Roberto Cavalli – a marca italiana sexy e extravagante
A marca italiana Roberto Cavalli traz ousadia para as roupas de um jeito que só que ela consegue proporcionar… Roberto Cavalli, o estilista, é considerado o rei do sexy extravagante e adorado por famosos como Lenny Kravitz, Mary J. Blige e Jennifer Lopez, as peças dessa marca italiana não deixam você passar despercebida.
Um grande exemplo é o clássico jeans Roberto Cavalli, que ao cair nas mãos do estilista nunca mais foi o mesmo. Com um ar mais despojado e voltado para o barroco, propondo estampas intensas e com uma diversidade de materiais. Os clássicos que traduzem a marca são as estampas de pele de animais, especificamente a zebra o leopardo, os jeans justíssimos, vestidos e curtos e decotados.
A história de Roberto Cavalli
O estilista Roberto Cavalli nasceu no dia 15 de novembro de 1940, na cidade de Florença, que fica localizada na região de Toscana. Pertencente a uma linhagem de artistas, sempre esteve em contato com a arte de alguma forma, sendo em caráter acadêmico ou familiar.
Roberto Cavalli é filho de um pintor e uma costureira. Se formou na Escola de Arte de Florença em Artes Plásticas e foi nesta mesma escola que fez especialização em estampas têxteis para pinturas.
Ainda estudante, já colocava sua criatividade para funcionar e criou um acervo de estampas florais em malha, conquistando assim a oportunidade de confeccioná-las através das mais importantes malharias italianas.
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E foi em 1965 que começou umas das suas empreitadas de sucesso. A estamparia em couro que foi produzida, de forma curiosa, sobre uma mesa de pingue-pongue, com a ajuda de um amigo.
Outra ideia bem sucedida foi o patchwork, que era a arte de criar uma única peça com diversos retalhos de tecidos, e por diversão, inovou colocando retalhos de couro. Foi de imediato que se tornou uma técnica de referência. Roberto Cavalli patenteou esse método e vendeu para marcas importantes como Pierre Cardin e Hermès.
Lançamento da marca italiana
A marca italiana foi oficialmente lançada no mercado em fevereiro de 1970, levando para as passarelas de prêt-à-porter, em Paris, a apresentação da sua primeira linha, que foi o começo de todo o sucesso e reconhecimento.
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Dois anos depois, Roberto Cavalli lançou a coleção na Sala Branca do Palazzo Pitti, um lugar histórico de Florença, contando com a presença da ilustre modelo Brigitte Bardot.
A abertura da primeira loja
E foi também em 1972 que foi aberta a primeira loja da marca italiana, que se encontra localizada na Saint-Tropez, Riviera Francesa, que por sinal era reconhecido como o principal balneário de férias da alta sociedade europeia.
Algum tempo após essa inauguração, elaborou e lançou uma coleção para o público masculino e nesses acontecimentos, o nome da marca estava sendo levado para fora do país, trazendo o reconhecimento internacional.
O estilista sempre foi contra seguir regras e tendências pré-estabelecidas, respeitando sua opinião e tempo. Quando sentiu necessidade de encarar as passarelas, selecionou Milão como a cidade.
E o grande “sonho americano” foi realizado em 1985, com sua clientela milionária, depois de um antológico desfile em Nova York, na boate Studio 54, que ficou reconhecida, naquela época, como a maior discoteca do mundo.
O esquecimento de Cavalli
Nos anos de 1980, Roberto Cavalli teve a experiência do esquecimento dentre as marcas famosas, porém reviveu com ainda mais força na década seguinte.
Em 1994 que voltou como marca de desejo quando descobriu um método com jato de areia que possibilita envelhecer o jeans, uma inovação na hora certa em que todos estavam enjoados da moda severa que os reprimia. Lança-se no mercado a coleção Cavalli Jeans.
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Um tempo depois abriu nova unidade em Saint-Tropez e também inaugurou em Veneza e Saint Barth, que é uma ilha exclusiva do Caribe. O trabalho inovador e criativos de Roberto Cavalli tornou-se o foco enquanto o preto e branco dos minimalistas perdeu o brilho e os personais stylist das celebridades precisavam de novidades para chamar a atenção.
Uma delas foi a estilista de Jennifer Lopez, Andrea Lieberman, que encontrou a roupa perfeita para a cantora.
