capa do post sobre o porque das marcas estarem dando importância para o mercado de segunda mão

Por que as grandes marcas estão finalmente levando o mercado de segunda mão a sério?

Foi anunciado recentemente que a cadeia de lojas fast fashion sueca H&M irá começar a revender peças de segunda mão. O website H&M Rewear irá começar a funcionar, em um primeiro momento, apenas no Canadá e estará disponível a partir do dia 07 de Setembro, conforme dito para o site Bussiness of Fashion. Caso seja uma empreitada de sucesso, a empresa irá considerar expandi-lo para outros países.

A marca de fast fashion se junta agora a uma lista em crescimento de diferentes marcas tradicionais de moda e varejistas que estão abraçando o mercado de segunda mão. No mês de Julho, a marca americana Madewell anunciou que irá expandir sua parceria com a ThredUp (loja online de consignado e também bazar) para criar o programa Madewell Forever, que irá permitir que consumidores possam trocar jeans usados em troca de créditos na plataforma da ThredUp.

Mudança no comportamento do mercado de moda

Em Março de 2021, o Grupo Kering adquiriu 5% das ações da Vestiaire Collective (maior plataforma de re-sale da Europa), decisão tomada devido ao grande aumento da procura por peças de luxo de segunda mão, principalmente durante a pandemia e também com com o pensamento voltado para a moda sustentável.

Além do Grupo Kering, na semana passada, a loja de departamento inglesa Harvey Nichols anunciou que irá lançar o serviço de revenda em parceria com a Reflaunt, um provedor de tecnologia, para seus consumidores. Esta será a mesma companhia que trabalha com a H&M no mercado.

Estas ações são grandes mudanças na indústria da moda, e, até recentemente, o mercado de segunda mão era vista como uma competição para peças novas ou até mesmo que muitas eram falsificações. Entretanto, a demanda dos consumidores para artigos de segunda mão vem disparando e os maiores sites de revenda agora são avaliados na casa dos bilhões de dólares. Apenas no ano de 2021, duas das maiores plataformas de artigos de segunda mão, a ThredUp e a Poshmark, se tornaram públicas (ou seja, qualquer pessoa pode comprar ações) e se focaram no público consumidor mais jovem.

Clique na imagem e confira mais sobre as vantagens da moda sustentável!
Clique na imagem e confira mais sobre as vantagens da moda sustentável!

Oportunidade de negócio no mercado de revenda

Muitas pessoas, principalmente marcas e varejistas não pensam em tornar a revenda na parte majoritária do seu negócio, ou nem de lucrar em cima dele. Em vez disso, eles vêem peças de segunda mão como um serviço adicional que eles podem oferecer aos consumidores que compram em sites de revenda de qualquer jeito (por exemplo, a ThredUp vende cerca de 48,000 itens apenas da coleção feminina da H&M).

Opções de revenda interna são ótimas maneiras de atrair novos consumidores, e também algumas perguntas críticas de se vendas de peças de segunda-mão estão ajudando o planeta, mas a marca dá prioridade de moda sustentável. Esta é uma oportunidade de mostrar isso.

Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!
Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!

O atrativo da Revenda

Para a sueca H&M, o Rewear cumpre com os extensos objetivos de sustentabilidade da empresa. Ela já está em processo de executar seus comprometimentos de manufaturar todos os seus produtos à partir de materiais que sejam reciclados ou obtidos de forma sustentável, por exemplo até 2030.

Contudo, varejistas também estão vendo oportunidades de ganhar espaço em mercados onde a revenda não está muito bem estabelecida. Por exemplo, Poshmark opera no Canadá, enquanto a Thred Up não.

Clique na imagem e confira mais sobre as vantagens da moda sustentável!
Clique na imagem e confira mais sobre as vantagens da moda sustentável!

O Impacto da Revenda no Meio Ambiente

Quando uma marca anuncia que vai começar a participar no mercado de revenda, ela muito frequentemente se beneficia da oportunidade de promover seu comprometimento com a sustentabilidade. Tanto a H&M quanto a Madewell, por exemplo, citam o “fechar o ciclo” como o incentivo por trás de suas iniciativas de entrar no mundo da revenda.

