Marcas de Luxo e as Coleções Cápsula Masculinas
O mundo da moda é conhecido por suas diversas coleções ao longo do ano, conhecidas como sazonais. Porém, ao longo dos anos, coleções cápsulas começaram a ganhar bastante força com marcas de luxo, que usam elas não apenas para incentivar mais vendas entre as temporadas mais importantes, mas também parar criarem algo diferente e mais exclusivo.
Confiram mais sobre as coleções cápsulas feitas por marcas de luxo do momento:
O que é uma coleção cápsula?
Como é de conhecimento geral, a moda é composta de coleções sazonais, geralmente sendo Primavera/Verão e Outono/Inverno, que são consideradas as principais do calendário. Porém, entre elas, existem as coleções cápsulas, que nada mais são do que coleções entre cada temporada.
Entretanto, elas possuem uma característica específica: geralmente são assinadas por celebridades, estilistas famosos, frutos de parcerias entre diferentes marcas ou são produzidas em escalas menores dos que as tradicionais, fazendo delas algo mais exclusivo.
Parceria Louis Vuitton x NBA
A Louis Vuitton é uma das marcas de luxo mais conhecidas por fazer parcerias e também coleções cápsulas com grandes nomes e marcas (sendo a colaboração com a Supreme uma das de maior sucesso e reconhecimento da maison francesa).
Anunciada na segunda semana de Outubro, a nova parceria da Louis Vuitton para uma coleção cápsula masculina é nada menos do que com a NBA (National Basketball Association), a Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos. Concebida pelo diretor criativo da linha masculina da maison, Virgil Abloh, a coleção faz parte de uma parceria de três anos entre a Louis Vuitton e a NBA (que teve o time Los Angeles Lakers coroado como campeão da temporada 2020).
O início das vendas se dará no dia 20 de Novembro e irá contar com peças para um guarda roupa completo que está dividido em três divisões: Viagens e Trânsitos (com peças mais casuais e despojadas), Chegadas de Jogos (peças como jaquetas de couro com capuz, calças jeans como monograma e camisetas) e Conferências de Imprensa (com peças formais, como peças em alfaiataria e camisas) , cada uma delas possuindo artigos de vestuário, calçados e acessórios que serão produzidos em um número limitado.
“As musas da moda não são previsíveis. As ideias de luxo podem ser encontradas tanto no mundo esportivo e em seus campeões, como nas formas tradicionais de arte. Esta coleção celebra a contribuição cultural do basquete e dos seus diversos personagens, e a ideia de relacionabilidade como uma força de unidade nos dias de hoje”, disse Virgil no comunicado de imprensa.
Coleção Giuseppe Zanotti
Outra marca que apostou em uma coleção cápsula masculina este ano, foi a Giuseppe Zanotti, conhecida marca de calçados italiana. Porém, a coleção não girou em torna de seus famosos calçados, mas sim em uma coleção de roupas confortáveis.
Batizada de “Living Room” a coleção consiste em camisetas, moletons e calças com cordão, que são peças que geralmente usamos bastante em casa. Todos os itens são fabricados na Itália usando algodões hipoalergênicos da mais alta qualidade.
Toda a coleção foi criada em uma paleta de cores bem restrita e discreta, consistindo em peças peças pretas com detalhes em dourado, que incluem o logo da marca bordado e outros detalhes metálicos. O início das vendas se deu em Agosto desde ano, em um primeiro momento com uma linha de camisetas, e o restante das peças foram disponibilizadas ao longo do mesmo mês no site da marca.
“Durante meu tempo livre em quarentena, me vi vestindo agasalhos. Isso me fez pensar: por que eu não faria o meu, exatamente como eu queria, exatamente nos materiais que eu mais gostava? Sinto que é um momento em que queremos olhar para a essência das coisas, quando desejamos peças duradouras que possamos uma vez ou outra”, contou Zanotti em uma entrevista ao site WWD.
O que acharam das coleções? Qual a sua favorita? Nos conte nos comentários!