capa do post sobre o porque das marcas estarem dando importância para o mercado de segunda mão

Por que as grandes marcas estão finalmente levando o mercado de segunda mão a sério?

Foi anunciado recentemente que a cadeia de lojas fast fashion sueca H&M irá começar a revender peças de segunda mão. O website H&M Rewear irá começar a funcionar, em um primeiro momento, apenas no Canadá e estará disponível a partir do dia 07 de Setembro, conforme dito para o site Bussiness of Fashion. Caso seja uma empreitada de sucesso, a empresa irá considerar expandi-lo para outros países.

A marca de fast fashion se junta agora a uma lista em crescimento de diferentes marcas tradicionais de moda e varejistas que estão abraçando o mercado de segunda mão. No mês de Julho, a marca americana Madewell anunciou que irá expandir sua parceria com a ThredUp (loja online de consignado e também bazar) para criar o programa Madewell Forever, que irá permitir que consumidores possam trocar jeans usados em troca de créditos na plataforma da ThredUp.

Mudança no comportamento do mercado de moda

Em Março de 2021, o Grupo Kering adquiriu 5% das ações da Vestiaire Collective (maior plataforma de re-sale da Europa), decisão tomada devido ao grande aumento da procura por peças de luxo de segunda mão, principalmente durante a pandemia e também com com o pensamento voltado para a moda sustentável.

Além do Grupo Kering, na semana passada, a loja de departamento inglesa Harvey Nichols anunciou que irá lançar o serviço de revenda em parceria com a Reflaunt, um provedor de tecnologia, para seus consumidores. Esta será a mesma companhia que trabalha com a H&M no mercado.

Estas ações são grandes mudanças na indústria da moda, e, até recentemente, o mercado de segunda mão era vista como uma competição para peças novas ou até mesmo que muitas eram falsificações. Entretanto, a demanda dos consumidores para artigos de segunda mão vem disparando e os maiores sites de revenda agora são avaliados na casa dos bilhões de dólares. Apenas no ano de 2021, duas das maiores plataformas de artigos de segunda mão, a ThredUp e a Poshmark, se tornaram públicas (ou seja, qualquer pessoa pode comprar ações) e se focaram no público consumidor mais jovem.

Clique na imagem e confira mais sobre as vantagens da moda sustentável!
Clique na imagem e confira mais sobre as vantagens da moda sustentável!

Oportunidade de negócio no mercado de revenda

Muitas pessoas, principalmente marcas e varejistas não pensam em tornar a revenda na parte majoritária do seu negócio, ou nem de lucrar em cima dele. Em vez disso, eles vêem peças de segunda mão como um serviço adicional que eles podem oferecer aos consumidores que compram em sites de revenda de qualquer jeito (por exemplo, a ThredUp vende cerca de 48,000 itens apenas da coleção feminina da H&M).

Opções de revenda interna são ótimas maneiras de atrair novos consumidores, e também algumas perguntas críticas de se vendas de peças de segunda-mão estão ajudando o planeta, mas a marca dá prioridade de moda sustentável. Esta é uma oportunidade de mostrar isso.

Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!
Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!

O atrativo da Revenda

Para a sueca H&M, o Rewear cumpre com os extensos objetivos de sustentabilidade da empresa. Ela já está em processo de executar seus comprometimentos de manufaturar todos os seus produtos à partir de materiais que sejam reciclados ou obtidos de forma sustentável, por exemplo até 2030.

Contudo, varejistas também estão vendo oportunidades de ganhar espaço em mercados onde a revenda não está muito bem estabelecida. Por exemplo, Poshmark opera no Canadá, enquanto a Thred Up não.

Clique na imagem e confira mais sobre as vantagens da moda sustentável!
Clique na imagem e confira mais sobre as vantagens da moda sustentável!

O Impacto da Revenda no Meio Ambiente

Quando uma marca anuncia que vai começar a participar no mercado de revenda, ela muito frequentemente se beneficia da oportunidade de promover seu comprometimento com a sustentabilidade. Tanto a H&M quanto a Madewell, por exemplo, citam o “fechar o ciclo” como o incentivo por trás de suas iniciativas de entrar no mundo da revenda.