A figurinista da série Sex and the City, que também é uma grande fã de Roberto Cavalli, fez de Samantha Jones a garota-propaganda da marca italiana. Quase todos os figurinos em que a personagem aparecia tinha a assinatura do estilista, que ganhou reconhecimento na mesma velocidade que o seriado.
Atualmente, desde Lenny Kravitz até Madonna e sem esquecer de David Beckham e Anthony Hopkins todos vestem roupas da marca italiana Roberto Cavalli. E no final dos anos 90, a grife já estava com reconhecimento internacional, atuando em 36 países do mundo.
A diversidade de produtos
Em seguida, a marca lançou no mercado linhas de perfumes, lingeries, relógios, óculos, acessórios e bolsas, sem contar a linha infantil, de 6 meses aos 14 anos que ficou nomeada como Roberto Cavalli Angels & Delvis e uma coleção completa para a casa.
Durante os anos seguinte, em cada mês, nascia uma nova loja da marca. Sem mencionar que nesse período, Roberto Cavalli era um dos estilistas de maior sucesso e prestígio no seu país.
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Em 2004 foi inaugurada a primeira boutique da grife na América Latina e a cidade que teve esse prazer foi São Paulo. No dia 5 de fevereiro, localizada na região nobre dos Jardins, na rua Bela Cintra, abrem as portas da Loja Cavalli no Brasil.
A loja tem cerca de 280m² e foi um projeto assinado pelo arquiteto Roberto Filleni, também italiano e responsável por todas as unidades da marca, trazendo sofisticação para cada local de um jeito exclusivo.
As expansões da Marca
Outras cidades como Roma, Kiev, Beitute, Kuwait City, Roma, Dubai e Los Angeles ganharam também a inauguração de lojas da marca. E em comemoração dos 40 anos em 2010, Roberto Cavalli apresentou uma campanha que contou com a supermodelo Gisele Bündchen para estrelar uma edição de peças limitada.
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A proposta foi chamada de “Roberto Cavalli 40th Anniversary” e contava com peças ícones que foram tiradas dos arquivos, reinterpretações, variedade de calças jeans com cinco bolsos em stretch, que foi uma peça que impactou de forma revolucionária no universo da moda dos anos 70.
Roberto Cavalli foi a marca mais procurada na Itália. Durante a última década, as vendas surpreenderam e superaram as expectativas dos mais importantes estilistas italianos. Ele trouxe novidades não apenas no campo dos desenhos sensuais, mas também inovou nas suas lojas.
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No Spazio Just Cavalli que se encontrava em Milão, transformou-se em um lugar que se podia comer, beber e se divertir. O espaço continha 500 m² em três andares e, inclusive, um elevador em formato de nuvem e assentos com visôn branco e com duas bases para DJ.
Recentemente, em 2015 Roberto Cavalli vendeu cerca 60% das suas ações da empresa em prol de investimento italiano e teve um afastamento grande da organização, que ao passar por uma configuração teve em 2017 um novo diretor criativo, Paul Surridge.
Os grandes ícones da marca
O universo animal e selvagem é referência ao identificar o mundo que Roberto Cavalli traz em suas criações. Entre elas estão as peles de cobra, onça, pavão, leopardo e zebra, sem contar os acessórios que trabalham com aplicações de dentes e penas. Essa identidade levou a marca a ser a mais procurada por entidades protetora dos animais.
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Em contrapartida de outras grifes, o estilista não desenvolvia suas peças com peles de animais em extinção e despertava a antipatia dos ecologistas só por estampar a pele animal em suas peças, sendo em tecido ou no tradicional couro.
A produção de métodos como a patchwork e a estamparia em couro são marcas patenteadas do estilista desde o começo de história. Os óculos da marca carregam um estilo e identidade inconfundível e são fiéis a assinatura do estilista. Assim como nas roupas, a ousadia, feminilidade e glamour não podem faltar também na linha Eyewear, que são os óculos.
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Inovando e brincando com tendências, a marca tem trazido nos seus produtos nos últimos anos uma serpente, que fica localizada nas laterais e pode ou não conter brilho. A autenticidade de cada peça fica em evidência nas cores chamativas e sóbrias que a compõe, sendo nos modelos esportivos e/ou mais clássicos.
