PatBO: Marca Brasileira Assina Figurino para Beyoncé e Desfila na NYFW!
“Got a lot of bands, got a lot of PatBO on me…”o trecho é uma brincadeira com a música “heated” de Beyoncé. Mas embora a troca por PatBO na frase em que a cantora cita Hermès e Chanel não tenha sido realmente escrita, a musa pop acaba de exibir um figurino criado pela estilista Patrícia Bonaldi na sua turnê Renaissance.
Sim, você leu certo! A marca brasileira criou um look para Beyoncé especilmente para sua nova – e disputada – turnê mundial. E quando falamos de disputa, não queremos dizer apenas na do público ou de países que receberá o show. Mas sim da seleta lista de estilistas e grifes de luxo que vestem a cantora para o evento.
Desde que iniciou a Renaissance Tour, em fevereiro de 2023, Beyoncé tem vestido nomes de peso da moda mundial, como por exemplo, Valentino, Mugler, Fendi e Loewe. E embora, ao que tudo indica, infelizmente ela não venha ao Brasil com o show, o país está presente na apresentação histórica com um figurino assinado pela marca brasileira PatBO.
A peça feita sob medida exclusivamente para Beyoncé usar na sua turnê , além de ter tudo a ver com a artista, imprime todo o DNA e qualidades que a etiqueta brasileira é conhecida. Desde que começou sua trajetória na moda, a grife mineira assinada por Patrícia Bonaldi exalta principalmente os bordados manuais em suas criações. E pedrarias, brilhos e texturas não faltaram nesse look feito especialmente para “Queen Be.”
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Orgulho Nacional
Além disso, a peça que aparentemente parece ser um body traz todo o glamour e o prateado, que se tornaram símbolos da divulgação do novo álbum da artista. Assim como muito movimento para interpretar as músicas agitadas que têm conquistado o público. Para isso, Patrícia Bonaldi não economizou nas franjas.
O figurino da PatBO para Beyoncé foi usado pela primeira vez na passagem de Renaissance em Vancouver, no Canadá. E para o Brasil, a criação já se tornou um orgulho nacional!
Na verdade, já tem algum tempo que a grife de Patrícia Bonaldi tem representado com maestria a moda brasileira no cenário internacional. Inclusive, a grife acabou de participar pela sexta vez da NYFW. A importante semana de moda estadunidense inaugura o calendário fashion global, antecedendo os desfiles de Londres, Milão e Paris.
O Desfile de PatBO na New York Fashion Week 2023
A PatBO é uma marca brasileira de origem mineira que hoje integra o line up oficial da NYFW. Além de assinar um figurino para Beyoncé, a grife comandada por Patrícia Bonaldi surpreendeu – mais uma vez – a mídia especializada com a sua recém coleção desfilada no último dia 10/09.
A coleção de Primavera/Verão 2023 da PatBo teve como tema central a “Tropicalia dos anos 70″e honra as origens da marca por meio do trabalho manual. O desfile é uma celebração do fazer à mão e resgata a fundação da marca por meio do uso e preservação de bordados e ornamentos, trabalho pelo qual a estilista é conhecida.
A coleção mistura a extrema feminilidade do trabalho da marca, traduzida na riqueza de materiais vistos em ornamentos e bordados feitos à mão por bordadeiras formadas pela escola de bordadeiras criada por Patricia Bonaldi em sua terra natal, Minas Gerais, com uma alfaiataria bem construída e moderna.
Além disso, assim como no look de Beyoncé, a bossa brasileira e movimento não faltaram no desfile em Nova York. Franjas e plumas, babados e transparência foram o ponto alto. Inclusive, teve opções para os meninos! Agora é possível susbtituir aquele outfit sério em festas e ocasiões especiais, por combinações coloridas e ricas em bordados, por que não, né?!
O Made in Brasil na NYFW
Toda exuberância e beleza tropical do nosso país foram traduzidos em vestidos de festas que vão do comprimento mini ao longo. Mas sempre justinhos e com aquele pitada sexy made in Brasil. Patrícia Bonaldi também provou que sua etiqueta tem opções para todas as ocasiões. Incluindo looks mais casuais e até mesmo moda praia.
No entanto, é claro que o maiô vai perfeitamente da produção pé na areia para aquele jantar de gala com o complemento certo. É que as peças, ainda que pensadas para ocasiões, talvez mais casuais, aparecem sempre bem elaboradas, seja com decorativimos de pedrarias e pérolas, seja com flores em versões maxi feitas com o próprio tecido.
