capa-post-curiosidades-sobre-christian-dior-140223
|

Os filmes para entender sobre o mundo da moda!

O final de semana é, para muitas pessoas, um tempo para descansar e recarregaras energias para a próxima semana. Enquanto alguns gostam de usar este tempo livre para sair, seja com amigos, familiares ou até mesmo sozinhos, outros gostam de ficar em casa.

Filmes e documentários são ótima alternativa para preencher o tempo livre! Para os apaixonados por moda, existem centenas de títulos disponíveis em plataformas de streaming e digitais e na televisão que possuem a indústria como plano de fundo ou se focam em um período de época, sendo possível assim aprender mais sobre a história.

Confiram abaixo alguns filmes e documentários extraordinários para entender sobre o mundo da moda:

Coco antes de Chanel

“Coco antes de Chanel” foi lançado em 2009 e é um filme franco-belga dirigido por Anne Fontaine e baseado no livro biográfico A Era Chanel, de Edmonde Charles-Roux.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

O longa segue Coco Chanel, uma jovem humilde com talento para costura e trabalhava como cantora em um bar. Sua vida muda quando ela se torna amante e conselheira de modas de um rico herdeiro. Cansada dos chapéus floreados, dos espartilhos apertados e metros de fita que definem a moda feminina, Coco usa as roupas de seu amante como ponto de partida para criar uma elegante e sofisticada linha feminina que a leva para o topo da costura parisiense.

Este é uma excelente opção para os amantes da Chanel e da moda para conhecer mais a história da notória estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel, desde a sua infância pobre até à criação de um império da indústria da moda com sua marca.

Dior & Eu

Lançado em 2015, o documentário Dior e Eu mostra os bastidores e a rotina do diretor criativo da Dior, Raf Simons (que atualmente está a frente da Calvin Klein), desde sua chegada à marca e todo o processo que levou para a criação e lançamento de sua primeira coleção dentro da Dior. Ele tem como objetivo com realismo o dia a dia de Raf, como pode ser estressante estar a frente de uma das marcas de luxo mais conhecidas e tradicionais da indústria da moda.

O documentário conta com participações e depoimentos de diversas pessoas tão importantes quanto Raf na criação da coleção, como costureiras, fabricantes têxteis, além de embaixadores da marca como Jennifer Lawrence e Marion Cottilard.

O Diabo Veste Prada

Considerado um clássico para quem ama moda, “O Diabo Veste Prada foi lançado e em 2006, sendo uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Lauren Weisberguer que foi lançado em 2003.

O filme e livro contam a história de Andrea (Anne Hathaway), conhecida por Andy, uma jovem recém-formada que possuem grandes sonhos e ambições, que acaba indo trabalhar na conceituada revista de moda Runway como a assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), editora chefe da revista com fama de ser difícil. Andy, que não se sente bem e confortável no ambiente tenso de trabalho, então começa a questionar sua capacidade de continuar no cargo de assistente de Miranda.

Com a glamourosa indústria da moda e bastidores de uma revista como plano de fundo, o filme mostra que não é apenas de luxo e glamour que a indústria vive. Com grandes nomes no elenco (que também inclui grandes nomes da moda, como uma aparição de Valentino Garavani), um dos pontos de maior destaque se dá pelo figurino, que teve como responsável Patricia Field, que também foi responsável pelo da série Sex and The City.

O Grande Gatsby

Um grande clássico da literatura e também do cinema, “O Grande Gatsby” foi escrito pelo autor americano F. Scott Fitzgerald e foi publicado pela primeira vez no ano de 1925. O livro conta a história de Nick Carraway que, ao chegar em Nova Iorque em 1922 para viver do outro lado da baía de sua prima Daisy e seu marido  Tom Buchanan, torna-se vizinho do milionário Jay Gatsby, conhecido por dar festas lendárias e ser misterioso. Nick então se vê atraído para o mundo cativante dos milionários daquela época, além de suas ilusões, amores e fraudes. Ao testemunhar fatos dentro e fora do mundo em que habita, Nick escreve um conto de amor impossível, sonhos e tragédias que espelham conflitos em tempos modernos.

