentando dias de altas temperaturas, algo frequente nos meses de verão. Atualmente, as opções existentes de…
  • 5 Bolsas da Chanel para investir na Summer Sale!

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com mais de…
  • As Melhores Oportunidades da Dior na Summer Sale

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de sete décadas de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
  • 5 Bolsas para continuar usando em 2026!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • As bolsas Louis Vuitton para investir na Summer Sale

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • 110 Frases para o Ano Novo!

    O ano novo finalmente chegou! Esta é uma data onde celebramos o ano que está encerrando e também o outro que está apenas começando. Este é um dia onde muitos gostam de refletir os acontecimentos que ocorreram ao longo do últimos 365 dias, mas também de comemorar conquistas ou relembrar aqueles que, infelizmente, nos deixaram….
  • Os 130 anos do Monograma Louis Vuitton: Como a LV vai Celebrar seu Símbolo?

    Em 1896, Georges Vuitton precisava resolver um problema bem específico: como impedir que as malas da família continuassem sendo copiadas. A resposta não foi jurídica nem tecnológica. Foi gráfica. Nascia ali o monograma Louis Vuitton: as iniciais LV misturadas a flores estilizadas, inspiradas na ornamentação neogótica e no japonismo que circulava pela Paris da época….