No quesito cores, a estilista elegeu uma cartela que transita entre tons terrosos e alegres como, por exemplo, o laranja, rosa e mostarda, mas grande parte do show é pontuada principalmente pelo branco em seus vários nuances. A tonalidade destaca acima de tudo, as texturas e os bordado com critiais e penas sempe feitos à mão.
A Moda de Luxo Nacional da PatBO
Patricia Bonaldi é uma das estilistas brasileiras mais conhecidas atualmente. Nascida em Uberlândia no estado de Minas Gerais, Patricia trancou sua faculdade porque sabia que sua vida estava no mundo da moda. Primeiramente a designer mineira fazia alguns modelos para as mulheres de sua cidade. Entretanto, com o tempo sua marca, passou a ficar conhecida cada vez mais e não parou de crescer até hoje.
A etiqueta homônima é moderna, cosmopolita e verdadeiramente única. Nasceu em 2012 com a visão ousada de levar o espírito exuberante da estilista Patricia Bonaldi além dos vestidos de festa. Com uma expertise artesanal já desenvolvida em sua grife original, a PatBo ousa ainda mais, apresentando modelos com cortes irreverentes e uma paleta eclética de cores.
Hoje, à frente do grupo Nohda, que inclui as marcas , PatBo, Apartamento 03 e Lucas Magalhães, Patricia Bonaldi é uma das maiores empresárias da moda do Brasil. Além disso, ela também é influenciadora digital com uma impressionante base de mais de um milhão de seguidores no Instagram. Sua dedicação ao trabalho com bordadeiras e à fábrica com 120 funcionários em sua cidade natal, Uberlândia (MG), é admirável.
Do Brasil para o Mundo
Sempre focada no trabalho e com o desejo de fazer com que sua marca cresça cada vez mais e se torne conhecida, Patricia começou o projeto de internacionalizar a PatBo. Sendo o primeiro passo ter suas peças sendo vendidas em diferentes pontos de distribuição, que hoje chegam a 250 espalhados em diferentes continentes.
Todo os esforços para atrair mais clientes internacionais renderam frutos e, em 2021, Bonaldi apresentou sua primeira coleção em formato físico durante a Semana de Moda de Nova Iorque. Além disso, abriu a sua primeira loja no exterior, localizada no Soho.
Um ano mais tarde, o trabalho da mineira foi recompensado ao ser convidada a fazer parte do CFDA (Council Of Fashion Designers of America) e entrar para o calendário oficial de desfiles da Semana de Moda de Nova Iorque. Sendo a única marca brasileira a realizar tal feito. Em 2023 já somam 6 desfiles no badalado evento fashion estadunidense.
Enquanto expande nacionalmente, Patrícia pretende também ampliar a sua presença na europa com um e-commerce e uma operação em Portugal. A verdade é que o sucesso da PatBo ultrapassou fronteiras, marcando presença nas capitais mais descoladas do globo. Desde os Estados Unidos até a Europa, brilhando em lojas de prestígio como a icônica Harrods, e outras multimarcas online. Entre elas destacam-se a Net-a-Porter e Moda Operandi.
O começo da PatBO
Antes de se tornar uma estilista de renome internacional – com direito a desfile na Semana de Nova York e figurino para Beyoncé- Patricia Bonaldi decidiu trancar a faculdade de Direito na Universidade Federal de Uberlândia e embarcar em uma jornada ao Japão. Aos 18 anos, a mineira passava 14 horas do seu dia trabalhando em uma fábrica de componentes eletrônicos em ushiku-shi.
No entanto, o seu amor pelo design e pela moda a levou a desenhar suas próprias roupas dando início a criação da sua etiqueta. Além disso ela conta desde sempre com o apoio de uma fiel costureira que ainda está ao seu lado até hoje. Em 2002, com suas economias, ela abriu uma multimarcas em Uberlândia, onde as clientes se encantavam com os modelos que ela mesma idealizava.
O ponto alto da demanda estava nos vestidos de festa bordados e de renda, com detalhes ricos que se tornariam a marca registrada da PatBo. O acabamento primoroso sempre foi uma característica essencial de suas criações.
Entre as peças-desejo que conquistaram o coração das fashionistas, destacam-se jaquetas e saias jeans bordadas que combinam perfeitamente tanto com tênis quanto com saltos, além de vestidos florais que valorizam a beleza de diferentes silhuetas femininas.
Em 2023, a grife nacional possui uma fábrica em Uberlândia com cerca de 200 funcionários, tem 10 lojas no Brasil e exporta para 25 países.