Capa do post sobre a história de Jimmy Choo

Conheça a Jimmy Choo – marca referência em calçados de luxo

A marca Jimmy Choo possui os calçados mais requintados do mundo fashion. Contando com materiais de primeira qualidade, como seda e couro de crocodilo, por exemplo, e detalhes incríveis, como fivelas de Swarovski, esses sapatos se tornam verdadeiros itens de luxo e sonhos de consumo.

As principais adeptas dos sapatos Jimmy Choo são as celebridades, que veem na marca uma grande queridinha. Sua presença é obrigatória nos tapetes vermelhos e chamam atenção por onde passam. Esses itens já ganharam referências importantes em produções, como músicas da Beyoncé e até mesmo em filmes, como no sucesso “O Diário Veste Prada”.

Você conhece a história da fundação dessa marca de luxo? Confira a seguir!

Jimmy Choo – Uma história de requinte e elegância

Nascido em 1948 na cidade de George Town, na Malásia, Jimmy Choo Yeang Keat é um designer de sapatos que faz grande sucesso por meio da sua marca de calçados. Jimmy é filho de um sapateiro chinês, e aos 11 anos já havia aprendido o ofício do pai e desenhava calçados para sua mãe.

Jimmy se mudou para a Inglaterra para estudar design de calçados no Cordwainers Technical College, atualmente chamado de London College of Fashion. O artista se especializou em fazer sapatos artesanais a partir de tecidos acetinados, e com isso conseguiu conquistar uma pequena clientela para a qual produzia sapatos sob encomenda.

Jimmy Choo.

Com seu ateliê localizado no East End, Jimmy conseguiu uma cliente um tanto quanto especial: a princesa Diana. Ela veio a se tornar um grande ícone da moda devido aos seus looks inspiradores, compostos por itens especiais e únicos.

Jimmy produzia peças preciosas para ela, que sabia combiná-las perfeitamente com seus looks. Os itens feitos por Jimmy Choo já eram compostos, nessa época, por pedras e cristais, demandando certa personalidade e elegância para saber harmonizá-los com outras peças de vestuário.  

Em 1988, a marca foi contemplada com um editorial na revista Vogue, que explorou todo o seu design sofisticado e a qualidade extraordinária dos seus calçados. Com reconhecimento de tamanha importância, Jimmy se tornou o principal responsável pela produção de calçados de socialites e celebridades internacionais.

Oficialização da marca

Ao conhecer Tamara Mellon em 1996, foi estabelecida uma sociedade entre o designer de calçados e a editora de acessórios da revista Vogue britânica que, finalmente, oficializou a marca Jimmy Choo.

Uma fábrica e um escritório da marca foram abertos na Itália para a produção de sapatos, e a partir de então jornalistas de moda de todo o mundo passaram a se interessar pelo império que começava a ascender.

https://www.instagram.com/p/B6tERr2Ctsi/

A primeira loja da marca foi inaugurada em 1997, em Knightsbridge, uma das áreas comerciais mais sofisticadas em Londres. Quatro outras unidades foram inauguradas logo em seguida na capital inglesa: em New Bond Street e Draycott Avenue e dentro das lojas de departamento Selfridges e Harvey Nichols.

O sapato nas telonas

Carrie Bradshaw, personagem de Sarah Jessica Parker em “Sex and the City”, contribuiu muito para a consagração e fama da grife de calçados. Fascinada por moda e sapatos, a personagem foi responsável por fazer com que o nome Jimmy Choo se tornasse uma referência.

https://www.instagram.com/p/B0igDNgAQ5Y/

A partir de então o sucesso passou a ser algo inevitável, já que Tamara foi capaz de transformar a marca em um ícone mundial de luxo no segmento de calçados. Os sapatos Jimmy Choo passaram a ser reconhecidos e procurados em todo o mundo. Outro marco importante para a marca foi a inauguração da primeira loja americana, localizada em Beverly Hills.

A primeira coleção de botas

Em 2001, a Jimmy Choo lançou a sua primeira coleção de botas. O sucesso diante dessa inovação foi tanto que levou à inauguração de outras lojas em território americano, localizadas em cidades-chave como Los Angeles, Las Vegas e Nova York.

https://www.instagram.com/p/B5-t-tsi8h4/

Foi questão de tempo até novas lojas serem abertas em Madri, Bangkok, Dubai e Tóquio, entre outras cidades estratégicas ao redor do globo.

Jimmy Choo foi condecorado em 2002 pela Rainha Elizabeth II, com uma ordem da cavalaria britânica em reconhecimento dos seus serviços para a indústria do calçado e da moda do Reino Unido.

Dois anos mais tarde, em 2003, a marca lançou sua primeira coleção de bolsas, ampliando ainda mais o leque diverso de produtos. Em 2005 mais uma loja importante foi inaugurada, dessa vez na Avenue Montaigne, em Paris, considerada uma das ruas de moda mais sofisticadas do mundo. Com arquitetura e decoração inspirada nos anos 40, a boutique chama atenção pelo seu charme e delicadeza.

