capa do post sobre os desfiles de alta-costura da chanel e da dior

Tudo sobre os desfiles de Alta-Costura da Chanel e Dior!

Uma das datas mais importantes datas do calendário da indústria da moda é a semana de Alta-Costura, onde as maisons que fazem parte do Chambre Syndicale de la Haute Couture apresentam coleções exclusivas belíssimas de peças que são feitas artesanalmente com materiais da mais alta qualidade e que são verdadeiras obras de arte.

Alguns dos desfiles mais aguardados e disputados da semana de Alta-Costura são das casas de moda francesa Chanel e Dior, que são nomes tradicionais e de muito prestígio na indústria. As marcas são conhecidas por suas criações femininas, elegantes e sofisticadas, sendo o sonho de consumo de centenas de mulheres.

Confira abaixo mais detalhes sobre os desfiles de Alta-Costura da Dior e da Chanel:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Christian Dior

A Dior desfilou sua coleção Alta-Costura Primavera/Verão no dia 22 de Janeiro, onde teve um momento de contemplação e apresentou roupas hiper usáveis, algo que não é tão comum em coleções desta categoria.

Nesta temporada, Maria Grazia Chiuri se uniu a Isabella Ducrot, uma artista nascida em Nápoles, mas radicada em Roma, cuja instalação gigante chamada Big Aura adornou as paredes do cenário da apresentação, que aconteceu nos jardins do Museu Rodin. Mais de vinte vestidos de cinco metros de altura foram pregados nas paredes em um papel de parede irregular com listras pretas, sugerindo a trama e a urdidura do tecido.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Diante deles desfilou um elenco que apareceu pela primeiramente em uma grande série de looks cáqui, trench coats e vestidos casacos. Embora muitas vezes contida e cuidadosamente editada, de vez em quando a coleção explodia em luz, com chemises de organza, vestidos e calças brilhantes, girandolas de folhagens, miçangas, ráfia e rodóides laqueados.

O tecido favorito de Chiuri para a próxima temporada é um novo moiré claro nas cores em ouro iridescente, branco, cinza, bordô e verde, que foi visto em jaquetas e em saias inspiradas no icônico New Look da maison.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Chiuri explicou que a ideia da instalação Aura refere-se ao fato de que a alta costura “é um terreno perpetuamente fértil para a contemplação onde a reprodução do original nunca é a mesma”. Assim como cada peça de roupa é inevitavelmente adaptada ao corpo de quem a usa e, portanto, carrega uma aura específica.

Dado que se tratava de uma coleção de alta costura, a inspiração de Chiuri pareceu surpreendente. Tanto ela quanto o artista Ducrot citaram como inspiração Walter Benjamin e sua famosa obra “A Obra de Arte na Era da Produção Mecânica”, onde desenvolveu o conceito de aura. Este é um texto há muito citado pelos teóricos marxistas como um trabalho teórico de vital importância.

Chanel

A Chanel realizou seu desfile de Alta-Costura Primavera/Verão 2024 hoje, 23 de Janeiro no Grand Palais em Paris.

A atriz e embaixadora da marca, Margaret Qualley, abriu o desfile de Alta-Costura da Chanel, que aconteceu no Grand Palais, enquanto um botão gigante com o logotipo da Chanel descia do teto. Foi mais próximo de um cenário de Karl Lagerfeld que vimos desde que a diretora criativa Virginie Viard assumiu o comando em 2019. Vestindo meia-calça branca, um blazer combinando e uma minissaia com uma camada transparente de tule, Qualley também exibia um sorriso atrevido. Seu look era finalizado com uma gola branca e um laço preto na parte de trás da cabeça.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Senso de diversão e a ideia de vestir-se bem por se vestir bem foi claramente um dos temas principais da coleção. Veja, por exemplo, o fato de que todas as modelos usavam meia-calça branca. Foi uma jogada de styling genial que trouxe uma sensação muito vitoriana. Com sapatos pretos de tira em T, o visual só foi ainda mais enfatizado. E depois que o mundo abraçou de todo o coração as meias vermelhas, o branco parece ser o próximo passo óbvio para a tendência de legwear.

