JW Anderson: Conheça a História do Estilista Queridinho do Momento
Se você está antenado no mundo da moda, certamente já ouviu falar da badalada marca JW Anderson. A grife homônima fundada por Jonathan William Anderson, conquistou seu lugar no mundo fashion com suas criações contemporâneas e divertidas, que desafiam as normas de gênero e o conceito de luxo.
Mesmo se você não é tão ligado assim, certamente já deve ter visto uma das mais pôlemicas criações da marca: a Bolsa Pombo. O acessório em formato caricato e nada convencional já foi desfilado com a atriz Sarah Jessica Parker e algumas fahionistas e influenciadoras de moda famosas.
No entanto, não se preocupe. Nesse post vamos apresentar a história do nome por traz de duas baladas marcas da temporada: a JW Anderson e a Loewe. Sim, o talentoso designer está a frente da direção criativa de ambas as etiquetas.
Quem é JW Anderson ?
Jonathan W. Anderson nasceu em uma pequena cidade na Irlanda do Norte em 1984. Primeiramente, pensou em ser ator, mas seu amor e talento pela moda falaram sempre mais alto,já que os figurinos de peças de teatros e filmes provocavam distração chamando toda a sua atenção.
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Seguindo os passos de outros estilistas contemporâneos famosos como Stella McCartney e e Alexander Mcqueen, Anderson buscou uma formação acadêmica na área e estudou moda masculina na renomada London College of Fashion.
Apesar do enorme sucesso atual, a história da marca começou em 2008, quando o designer lançou sua primeira coleção masculina.
Com a sua estética andrógina e provocante, a Jw Anderson chamou a atenção dos especialistas da área desde o início, e não demorou muito para que a grife se estabelecesse como uma das mais promissoras da moda.
Dois anos depois, em 2010, a grife homônima deu um passo adiante e introduziu a moda feminina em sua linha. Essa expansão permitiu que a label explorasse ainda mais a relação entre masculino e feminino, criando peças que desafiavam as convenções de gênero.
Inclusive, o grande reconhecimento da mídia, veio por conta da sua abordagem não-binária, apresentando shorts com babados e camisas transparentes em suas coleções masculinas, que questionavam os estereótipos mais convencionais.
Entre suas criações mais desejadas destaca-se a Bolsa Pierce JW Anderson , que apresenta uma forma estruturada e um detalhe de argola perfurada, tornando-a instantaneamente reconhecível em qualquer lugar do mudo, mesmo sem nenhum logotipo. Além de ser símbolo de uma moda moderna de luxo.
O sucesso de JW
É inegável que a marca JW Anderson conquistou um sucesso impressionante ao longo desses anos. Com suas criações ousadas, a marca se destacou por desafiar as normas de gênero e apresentar uma estética andrógina única.
Mas é importante ressaltar que o próprio estilista e fundador da etiqueta, evita rotular sua moda como “unissex” ou “andrógina”. Anderson, prefere ver suas roupas como escolhas individuais, em vez de limitá-las a uma divisão binária. Sua visão ousada e inovadora conquistou uma base de fãs leais, incluindo celebridades como Alexa Chung, Pixie Geldof, Rihanna e Rita Ora.
Além do reconhecimento de celebridades e influenciadores, o estilista também recebeu diversas premiações ao longo de sua carreira. Por exemplo, o British Fashion Council e o prêmio LVMH.
Em 2013, inclusive, o conglemerado de luxo LVMH adquiriu uma participação minoritária na JW Anderson, ao mesmo tempo em que nomeou o fundador como diretor criativo da tradicional marca espanhola Loewe, também pertencente ao grupo.
E Jonathan não parou por aí e continuou sempre inovando. Ele já fez parcerias com outras grifes famosas, como a japonesa Uniqlo e a marca de óculos Persol. Além disso, JW se aventurou no mundo dos NFTs, realizando um leilão em parceria com a Xydrobe e explorando as fronteiras do mundo digital.
O estilista também já fez uma colaboração de sucesso com a Versus, a segunda linha da Versace, e virou queridinho da própria Donatella Versace. A icônica figura da moda o comparou com o seu falecido irmão, Gianni, fundador da tradicional grife italiana que leva o sobrenome da família.