Um estilo de vida único
Roberto Cavalli sempre buscou por um estilo de vida que fosse único, com muito luxo e sofisticação. O estilista já teve a oportunidade de ter seu nome em um cartão de crédito da Mastercard, sendo ele o Cavalli Card e o seu primeiro Cavalli Club foi inaugurado em 2008.
A sua criatividade é tão surpreendente que o estilista escolheu como sua primeira casa noturna uma igreja, investindo €3 milhões no projeto de reforma do local. E como já existia rigorosas leis que protegem a estrutura original do patrimônio nacional, Roberto Cavalli não pode alterar nada na construção atual do lugar. O seu arquiteto é Italo Rota e o projeto do club foi construído através de uma concepção da vida noturna.
A decoração é composta por couro, aço e espelhos que trazem harmonia entre a decoração contemporânea e a estrutura histórica, criando a impressão de ampliação do lugar.
O seu primeiro club foi referência do primeiro passo de um projeto do designer e um ano depois, abriu uma unidade em Dubai, contendo restaurante, boate, sushi bar e uma linda loja com produtos para casa, relógios e joias.
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O Club de Roberto Cavalli é interligado ao hotel Fairmont e a sua decoração não poderia deixar de ter estampas de animais, que é um grande marco do estilista. O projeto do Cavalli Club teve o custo de US$ 30 milhões e conta com lustres com cristais Swarovski e piso quartzo preto.
Atualmente são duas unidades do Cavalli Club, sendo localizados em Dubai e Milão, e seis Cavalli Café, que ficam Jeddah, Dubai, St. Tropez, Florença e duas em Riad. Nesse último local, se tem a oportunidade de encontrar a RC Vodka, que foi uma linha lançada em 2005, com direito a uma festa luxuosa com vodca e ilustres presenças globais.
A primeira Vodca
A primeira vodca que foi feita na Itália tem como ingrediente principal a mais pura água de Monte Rosa, contém o selo ultra premium e os saborosos chocolates RC Chocolate. T
em sua origem em Toscana, uma linha de chocolates finos, que trazem as embalagens inovadoras e ousadas de estampas de girafa, zebra e leopardo, sem contar com a linha clássica e luxuosa de vinhos, que foi apresentada ao mercado em 2012 e tem uma linhagem da região de Chianti.
Queridinha entre os famosos do segmento de luxo, Roberto Cavalli é procurado por celebridades como as modelos Cindy Crawford e Naomi Campbell, as atrizes Sarah Jessica Parker e Sandra Bullock, os músicos Bono Vox e Lenny Kravitz, que são dois astros que não abrem mão de óculos originais e muito ousados para compor o look.
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Entre essa lista de cliente fiéis da marca italiana ainda estão Victoria Beckham, Adrien Boyd, Halle Berry, Sharon Stone, Charlize Theron, Gwyneth Paltrow, Christina Aguilera, Jennifer Lopez, Kate Moss, Beyoncé e Madonna.
A mente brilhante por trás do sucesso
Sem mais ou menos ou meio-termo para o estilista. Ele é amado por fãs famosas e não famosas, sendo enaltecido por seus vestidos femininos e sensuais. Alguns críticos questionam essa sensualidade como algo exagerado, mas o fato é que nada que Roberto Cavalli criasse passava em branco ou despercebido, pois quando o assunto é moda o estilista vibrava e ficava com os olhos brilhando com esse mundo mágico.
O perfil da mulher Cavalli é composto por texturas ricas, com vestidos fluidos e compondo o look com luxuosos casacos de pele. Os pequenos detalhes em cada criação se transformava em abundância, sendo ele em decotes, brilhos, rasgos, fendas, fios, dourados, bordados ou pedrarias. Causando antipatia ou não nos ecologistas e críticos, as peças da marca sempre contavam com um detalhe animal.
Longe de toda as produções, criações e inovações do mundo da marca italiana e da moda, Roberto Cavalli teve uma vida tranquila. Casado com Eva Cavalli desde 1980 e que era 17 anos mais nova, de grande ajuda nos negócios da família e ex-concorrente do miss universo.
A austríaca que era totalmente diferente do perfil da “mulher cavalli” e que passava longe das peças com inspiração animal, foi fundamental na hora em que o Roberto Cavalli queria desistir da carreira. Foi ela quem conseguiu impedir essa decisão.
