capa do post sobre museus de moda para visitar
|

Os Museus de Moda para visitar em 2023!

Para os amantes da moda e de sua história, uma das melhores maneiras de aprender sobre sua evolução, além de livros e documentários, é visitar museus. Neles estão expostos diversos exemplares de vestimentas, acessórios e calçados de diversos períodos, dando a oportunidade de um aprendizado de forma prática e lúdica.

Existem centenas de museus dedicado à grande casas de moda, estilistas e moda em geral espalhados ao redor do mundo que fazem um trabalho fantástico de ilustrar a evolução da indústria que valem a visita durante uma viagem.

Confira abaixo alguns dos Museus de Moda para visitar em 2023:

La Galerie Dior – Paris

A La Galerie Dior foi inaugurada no dia 10 de Março de 2022, e está localizado na Rue François Ier, próximo à icônica loja da maison na Avenue Montaigne. Com mais de 2 mil metros quadrados, o museu possui 13 espaços conceituais e é uma demonstração única de história, patrimônio e DNA da célebre da marca de luxo francesa.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Logo na entrada, uma gigantesca escada de mármore branco em espiral recebe os visitantes acompanhada de 1,874 miniaturas coloridas de itens Dior. Dentre elas, estão 452 mini vestidos dos sete estilistas oficiais da casa: Christian Dior, Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri.

Ao todo, 70 mini vestidos diferentes se espalham em sete décadas, datando desde o desfile New Look em 12 de Fevereiro de 1947 até os dias atuais. A La Galerie Dior também é um tributo para a primeira vocação de Christian Dior como dono de galeria. Fotos antigas em preto e branco mostram ele com amigos, como Salvador Dali, Christian Bérad e Jean Cocteau. Projetada como uma cenografia narrativa por Nathalie Crinière, a curadora principal das retrospetivas da Dior, a La Galerie revela sutilmente os preciosos arquivos da Casa, desde a alta costura até as fragrâncias.

La Galerie Dior. em Florença. (Foto: Reprodução/Instagram @dior)
La Galerie Dior em Paris. (Foto: Reprodução/Instagram @dior)

Gucci Garden- Florença

O Gucci Garden foi inaugurado em 2011 na cidade de Florença e idealizado por Alessandro Michele, que era diretor criativo da maison italiana na época. O local é uma verdadeira experiência e conta não apenas com um museu, mas também um restaurante (o Gucci Osteria), uma loja da própria marca e uma livraria.

Ao contrário da maioria dos museus com explicações escritas de cada obra de arte, as peças Gucci falam por si. Dentro dele, existe uma estrutura cronológica que se estende por três andares que destaca evolução da moda Gucci desde sua criação em 1921. Nela, são apresentadas peças como malas da década de 1930, estampas florais ousadas da década de 1950 e colares de esmalte tricolor da década de 1970.

Michele até criou uma seção do museu dedicada ao diretor criativo anterior, Tom Ford, por achar seu trabalho inspirador. A secção é composta por duas salas: uma para as roupas ready-to-wear e outra para os acessórios. A sala de roupas apresenta alguns dos icônicos looks vampy de Ford, com uma cor magenta profunda em toda a sala e nos manequins sem rosto. A sala de acessórios apresenta uma variedade de cores rosa e vermelho com acessórios com temática GG de Ford, como fio dental, coleira e algemas.

Gucci Garden. em Florença. (Foto: Reprodução/Instagram @dior)
Gucci Garden em Florença. (Foto: Reprodução/Instagram @dior)

Museu Yves Saint Laurent – Marrocos

Inaugurado no outono de 2017, o Museu Yves Saint Laurent Marrakech é totalmente dedicado ao lendário estilista francês Yves Saint Laurent. O local abriga uma importante seleção da Fondation Pierre Bergé – uma coleção impressionante da Yves Saint Laurent, que inclui 5.000 itens de vestuário, 15.000 acessórios de alta costura, além de dezenas de milhares de esboços e objetos variados.

O edifício foi projetado pelo escritório de arquitetura francês Studio KO, fundado pelos arquitetos Olivier Marty e Karl Fournier. Situado na Rue Yves Saint Laurent, adjacente ao famoso Jardim Majorelle, o prédio ocupa mais de 4.000 m² e é mais do que apenas um museu. Possui um espaço de exposição permanente de 400 m², mostrando o trabalho de Yves Saint Laurent em uma cenografia original projetada por Christophe Martin; espaço para exposições temporárias de 150 m², auditório com 130 lugares, livraria, café-restaurante com terraço e biblioteca de pesquisa com 5.000 livros.