 “O impacto da revenda na moda no quesito de emissões de dióxido de carbono depende de dois fatores: é a energia adicional e os recursos que são necessários para mover o produto de um consumidor para o outro, seja isso de fato o que leva uma redução na manufatura primária,” disse Frédéric Tavoukjian, Gerente Nacional da H&M Canadá.

Em um estudo publicado em Maio um jornal acadêmico na Universidade de LUT, na Finlândia, foi constatado que o mercado de revenda possui menos impacto nas mudanças climáticas do que outros dois métodos que são comumente usados na criação de moda circular: reciclagem têxtil e o aluguel de peças (prática que vem crescendo a cada ano).

Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!
Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!

O que acham do assunto? Nos contem nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Carteira de Grife: Os Modelos de Luxo que brilham no Inverno

    Há quem minimize a força e a presença de uma boa carteira de grife, mas é no inverno que ela se revela: entre casacos e sobreposições que escondem a it-bag, é esse acessório que aparece ao pagar a conta no restaurante ou café. Compactas, mas carregadas de impacto, funcionam como porta de entrada para o…
  • 4 Sapatos Rasteiros de Marcas de Luxo no Etiqueta Única

    Por muitos anos, era quase mandatório que as mulheres se sacrificassem em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas, este pensamento está mudando e, cada vez mais, o conforto e a comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo…
  • Bolsas de Marcas Francesas na Super Sale dos Pais Extended

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
  • Top 6 Mochilas de Luxo para Eles e para Elas: Modelos Elegantes e Funcionais

    Entre a pasta masculina pesada de sempre e a bolsa feminina clássica e óbvia, surge um trunfo moderno: as mochilas de luxo. Estilosas e funcionais, elas conquistam ambos os sexos. Mas quais são os modelos imperdíveis das grandes maisons? Listamos 6 ícones que vão do trabalho à escapada no fim de semana.
  • 4 Bolsas Grandes da Louis Vuitton na Super Sale dos Pais Extended

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • As peças Gucci que são imperdíveis na Super Sale dos Pais Extended

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • 3 Peças da Balenciaga que são clássicas no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais cools e descoladas que existem, a Balenciaga foi foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1937 em Paris. Muito importante para o mundo da moda, suas roupas eram conhecidas por terem confecção e cortes perfeitos, além da grande influência da cultura e história espanhola. Após cair em esquecimento…
  • Quando custa o Acessório da Chanel mais barato hoje?

    Se você já se questionou quanto custa o acessório Chanel mais barato atualmente, saiba que é uma curiosidade comum. Quando pensamos na grife francesa, logo vêm à mente suas bolsas icônicas, como, por exemplo, a 2.55 e a Classic Double Flap, que em 2025 ultrapassam facilmente os US$ 10 mil nas versões em couro de…
  • Novo Embaixador Louis Vuitton é jogador do Real Madrid: Jude Bellingham

    O futebol e a moda de luxo estão cada vez mais próximos, e a estrela do grupo LVMH parece dominar essa ponte como poucas marcas sabem fazer. A mais recente prova disso é a nomeação de Jude Bellingham, meio-campista inglês de apenas 21 anos e craque do Real Madrid, como novo embaixador Louis Vuitton para…
  • 5 Bolsas Estruturadas de Luxo: Rígidas, Geométricas e Desejadas

    O encanto das bolsas estruturadas de luxo está no equilíbrio entre arquitetura e geometria. As box bags são compactas, mas demandam atenção: cada linha, cada fecho, cada detalhe parece pensado para durar, ser admirado e, acima de tudo, usado. Elas não competem com o look, mas elevam tudo ao redor, tornando o simples ato de…
  • Super Sale dos Pais Extended: Bolsas Clássicas para Investir!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • 3 Sapatos de Marcas de Luxo que sempre estão em alta!

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…