4 Peças de Marcas de luxo Italianas que são atemporais
Quando pensamos em marcas de luxo de moda, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, certo? Por mais que elas tenham estilos e trajetórias completamente diferentes, todas possuem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália.
Estas grifes ganharam grande notoriedade por diversos motivos, seja por conta de suas peças que se tornaram clássicas, icônicas e são queridinhas por milhares de mulheres, por sua história e, é claro, importância na história da moda.
Confira abaixo quatro peças de marcas de luxo italianas que são atemporais e nunca saem de moda:
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04. Bolsa Dionysus – Gucci
Um dos maiores sucessos da Gucci, a Dionysus foi introduzida na coleção de Outono/2015 da marca, e foi uma das primeiras criações de Alessandro Michele ao assumir o posto de diretor criativo. Seu nome é uma homenagem ao Deus Grego Dionísio e uma maneira de trazer seu mito de volta a vida. O fecho com cabeça de tigre também é uma referência à Dionísio (que é o Deus dos vinhedos, vinhos, das festividades e do teatro) e se tornou um detalhe icônico do modelo.
A Dionysus também trouxe de volta um dos grandes marcos da Gucci: o clássico monograma em canvas, que é a principal estampa da bolsa. Com um estilo muito elegante, sofisticado e atemporal e já se tornou uma das bolsas mais icônicas da marca italiana.
Atualmente, está disponível em quatro tamanhos diferentes: super mini, mini, small e medium, além de diversos materiais, cores e estampas (que variam a cada temporada).
03. Tênis Portofino – Dolce & Gabbana
Dolce & Gabbana é conhecida por ser uma marca muito alegre, feminina, sofisticada e que tem a Itália, principalmente a região da Sicília e Sul da Itália, como principal inspiração de suas coleções em geral. E no quesito calçados não poderia ser diferente!
O modelo Portofino (uma comuna localizada na Riviera Italiana) é tudo o que a D&G representa: elegante, alegre, colorido, divertido, mas muito estiloso e sofisticado! O tênis é confeccionado em couro na cor branca e possui uma grande variedade de designs com bordados e estampas coloridas variados que remetem a coleção que são lançados e, é claro, a Itália.
02. Bolsa Baguette – Fendi
O modelo Baguette foi criado no ano de 1997 por Silvia Venturini Fendi, neta dos fundadores e atual diretora criativa do departamento de acessórios e da linha masculina Fendi. Seu nome se deve ao fato de que ela foi criada para ficar confortável de baixo do braço, se assemelhando à maneira que os franceses carregam a baguete, pão que possui um formato longo, sendo batizada assim de Baguette.
Ela foi responsável pelo início da era da “febre das it bags” e, desde seu lançamento, se tornou instantaneamente um grande sucesso, vendendo mais de 100,000 bolsas apenas em seu primeiro ano de vida. Outro fator que ajudou a popularizar modelo, foi o fato de aparecer com frequência nos braços da personagem Carrie Bradshaw na série Sexy And The City.
A partir disso, a Baguette se tornou um dos modelos mais icônicos da marca e ganhou diversas versões ao longos dos anos com diferentes cores, materiais e estampas, mas sempre mantendo o design clássico: formato retangular, com alça de ombro (os modelos atuais no entanto começaram a acompanhar alça longa também) e o fecho único com o logo da Fendi. Atualmente possui os seguintes tamanhos: nano, mini, classic e large em uma grande variedade de cores e materiais.
01. Mocassim Tratorado – Prada
Originalmente um sapato criado para ser usado por homens, o loafer (também conhecido popularmente por mocassim) foi criado por volta de 1600 por nativos americanos que tinham a necessidade de proteger os pés em suas caçadas sem ter a necessidade de perder a sensibilidade do chão.
Séculos mais tarde, voltou a ser um grande hit graças à Elvis Presley, que o usava frequentemente nos anos 60. Foi apenas nas décadas de 80 e 90 que o modelo começou a aparecer em looks femininos, que o adotaram do guarda roupa masculino.
A versão tratorada do icônico calçado foi lançada pela Prada em 2020 e rapidamente se tornou uma febre entre as fashionistas. Com uma sola grossa e aspecto mais pesado, o grande destaque da peça se dá para o símbolo da maison italiana em formato de triângulo na parte superior.
Estas são apenas algumas peças de marcas de luxo italianas que são atemporais e nunca saem de moda! Qual delas é a sua preferida?