capa do post sobre dia mundial do meio ambiente
|

Marcas de luxo e suas práticas sustentáveis

No dia 05 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir dentre 8 a 10% de carbono na atmosfera, além de gerar uma grande quantidade de resíduos nos oceanos.

Porém, nos últimos anos, inúmeras marcas de luxo vêm encontrando diferentes soluções mais sustentáveis, que tenham menos impactos no meio ambiente para fabricar suas icônicas peças.

Confiram abaixo algumas destas ações que tem como objetivo tornar a indústria da moda mais eco-friendly:

Grupo LVMH – Nona Source

Em Abril de 2021, o grupo francês LVMH, que abriga marcas de luxo como Louis Vuitton, Fendi, Christian Dior, dentre outras, criou o Nona Source, uma plataforma de revenda online que oferece tecidos e peles dos estoques remanescentes das maisons do grupo a preços competitivos, ou seja, com um desconto médio de 70% no preço de atacado, para apoiar jovens estilistas.

O projeto foi desenvolvido internamente por especialistas em sourcing de materiais do grupo de luxo e tem como objetivo “oferecer a todos os profissionais de moda e design a possibilidade de comprar facilmente materiais aos quais muitas vezes não têm acesso, a preços competitivos e em estoque”.

Nona Source do Grupo LVMH. (Foto: Reprodução/Instagram @nona_source)
Nona Source do Grupo LVMH. (Foto: Reprodução/Instagram @nona_source)

Stella McCartney – Bolsa feita de couro de cogumelo

A marca britânica Stella McCartney é conhecida desde sua fundação por ter pilares na sustentabilidade e veganismo, não utilizando peles de animais em suas peças, optando por couros veganos. Em Maio de 2022, deu um passo muito importante no quesito inovações ecológicas ao anunciar o lançamento de uma bolsa confeccionada com couro de cogumelo.

Batizada de Frayme, o modelo é feito à base do tecido Mylo, criado em parceria com os laboratórios MycoWorks e Bolt Threads. Fabricada na Itália por artesãos formados para trabalhar com o novo material, seu design é inspirado na icônica bolsa Falabella, e inclui uma alça de corrente de alumínio reciclável de grandes dimensões que envolve a bolsa, além de um medalhão de zamac. A Frayme será uma edição limitada, com exemplares numerados de 1 a 100.

Bolsa Frayme Stella McCartney. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @stellamccartney)
Bolsa Frayme Stella McCartney. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @stellamccartney)

Prada, Alexander McQueen e Emporio Armani – Matérias primas recicladas

As marcas Prada, Emporio Armani Alexander McQueen resolveram inovar em suas escolhas de matérias primas, dando preferência àquelas recicladas. A primeira está usando Econyl, um nylon reciclado feito à partir de redes de pesca abandonadas em diversas peças e tem como objetivo eliminar o nylon virgem de sua cadeia produtiva ainda em 2022.

Já a grife britânica está utilizando poliéster reciclado – conhecido como poly faille – em seus vestidos. Enquanto a Emporio Armani elegeu usar materiais reciclados e fibras regeneradas de couro em suas coleções.

Acessórios Prada confeccionados com Econyl. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)
Acessórios Prada confeccionados com Econyl. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)

Impacto de sites de Second Hand

Por mais que sites de artigos second hand não sejam marcas, eles são grandes contribuintes para um futuro mais sustentável e possuem a sustentabilidade como um de seus principais pilares. Segundo um relatório de 2022 do site americano ThredUp, o mercado de segunda mão é um dos que mais cresce no momento, sendo esperado um crescimento de 24% em 2022.

Ainda segundo o relatório, graças ao grande crescimento do mercado second hand, os consumidores estão cada dia mais praticando uma economia circular e conseguem reconhecer que suas ações podem ter grande impacto no meio ambiente. Este tipo de consumo e prática de negócio ajuda a diminuir as emissões de carbono, o desperdício de peças e tecidos e o uso excessivo de matérias primas.

Além disso, o mercado second hand está trazendo mais consciência sustentável ao público em geral. De acordo com a ThredUp, 56% dos consumidores acham que as marcas devem ter um papel maior na redução do impacto ambiental da indústria da moda.

O que achou destas inovações de marcas de luxo e sobre o impacto do mercado second hand no meio ambiente? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre maneiras de criar looks elegantes com peças básicas

5 Maneiras de Criar Looks Elegantes com Peças Básicas

Foi-se o tempo de dizer que produções com peças básicas eram simples, sem graça e que não poderiam ser estilosas! Com o minimalismo (e seu lema de que menos é mais) em alta há alguns anos, estas produções se tornaram mais frequentes entre as fashionistas! Existem diversos truques e maneiras de transformar completamente um look…
capa post bolsas em alta que você encontra no eú

Loewe e On Running lançam nova coleção cápsula!

A Loewe é uma marca de luxo espanhola que tem o artesanato como essencial. Conquistou celebridades e fashionistas ao redor do mundo com sua centenária e rica história repleta de criações exclusivas e desejadas como bolsas e artigos de couro. Ao longo dos mais de cem anos, a qualidade, os designs únicos e a exclusividade…
capa do post sobre a nova it bag da prada

Super Sale: 5 Bolsas de Marcas Italianas para Aproveitar!

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…

Flávia Alessandra usa Vestido Maison Alaia

Se você já se questionou quem são as celebridades adeptas da moda circular, saiba que a atriz e fashionista brasileira, Flavia Alessandra, é uma das mulheres que estão sempre apostando em peças do Etiqueta Única, o maior portal second hand da América Latina. Em suas redes sociais, a atriz exibiu uma de suas últimas escolhas:…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa do post sobre parceria dior e parley for the oceans

Dior lança coleção cápsula com a Parley for the Oceans

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa do post sobre melhores oportunidades chanel

As Bolsas Clássicas atemporais para investir na Super Sale

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Top 5 Sapatos Masculinos de Luxo na Super Sale!

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem emergido: a crescente demanda por sapatos masculinos de luxo nos brechós e portais second hand especializados em grifes famosas. A busca por peças exclusivas e de qualidade é uma constante, e isso também se estende aos homens. Essa tendência não apenas reflete uma mudança no comportamento de consumo,…
capa do post sobre bolsas para trabalhar na super sale

Modelos de bolsas para Trabalhar que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…

Revelado mais um Embaixador da Dior: Louis Garrel!

Desde sua fundação em 1946, a maison Dior tem sido referência em bolsas e outros artigos de luxo. Com um legado que atravessa décadas, a marca continua a surpreender, expandindo sua lista de embaixadores famosos. Recentemente, a notícia da adição de Louis Garrel ao seu seleto time de representantes masculinos causou alvoroço no mundo da…
capa do post sobre sapatos de luxo para investir na super sale

4 Sapatos de Luxo para investir na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…