Eva Cavalli é mãe de três filhos do grande estilista e tem uma enorme responsabilidade no reconhecimento mundial do estilista pelo universo da moda.
Enquanto Roberto Cavalli desenhava e produzia as peças, ela estava na gestão da empresa, contribuindo pelo sucesso da marca. Veja uma entrevista de Roberto explicando sua marca:
Reconhecimento da marca no mundo
Atualmente é possível contar 130 unidades da Roberto Cavalli no mundo, sendo elas em países como Brasil, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, França, Rússia, China, Inglaterra, Estados Unidos e claro, na Itália. O seu faturamento foi de aproximadamente em 2016 de €155 milhões, estando entre os maiores fundos de investimento: os Estados Unidos e a Itália.
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A marca é composta por coleções masculinas e femininas, óculos, relógios e uma linha casual, a Just Cavalli que é uma linha jovem, a Just Cavalli Underwear & Beachwear, que é uma coleção de moda praia e roupas íntimas, RC Junior para o universo infantil, Roberto Cavalli Neonato para recém-nascidos e a Roberto Cavalli Home, que é uma linha para casa.
Os produtos Roberto Cavalli também são comercializados para mais requintadas lojas de departamento ao redor do mundo, como Printemps, Harrods, Goodman, Bergdorf e Selfridges.
A linha do tempo Cavalli
- 1974: Apresentação da primeira linha voltada para o público masculino.
- 1994: Lançamento oficial da coleção Cavalli Jeans
- 1997: Foi a vez da Roberto Cavalli Class, uma coleção composta por masculinas e femininas mais tradicionais. E passou uma reformulação recente e foi renomeada para Cavalli Class.
- 1998: A Just Cavalli foi lançada através de uma coleção prêt-à-poter que estava ligada no público mais jovem e moderno e com valores mais acessíveis. Hoje em dia, a coleção é responsável por 35% dos lucros geral da empresa.
- 199: Doi o relançamento da linha masculina como RC Menswear. Também a inauguração de uma nova loja em nova York, localizada na Avenida Madison.
- 2002: Foi a inaugurada em Florença uma loja-café, chamada de Just Cavalli Café e decorada com a cara da marca, de um jeito selvagem e animalesco. Neste mesmo ano foi a estreia do segmento de perfumes da marca com o primeiro perfume feminino de Roberto Cavalli e a partir daí são mais de 40 fragrâncias lançadas no mercado.
- 2003: Foi a vez da primeira fragrância masculina a ser lançada. Lançamento da Roberto Cavalli Home, uma coleção de produtos de decoração para casa. A linha foi especializada em móveis e com estampas coloridas e fortes, contendo inspirações e sobreposições de temas, trazendo também papéis de parede e produtos que seguem uma definição de vestuário, sempre com muita sofisticação.
- 2004: Lançamento da Roberto Cavalli Angels & Delvis, uma coleção de roupas volta para o público infantil.
- 2006: Foi a vez do Just Cavalli Pink, um perfume feminino. E do Just Cavalli Blue, um perfume masculino.
- 2007: Lançamento exclusivo para a varejista sueca H&M, com preços mais acessíveis, contando com 20 peças masculinas e 25 femininas, com muita sensualidade e focadas nas festas de final de ano. Sem falar dos acessórios que também faziam parte dessa linha, como lingeries, óculos, cintos, bolsas, bijuterias e sapatos. E também foi aberta uma loja na mais badalada avenida de Paris, a Montaigne.
- 2008: Foi a vez de Milão ganhar a sua primeira loja Just Cavalli.
- 2010: Lançamento do Justa Cavalli I Love Her, mais um dos perfumes da marca. O perfume Anniversary também foi lançado nesse mesmo ano. A fragrância contém notas de maçã verde, baunilha, patchouli, cedro, eliotropio, jasmim, flor de laranjeira, pimenta vermelha e framboesa. O produto foi focado na mulher felina e sensual, sua embalagem foi feita no dourado furta-cor.
- 2016: Roberto Cavalli Paradiso Assoluto foi lançado, mais um perfume feminino da marca.
Curiosidades sobre a marca
- O estilista italiano também é reconhecido por suas sofisticadas e ousadas festas em seu iate, sempre contando com a presença de celebridades. E também por bens como um luxuoso helicóptero e diversos carros da Ferrari.