O livro ganhou quatro adaptações para os cinemas lançadas em 1926 (estrelado por Warner Baxter, Lois Wilson e William Powell), 1949 (estrelado por Alan Ladd, Betty Field e Macdonald Carey), 1974 (Robert Redford, Mia Farrow e Sam Waterston) e 2013 (estrelado por Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan e Tobey Maguire), sendo as duas últimas sendo as mais conhecidas e de maior sucesso, com ambos sendo indicados para o Oscar e ganhando duas categorias respectivamente.

Com a alta sociedade de Nova Iorque dos anos 20 como plano de fundo, um dos aspectos mais marcantes do filme são seus figurinos glamourosos e cenários extravagantes e grandiosos. Onde podemos ver um grande desfile de roupas bordadas, com plumas e jóias de tirar o fôlego.

Fresh Dressed

Assim como ‘Dior e Eu’, o documentário “Fresh Dressed” foi lançado em 2015 e aborda a influência do hip-hop na moda dos anos 70 até os dias atuais, além de temas como racismo e discriminação na música.

Dirigido por Sacha Jenkins , a produção traz relatos sobre como essa moda surgiu nas periferias nos anos 1980 e ganhou as vitrines de grandes marcas, tornando-se um segmento que cresce cada vez mais na atualidade. Além disso, conta com depoimentos de de rappers, designers e outros membros da indústria, como Pharrell Williams, Kanye West, Damon Dash e Karl Kani, que , auxiliam nessa viagem pelo tempo na cultura hip hop, citando pessoas que protagonizaram grandes mudanças, até histórias particulares que marcaram suas próprias vidas.

Maria Antonieta

O filme “Maria Antonieta” se tornou um clássico para quem gosta de moda, principalmente para aqueles interessados em indumentárias de época. Lançado em 2006, ele é dirigido pela diretora Sofia Coppola e estrelado pela atriz americana Kirsten Dunst. O roteiro foi baseado no livro biográfico de Antonia Fraser, em detrimento de outro, de Stefan Zweig, alegando que continha uma descrição mais humana de Maria Antonieta.

O longa conta a história da jovem rainha da França do século XVIII, Maria Antonieta. A jovem austríaca é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI (Jason Schwartzman), como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalles ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, ferrenhas disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo em que nunca se sentiu confortável. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução não pode mais esperar para explodir.

Um dos pontos que mais chamam a atenção do filme é seu figurino que foi assinado pela italiana Milena Canonero. Nele podemos ver vestidos e sapatos extravagantes, ricos em bordados, jóias e plumas, todos com uma paleta de cores pastel. Os tecidos escolhidos em geral foram a seda, tafetá, musselina e cetim.

Estas são apenas algumas opções de filmes para entender sobre o mundo da moda e conhecer um pouco mais sobre a sua evolução. Já assistiu algum deles? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre peças chanel para aproveitar na super sale

As bolsas Chanel para presentear no Dia dos Namorados

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Dior: Como a marca francesa alcançou tamanha fama e desejo?

No universo da moda, poucas marcas têm o mesmo prestígio e importância da Dior. A grife francesa fundada em 1947 é atualmente comandada com maestria pela estilista Maria Grazia Chiuri na linha feminina e Kim Jones na masculina, e permanece como uma das etiquetas de luxo mais amadas e disputadas do mundo. Mas qual é…
capa do post de bolsas louis vuitton perfeitas para trabalhar

Dicas de autenticidade de bolsas Louis Vuitton!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Best of Cartier para o Dia dos Namorados

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…
capa do post sobre a nova exposição da Prada

Dia dos Namorados: 4 Bolsas Prada para emocionar!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…

Dia dos Namorados: 4 Tênis Masculinos que são Presentes Infalíveis!

O Dia dos Namorados está se aproximando e, como de costume, a pergunta que não quer calar volta a assombrar muitos corações apaixonados: qual presente masculino mais agrada aos homens? Por alguma razão, encontrar o presente perfeito para os companheiros pode ser uma tarefa árdua, uma verdadeira caça ao tesouro onde o “X” parece se…
capa do post sobre comfy shoes para usar o ano todo

5 modelos de comfy shoes para usar o ano todo!

Por muitos anos, era quase mandatório as mulheres sacrificarem-se em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas este pensamento está mudando e cada vez mais o conforto e comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo e a beleza…
capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…