Museu Yves Saint Laurent no Marrocos. (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
Museu Yves Saint Laurent no Marrocos. (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

Museu Salvatore Ferragamo – Florença

O Museu Salvatore Ferragamo foi fundado pela família Ferragamo em maio de 1995 para apresentar ao público internacional as qualidades artísticas de Salvatore Ferragamo e o papel que ele desempenhou na história do calçado e da moda internacional. A ideia do museu surgiu inicialmente quando uma exposição foi organizada no Palazzo Strozzi sobre a história de Salvatore Ferragamo. A exposição saiu em turnê e foi apresentada por alguns dos museus mais prestigiados do mundo, como o Victoria and Albert em Londres, o Los Angeles County Museum of Art, a Sogetsu Kai Foundation em Tóquio e o Museo de Bellas Artes no México. A exposição temporária tornou-se gradualmente permanente.

Desde meados da década de 1990, o museu organiza diversas exposições para retratar a história do fundador e mostrar a abertura e o interesse de uma empresa por meio de diferentes linguagens artísticas, que vão do design à moda, como meios de comunicação para a divulgação de um estilo de viver e vestir.

A partir de 2006, para tornar a vida do museu tão dinâmica quanto a vida da empresa, a estrutura expositiva do museu foi modificada e agora cada ano é selecionado um tema de pesquisa diferente que, a partir da experiência de Salvatore Ferragamo, a história de sua vida, suas criações, os clientes que atendeu e seus valores, dá a oportunidade de descobrir o mundo de Ferragamo de forma indireta combinada com outras expressões culturais como Arte, Arquitetura, Design, História econômica e social e Filosofia. A cada vez, o museu parece diferente, com configurações e conteúdos diferentes.

Museu Salvatore Ferragamo em Florença. (Foto: Reprodução/Instagram @fondazioneferragam)
Museu Salvatore Ferragamo em Florença. (Foto: Reprodução/Instagram @fondazioneferragam)

Museu da Moda – Canela

O MUM (Museu da Moda), fica localizado no estado do Rio Grande do Sul na cidade de Canela, bem próximo a turística cidade de Gramado. O museu foi fundado por Milka Wolff, uma estilista que nasceu em Bagé, mas fez sua vida em Porto Alegre e aos 14 anos fez seu primeiro curso de corte e costura. Quando completou 21 anos, abriu sua primeira loja para bebês e crianças de até 12 anos, no qual após alguns anos, iniciou sua carreira na moda de luxo, inaugurando sua loja Milka.

Em 2014 a estilista inaugurou o Museu da Moda, que ocupa um espaço de 3.500 m² e conta mais de 4.000 anos de história da moda. O acervo passa por roupas desde a Antiguidade, Idade Média, Iluminismo, século XIX até as icônicas roupas usadas por artistas de Hollywood como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn. Além disso, a exposição conta com bonecas vestindo miniatura de vestidos famosos de grandes estilistas como Saint Laurent, Gucci e Kenzo, que foram inspirados no projeto francês ‘Frimousses de Créateurs’. No subsolo do museu há uma sessão com vestidos de noivas e de gala, que são surpreendentes.

Para quem ama moda e quer navegar por um túnel do tempo vendo recriações perfeitas de roupas e vestidos do passado, o Museu da Moda em Canela pode ser um excelente passeio se você estiver pelos arredores da cidade. O museu funciona todos os dias das 9:30 até as 18 horas e os ingressos podem ser comprados diretamente na bilheteria do local.

Museu da Moda. (Reprodução/ divulgação MUM).

Estes são apenas alguns museus incríveis de moda ao redor do mundo que vale a visita em 2023! Gostaria de ir em algum deles? Nos conte nos comentários.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…
capa do post sobre sapatos mais desejados super sale

Os sapatos mais desejados na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

Top Marcas Italianas: Por que o Made in Italy se destaca no Mercado de Luxo?

Se você já se questionou por que as marcas italianas se destacam no universo do luxo, saiba que não está sozinho. No competitvo mercado da moda, poucos países brilham tão intensamente quanto a Itália. O “Made in Italy” é mais do que uma etiqueta, é um selo de qualidade e tradição que vai além das…

Jacob Elordi é o novo rosto da Bottega Veneta. Entenda por quê!

A Bottega Veneta, sob a liderança criativa de Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento, e há mais um motivo para isso: Jacob Elordi, ator queridinho da vez e ícone fashion masculino, é o novo rosto e embaixador da marca. Desde sua fundação em 1966 por…
capa do post sobre maxi baga na super sale

As Maxi Bags que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

4 Peças Chanel para presentear sua namorada!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Descubra quem é o atual Dono da Ferragamo!

Se você já se questionou quem é o atual dono da Ferragamo, saiba que não está sozinho. O fascínio pelo universo do luxo sempre instigou a curiosidade de muitos, especialmente quando se trata de desvendar os bastidores e conhecer os proprietários das principais grifes. A etiqueta em questão, reconhecida por sua excelência na produção de…