capa do post sobre maneiras de praticar o consumo consciente
|

Maneiras de Praticar o Consumo Consciente!

É comemorado no dia 15 de Outubro, o Dia do Consumo Consciente. A data, criada em 2009, foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente para despertar a consciência do público para os problemas socioambientais que os padrões atuais de consumo estão causando no meio ambiente atualmente.

A data comemorativa busca alertar para o fato de que um produto ou serviço deve minimizar o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, a emissão de poluentes e a geração de resíduos. Mas, você sabe formas de praticá-lo no mundo da moda?

Confiram abaixo diferentes maneiras de praticar o consumo consciente:

Dar prioridade para adquirir peças second hand

Uma das maneiras mais fáceis de praticar o consumo consciente e ajudar na moda circular é priorizar a compra de peças second hand! Você não apenas ajuda a evitar que peças sejam descartadas e criem um nível excessivo de lixo, mas também prolonga sua vida útil.

Além disso, você também pode encontrar artigos de coleções antigas ou de colaborações limitadas que não são mais fabricadas! O Etiqueta Única é uma ótima opção se você procura peças second hand das melhores marcas de luxo do mundo.

Uma das principais maneiras de praticar o consumo consciente é dar preferência para peças second hand na hora de comprar.
Uma das principais maneiras de praticar o consumo consciente é dar preferência para peças second hand na hora de comprar.

Organizar seu guarda-roupa regularmente

Organizar o armário regularmente é outra maneira de praticar o consumo consciente sem precisar de muito esforço! Esta é uma maneira muito eficiente de perceber quais peças você realmente usa frequentemente e aquelas que estão paradas nele há muito tempo e talvez não se encaixem mais no seu estilo atual ou não sirvam mais.

Organizar seu guarda-roupa regularmente é uma ótima maneira de perceber quais peças não são usadas frequentemente. Clique na imagem e saiba como desapegar de peças de luxo que você não usa mais!
Organizar seu guarda-roupa regularmente é uma ótima maneira de perceber quais peças não são usadas frequentemente. Clique na imagem e saiba como desapegar de peças de luxo que você não usa mais!

Desapegar de peças que não usa mais

Nos trazendo para a terceira maneira de praticar o consumo consciente: o desapego de tudo aquilo que você não usa mais e que está estacionado no armário há muito tempo e que já não se encaixa mais no seu estilo pessoal atual.

Esta é uma prática que vem se tornando muito popular nos últimos anos e se tornou essencial para se evitar o desperdício na indústria da moda e fazer com que peças sejam descartadas ou fiquem paradas. Como falamos no primeiro item, esta prática ajuda a manter os itens em circulação e prolonga sua vida útil. Tem interesse em desapegar de suas peças de luxo e quer fazer isso no conforto da sua casa? Saiba como desapegar com o Etiqueta Única!

Desapegar de peças que estão paradas no armário é uma das maneiras mais populares de praticar o consumo consciente! Clique na imagem e saiba como vender suas peças de luxo no Etiqueta Única sem sair de casa!
Desapegar de peças que estão paradas no armário é uma das maneiras mais populares de praticar o consumo consciente! Clique na imagem e saiba como vender suas peças de luxo no Etiqueta Única sem sair de casa!

Priorizar peças que possuam maior durabilidade

Na hora de adquirir novas peças, uma das primeiras prioridades de quem pratica o consumo consciente é dar preferência por aquelas que tenham uma longa vida útil, em vez de peças que só serão usadas uma vez ou que vão se desgastar na primeira lavagem.

Evitar o consumo desenfreado de roupas nos possibilita ter um guarda-roupas compacto, funcional e mais sustentável.

Comprar produtos novos que tenham maior durabilidade é uma maneira mais sustentável de adquirir peças novas.
Comprar produtos novos que tenham maior durabilidade é uma maneira mais sustentável de adquirir peças novas.

Conheça a origem das peças que você consome

Se você pretende adotar o caminho do consumo consciente de roupas, faça uma breve pesquisa e descubra qual é a matéria-prima utilizada e qual foi o processo por trás da produção da peça que pretende comprar. Quanto mais conhecimento você tiver, mais acertada será sua escolha.

Muitos podem não saber, mas saber a origem de suas peças é uma maneira de praticar o consumo consciente!
Muitos podem não saber, mas saber a origem de suas peças é uma maneira de praticar o consumo consciente!

Você já pratica alguma destas maneiras de consumo consciente? Atualmente é mais do que mudarmos nossos hábitos de consumo para protegermos o planeta.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre acessórios que dão up em qualquer visual

Acessórios que dão um Up em Qualquer visual

Os acessórios são itens muito importantes de qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. No entanto, existem alguns que são capazes de dar um up instantaneamente no visual sem precisar de muito esforço. Sejam eles…
capa do post sobre peças chanel para aproveitar na super sale

As bolsas Chanel para presentear no Dia dos Namorados

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Dior: Como a marca francesa alcançou tamanha fama e desejo?

No universo da moda, poucas marcas têm o mesmo prestígio e importância da Dior. A grife francesa fundada em 1947 é atualmente comandada com maestria pela estilista Maria Grazia Chiuri na linha feminina e Kim Jones na masculina, e permanece como uma das etiquetas de luxo mais amadas e disputadas do mundo. Mas qual é…
capa do post de bolsas louis vuitton perfeitas para trabalhar

Dicas de autenticidade de bolsas Louis Vuitton!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Best of Cartier para o Dia dos Namorados

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…
capa do post sobre a nova exposição da Prada

Dia dos Namorados: 4 Bolsas Prada para emocionar!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…

Dia dos Namorados: 4 Tênis Masculinos que são Presentes Infalíveis!

O Dia dos Namorados está se aproximando e, como de costume, a pergunta que não quer calar volta a assombrar muitos corações apaixonados: qual presente masculino mais agrada aos homens? Por alguma razão, encontrar o presente perfeito para os companheiros pode ser uma tarefa árdua, uma verdadeira caça ao tesouro onde o “X” parece se…
capa do post sobre comfy shoes para usar o ano todo

5 modelos de comfy shoes para usar o ano todo!

Por muitos anos, era quase mandatório as mulheres sacrificarem-se em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas este pensamento está mudando e cada vez mais o conforto e comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo e a beleza…
capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…