 “O impacto da revenda na moda no quesito de emissões de dióxido de carbono depende de dois fatores: é a energia adicional e os recursos que são necessários para mover o produto de um consumidor para o outro, seja isso de fato o que leva uma redução na manufatura primária,” disse Frédéric Tavoukjian, Gerente Nacional da H&M Canadá.

Em um estudo publicado em Maio um jornal acadêmico na Universidade de LUT, na Finlândia, foi constatado que o mercado de revenda possui menos impacto nas mudanças climáticas do que outros dois métodos que são comumente usados na criação de moda circular: reciclagem têxtil e o aluguel de peças (prática que vem crescendo a cada ano).

Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!
Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!

O que acham do assunto? Nos contem nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Louis Vuitton Celebra Art Decó em Exposição em Paris

    A Louis Vuitton inaugura nesta sexta-feira (26) uma experiência única em Paris. Trata-se da exposição que homenageia o centenário da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de 1925. O evento que consolidou o estilo Art Déco e marcou uma virada estética no design de luxo. Localizada no espaço LV Dream, a mostra é…
  • Crocs e Jean Paul Gaultier lançam collab exclusiva no Brasil

    A espera acabou! A tão comentada colaboração entre Crocs e Jean Paul Gaultier finalmente chegou às lojas. Conheça todos os detalhes da coleção, incluindo preços, design e acabamentos que transformam o clássico clog em uma peça de moda icônica disputada por colecionadores e fashionistas ao redor do mundo.
  • 5 Bolsas de Luxo crossbody que valem o investimento

    A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…
  • 4 Sapatos Rasteiros para usar nesta primavera

    Por muitos séculos, era quase mandatório que as mulheres se sacrificassem em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas, este pensamento está mudando e, cada vez mais, o conforto e a comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo…
  • As bolsas Prada que toda fashionista precisa ter!

    Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja…
  • Os Destaques do Desfile Prada Verão 2026 na Semana de Moda de Milão

    A Semana de Moda de Milão segue a todo vapor e, nesta quinta-feira, 25, foi a vez da Prada apresentar sua coleção feminina de verão 2026. A temporada promete cores intensas, color blocking e propostas que exploram a transformação e a adaptabilidade das peças, mantendo o DNA da grife italiana: sofisticação e experimentação com doses…
  • Manolo Blahnik Lança Coleção de Sapatos Inspirados em Maria Antonieta

    Manolo Blahnik, referência global em sapatos de luxo, apresenta sua mais recente novidade: uma coleção cápsula limitada inspirada em Maria Antonieta. Conhecido por transformar calçados em verdadeiras obras de arte, o sapateiro revisita o universo opulento da rainha francesa, trazendo o charme rococó de Versalhes para os dias de hoje. Conheça os modelos e prepare-se…
  • Rimowa Lança Primeira Coleção de Bolsas em Couro: Conheça a Groove

    A Rimowa, marca alemã reconhecida mundialmente por suas malas de alumínio ondulado, dá um passo significativo além do universo das viagens com o lançamento de sua primeira linha de bolsas em couro: a Groove Collection. Produzida na Itália, a coleção traz os códigos visuais e funcionais que consagraram a maison desde 1898, mas agora reinterpretados…
  • As bolsas de luxo que você encontra no New In do Etiqueta Única

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • 4 Tendências para a Primavera/Verão 26 vistas na LFW

    Uma das semanas de moda mais importantes e descoladas, a Semana de Moda de Londres aconteceu de 18 a 22 de Setembro na capital londrina, que aconteceu logo após a Semana de Moda de Nova Iorque, dando continuidade ao calendário de desfiles da temporada. Durante cinco dias, grandes marcas como Burberry, Simone Rocha e Emilia…
  • As bolsas clássicas da Gucci que você encontra no Etiqueta Única

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • Desfile Fendi Verão 2026 na MFW Reinventa Bolsas Icônicas

    A Semana de Moda de Milão (MFW) trouxe mais uma vez a excelência da moda italiana, e a Fendi se destacou com sua coleção Verão 2026, apresentada nesta manhã de 24 de setembro. Após a saída de Kim Jones em 2024, Silvia Venturini Fendi assumiu integralmente a direção criativa da maison. A estilista segue reforçando…