O Ano de 2022 da Indústria da moda!
Com o final do ano se aproximando rapidamente, é comum começarem a acontecer as clássicas e tradicionais retrospectivas do ano que está terminando. Com isso, a Lyst, companhia de tecnologia de moda e aplicativo de compras premium e que é conhecida por seus rankings e relatórios, divulgou uma retrospectiva de 2022 da Indústria da Moda.
Este foi um ano marcado por inúmeras tendências marcantes, colaborações que causaram frenesi entre as fashionistas, perdas significativas e, é claro, diversas polêmicas.
Confiram abaixo os principais destaques do ano de 2022 da indústria da moda:
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Marca do Ano
A marca que mais se destacou este ano, segundo a Lyst, é a Miu Miu. Da minissaia que lançou mil memes à bolsa Wander aprovada por celebridades, 2022 foi o ano da marca italiana. As sapatilhas da marca rapidamente se tornaram um dos produtos mais procurados após seu lançamento, tendo sido usadas por nomes como Sydney Sweeney, Bella Hadid, Rosalía e inúmeras influenciadoras nas redes sociais. O modelo brinca com as com as tendências de balletcore e ‘indie-sleaze’, que têm dominado 2022.
Com o tão esperado retorno da moda masculina durante a temporada de Outono/Inverno 22 e a coleção de Primavera/Verão 23 que gerou mais de 23 milhões de visualizações no TikTok, a Miu Miu foi a marca a ser observada nas passarelas, e pesquisas pela marca aumentaram 34% ano a ano.
Logo do Ano
No ano em que Glenn Martens apresentou seu primeiro desfile como Diretor Criativo, a Diesel se reposicionou como uma marca de luxo e resgatou sua relevância cultural; e com denim sustentável em seu núcleo e um impulso em acessórios de tênis a cintos, a marca tem se beneficiado de um renascimento comercial.
Usado por grandes nomes como Kylie Jenner, Dua Lipa, Rihanna, Julia Fox e Megan Thee Stallion, o logotipo da Diesel capturou o espírito da época, definindo o clima de 2022. Em abril, a marca se tornou uma das mais quentes do ano, entrando no Lyst Index pela primeira vez em décimo quinto lugar. Em junho, sua icônica bolsa 1DR tornou-se o acessório mais procurado da moda e teve um aumento de 248% nas buscas.
Trend do Ano
Se existe uma tendência que bombou em 2022, foi a barbiecore, que se tornou uma grande febre entre as mulheres e fashionistas ao redor do mundo. Desde a ascensão da trend Y2K até o tão aguardado lançamento do filme da Barbie dirigido por Greta Gerwig, a Barbie se tornou a musa do estilo subjacente do ano.
Uma porta de entrada para a obsessão com o rosa choque, a boneca icônica – junto com a estética barbiecore – desenvolveu uma capacidade incrível de mudar as tendências do varejo: depois que uma foto da atriz australiana Margot Robbie filmando o filme usando um figurino rosa surgiram nas redes no mês de Junho, a procura por artigos rosa dispararam 416%. Mas, a definição do rosa do ano veio como cortesia da marca italiana Valentino. Depois de seu desfile de Outono/Inverno 2023 quase inteiramente em peças em um tom de rosa choque exclusivo (o Valentino Pink PP), as pesquisas aumentaram 152%. E a cor predominou não apenas os looks de celebridades, mas também de milhares de mulheres ao redor do mundo.
Parceria do Ano
O ano de 2022 foi marcado por dezenas de parcerias incríveis entre marcas icônicas, que pararam o mundo da moda e se tornaram uma febre entre os fashionistas. Para o Lyst, a que mais se destacou foi a entre Jacquemus x Nike.
Por mais que os rumores da colaboração tenham começado em Fevereiro de 2021, a coleção criada pelas marcas foi lançada apenas em Junho de 2022, levando a internet a um tamanho frenesi que o site de marca francesa travou várias vezes. A coleção veranil foi composta por acessórios unissex e diferentes peças de vestuário feminino, como shorts de ciclista, saia plissada e um vestido aberto nas costas. A collab esgotou em poucos minutos, tornando-se a parceria mais badalada do ano.
Bolsa do Ano
No quesito modelo de bolsa que mais se destacou no ano, entre para o “hall da fama” do acessório é a mini bag Re-Nylon Re-Edition 2000 da Prada, se tornando o item mais popular da marca em 2022.
Com uma silhueta simples que brinca com a tendência da moda dos anos 2000, o modelo foi adotado por grandes nomes como Dua Lipa, Kendall Jenner, Bella Hadid e Kaia Gerber. Durante o verão do hemisfério norte, as buscas pela bolsa aumentaram em 131% e sua popularidade disparou no aplicativo TikTok, graças à sua estética dos anos 90 compatível com a geração Z – a hashtag #pradanylonbag gerou mais de 4,2 milhões de visualizações.
Estes foram alguns dos grandes destaques de 2022 da indústria da moda! Qual seu momento favorito? Nos conte nos comentários! Para conferir a lista completa, clique aqui.