Foto oceano
|

O Desperdício e Poluição das Águas pela Indústria Têxtil

Comemorado no dia 22 de Março, o Dia Mundial da Água que tem objetivo de colocar em discussão assuntos importantes relacionados à este recurso natural tão importante. Com a vida do planeta dependendo da água, é necessário e fundamental cuidar das fontes de água para a nossa sobrevivência.

A Indústria têxtil é uma das que mais desperdiça e usa água no mundo, possuindo números alarmantes de uso em geral e também no gastos na confecção de certas peças de roupas e cultivo de matérias primas e fibras.

Confiram mais sobre o Dia Mundial da Água e o impacto que a indústria têxtil causa:

O que é o Dia Mundial da Água?

A comemoração do Dia Mundial da Água foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) diante da importância da água para a sobrevivência do planeta e a necessidade de manter este recurso disponível, além de visar à ampliação da discussão sobre o tema.

Criada especificamente no dia 22 de Março de 1992, além de instituir a comemoração do Dia Mundial da Água, a ONU ainda divulgou a Declaração Universal dos Direito da Água, que é ordenada em dez artigos. Confiram abaixo um trecho:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 – A água é a seiva do nosso planeta;

3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 – A utilização da água implica respeito à lei;

9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

O Dia Mundial da Água foi criado diante da importância da água para a sobrevivência do planeta e a necessidade de manter este recurso disponível.
O Dia Mundial da Água foi criado diante da importância da água para a sobrevivência do planeta e a necessidade de manter este recurso disponível.

O Desperdício da Indústria da Moda

Não é novidade para ninguém que a indústria da moda é uma das mais poluentes que existem atualmente. De acordo com a Ellen MacArthur Foundation, a produção têxtil usa cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água anualmente – o equivalente a 37 milhões de piscinas olímpicas.

Este alto nível de consumo de água é sentindo principalmente nas regiões secas.  “Em primeiro lugar, o impacto é sentido pelas comunidades onde a produção está ocorrendo”, disse Alexis Morgan, líder global de administração de água do WWF à Vogue Brasil. “[Existem] problemas em torno do acesso à água e ao saneamento.”

Porém, não é apenas o consumo de água que é um problema na fabricação de roupas: a poluição dos cursos de água também é uma grande preocupação. Cerca de 20% das águas residuais globais são causadas por processos de tingimento e acabamento na indústria da moda, de acordo com um relatório elaborado por Rita Kant da University Institute of Fashion Technology em 2012.

A indústria da moda é uma das mais poluentes que existem atualmente.
A indústria da moda é uma das mais poluentes que existem atualmente.

Poluição das águas

De acordo com o Moody’s Investors Service, a indústria da moda utiliza 10% do abastecimento industrial total de água e os têxteis de acabamento são responsáveis por 20% da poluição global da água industrial. Os peritos da indústria estimam que o impacto ambiental da indústria se agravará até 2030 e triplicará até 2050 devido à crescente procura dos mercados emergentes.

Para fazer face à descarbonização da indústria, as empresas terão de adaptar as suas cadeias de abastecimento. De acordo com a empresa de consultoria McKinsey, 61% das poupanças de emissões que a indústria pode fazer estão dentro do ciclo de produção.

O impacto ambiental tem início logo na produção das matérias-primas, tendo em conta que a produção de algodão requer enormes quantidades de água para crescimento e processamento. Os cientistas preveem que as necessidades de consumo de água excedam o abastecimento até 2030.

Já tinha conhecimento do impacto da indústria têxtil nos recursos hídricos? Nos conte nos comentários!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de frases para o dia dos pais

30 Frases para o dia dos pais 2022!

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano para centenas pessoas! Este é o dia para celebrar uma das pessoas mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento (ou a partir de qualquer outro momento de sua vida) e está…
capa do post sobre curiosidades sobre a prada

5 curiosidades sobre a marca Prada!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser…
Foto: Reprodução/Instagram @krisjenner

A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand

O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (neste domingo, não se esqueça!) e nos dias que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí…
Foto: Reprodução/Instagram @cphfw

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos…
Capa do post sobre guia do desapego

O Guia Completo do Desapego!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências e o que vestir: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo se tornaram pauta de discussões entre marcas e consumidores, além de serem assuntos frequentes em cúpulas e reuniões entre países. Este movimento não é necessariamente sobre…
capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…
Foto 1: Reprodução/Instagram @amyastridd; Foto 2: Reprodução/Instagram @chiaraferragni. Clique na imagem e confira peças similares!

5 Peças atemporais para usar o ano todo!

A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e já no inverno roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…
capa do post sobre ideias de presente para pais executivos

4 Ideias de presente para Pais executivos!

O dia dos pais está se aproximando rapidamente (dia 14 de Agosto, não se esqueça!) e na semana que antecede esta data vem a grande dúvida como presentear essa figura tão especial na sua vida? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí vai. As…
Foto: Reprodução/Instagram @gucci

Conheça a Gucci Blondie, a nova sensação da Gucci!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. Com modelos que são sofisticados, elegantes e atemporais, mas ainda sim descolados e estilosos, a grife italiana se consolidou como uma…
capa do post sobre sapatos queridinhos das fashionistas

6 sapatos queridinhos das fashionistas!

O mundo da moda é um eterno “vai e vem” de tendências, diversas peças que estão em alta agora são rapidamente esquecidas na temporada seguinte, às vezes retornando à moda após vários anos. Isso vale para roupas, acessórios e até mesmo sapatos! Por mais que existam modelos que são clássicos e icônicos que nunca saem…
capa do post sobre como desapegar no app do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…