Trabalhando com o tema “beleza dentro da imperfeição do tempo”, a Chanel celebrou o botão de várias maneiras – e estreou um curta-metragem vinculado à coleção chamado ‘The Button’, estrelado por Qualley e com música inédita de Kendrick Lamar. Nas roupas, botões de todos os tipos apareceram nos vestidos transparentes, nos bolsos e em todos os casacos coloridos com parte de baixo arredondada. A mensagem clara: há capricho nos detalhes.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Esse capricho continuou em todo o núcleo da coleção. O onipresente blazer de tweed foi retrabalhado com uma camada leve e volumosa de tule. Grandes blazers de camélias prateadas com lantejoulas pontuadas também foram vistos na passarela e o babado de tule continuou nas golas e mangas. O vestido de noiva que encerrou o desfile foi atípico: um minivestido com grandes mangas de tule e uma capa esvoaçante por trás.

Todas as camadas de tule sobre tweed eram uma deliciosa exploração de textura, mas também se sentiam em casa na ideia de infância e feminilidade e como as duas se cruzam na moda. Nada diz tanto sobre esse assunto quanto a grande saia de tule rosa claro coberta por um mar de mini laços rosa que desfilou na passarela. Haviam também tops sutiãs e collants enfeitados sobre tops e vestidos de spandex. Entre jaquetas de lantejoulas combinadas com tutus grandes e camadas de tule aparecendo em vestidos sob medida, tudo parecia uma versão de Alta-Costura de brincar de se vestir como um adulto.

O que achou dos desfiles de Alta-Costura da Chanel e da Dior? Qual foi o seu favorito?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

As Top 5 Melhores Marcas de Sapatos de Luxo na Super Sale!

Você sabe o que todas as grandes grifes internacionais têm em comum além de roupas e bolsas icônicas? Elas também estão entre as top melhores marcas de sapatos de luxo do mundo. Além disso, esses mesmos nomes também disputam na lista de top brands shoes ao lado de etiquetas especializadas apenas em calçados, como René…
capa do post sobre a gucci changemakers

Dicas de autenticidade de peças Gucci!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A Gucci é uma das marcas mais copiadas no…

Louis Vuitton lança coleção especial para a America’s Cup

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, a maison francesa possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para muitas…
capa do post sobre bolsas de luxo para investir na super sale

As bolsas de luxo para investir na Super Sale do Etiqueta Única!

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Os Embaixadores da Dior: Rosalía é o Novo Rosto da Grife Francesa!

No universo da moda de luxo, é comum as grandes grifes terem seus embaixadores, e a Christian Dior não é excessão. A Rosalía é o novo rosto da grife francesa. Sim, você leu certo! A cantora e compositora Rosalía acaba de entrar para a lista de embaixadores da Dior. Descubra todos os detalhes da notícia…
capa do post sobre marcas icônicas de sapato no Etiqueta Única

5 Marcas icônicas de Sapato no Etiqueta Única

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Apesar de muitos atribuírem sua criação aos egípcios, existem evidências…
capa do post sobre acessórios para dar toque estiloso ao look

4 Acessórios para investir na Super Sale

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post sobre os desfiles de alta-costura da chanel e da dior

Chanel irá apresentar coleção Cruise em Hong Kong

Quando se trata de revelar suas novas coleções, as marcas de moda, principalmente do ramo de luxo, gostam de fazer grandes espetáculos e eventos. Mas, no entanto, ninguém faz algo tão grandioso como a marca francesa Chanel. Conhecida por seus desfiles com cenários e temas extravagantes, a maison nunca poupa esforços para fazer de suas…

Quem usa Michael Kors? 5 Celebridades e Fashionistas que Vestem a Marca MK!

Se você deseja montar um look elegante e moderno ao mesmo tempo, certamente já se perguntou quem usa Michael Kors para se inspirar. Afinal, entre as marcas consideradas “luxo acessível”, a americana se destaca por transmitir sofisticação para os mais variados gostos, estilos e orçamentos. Por isso, é comum que as celebridades e fashionistas que…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

As peças Hermès que são investimentos fantásticos na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
capa do post sobre mini bags na super sale

Best of Mini Bags na Super Sale do Etiqueta Única

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
o preço das bolsas Dior nos Estados Unidos

Dior lança parceria com a Stone Island!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…