A polêmica sobre as vendas

Desde a sua fundação, a marca já foi vendida três vezes. Em uma delas, o próprio Jimmy Choo saiu da empresa, embolsando 20 milhões de libras. Isso aconteceu em 2001, quando então Robert Bensoussan e demais administradores da grife iniciaram um intenso trabalho de expansão da marca. Isso resultou na inauguração de 26 lojas no curto período de três anos.  

Em 2004, o fundo de investimento Phoenix Equity Partners foi o responsável por comprar grande parte das ações da empresa. Posteriormente, em 2007, a grife foi vendida novamente, dessa vez para o fundo inglês Tower Group Capital, pelo valor de 185 milhões de libras.

https://www.instagram.com/p/B6V5GsPqLNa/

Foi nesse momento que a grife passou a investir em novos planos, dessa vez envolvendo o lançamento de acessórios em couro, como carteiras e cintos, que foram disponibilizados para venda em 2006. No ano seguinte a Jimmy Choo lançou a sua primeira coleção de óculos, e em 2010 a sua primeira coleção de tênis femininos.

Em 2011 foi a vez do público masculino ser privilegiado com o lançamento da primeira coleção da Jimmy Choo de sapatos para homens. Nesse mesmo ano, a grife lançou também a sua primeira linha de perfumes.

O perfume masculino veio um pouco mais tarde, em 2014.

https://www.instagram.com/p/B6Flf0zqH2i/

Dessa maneira, a grife consegue atender uma demanda cada vez maior de seguidores e fãs da marca, disponibilizando uma diversidade incrível de produtos de alta qualidade.

Os dias atuais de Jimmy Choo

A atual designer da marca é Sandra Choi, sobrinha de Jimmy. Ela foi responsável por buscar um caminho mais ousado para a marca, produzindo coleções mais despojadas e jovens, sem deixar de lado a qualidade e o perfeccionismo buscados pelo estilista.

https://www.instagram.com/p/B6D3kXGqXHu/

Sandra soube aplicar como ninguém a essência de Jimmy Choo nos calçados produzidos em larga escala, possibilitando combinações contemporâneas unidas a elementos clássicos. Não é a toa que a marca registrada da grife é sua harmonia entre estilo, personalidade e requinte.

Atualmente, uma das linhas que mais chamam a atenção dentre os produtos oferecidos pela Jimmy Choo é a 24:7, lançada em 2010. Seu conceito apresenta calçados para serem usados 24 horas por dia, sete dias por semana.

Há também a coleção de sapatos para noivas, que é puro charme! Quem não gostaria de usar um legítimo Jimmy Choo para tornar ainda mais especial um dia tão marcante?

15 anos da marca

Para comemorar o aniversário de 15 anos da Jimmy Choo, foi lançada em 2011 uma coleção composta por 15 sapatos ícones da marca, trazendo de volta itens que marcaram a sua história. Entre os selecionados estão calçados como o Feather, que a personagem Carrie perde em um dos episódios de “Sex and the City”, e a sandália Macy, um dos modelos clássicos mais queridinhos pelas fãs da grife.

https://www.instagram.com/p/B3msObYIi6G/

Em 2014 foi lançado o serviço Made To Order, através do qual é possível que seus clientes optem pela customização de alguns modelos de sapatos. Essa novidade foi importante não só por criar uma opção de oferta mais personalizada para os seus clientes, mas também foi crucial para melhorar o posicionamento de luxo da marca.

Esse serviço exclusivo e especial oferece sapatos customizáveis com opções variáveis de materiais, cores e até mesmo altura do salto, à escolha do cliente. E não para por aí: ainda é possível decorar o seu par de sapatos com um monograma com as iniciais de sua escolha.

https://www.instagram.com/p/B1T65_DA4UU/

A distribuição limitada aos pontos de venda dos calçados, bolsas e acessórios produzidos pela marca é um dos principais segredos para manter o luxo e a exclusividade dos produtos Jimmy Choo.

Também não é à toa a escolha da empresa pelas localizações mais privilegiadas no mundo da moda para posicionar suas lojas próprias. Isso tudo ajuda a conferir à grife um status elevado, ao lado de outros grandes nomes da moda, como Prada e Dior.

Os calçados continuam sendo o carro-chefe da empresa, e seus valores podem variar bastante de um modelo a outro, oscilando entre 450 a 2 mil dólares. Mesmo sempre visando a inovação e a surpresa de seus clientes, a Jimmy Choo é uma das poucas marcas capazes de harmonizar a contemporaneidade com a sensualidade e elegância clássica requeridas em looks refinados.

https://www.instagram.com/p/BzDuWAsgTGL/

Estando sempre associada a imagem de grandes estrelas reconhecidas internacionalmente como Cameron Diaz, Madonna e Catherine Zeta-Jones, Jimmy Choo tem sido capaz de se manter como uma das marcas preferidas de estilistas e mulheres cosmopolitas que buscam seguir a moda de luxo. Sua presença é frequente em meio a eventos de premiações, tais como o próprio Oscar.

A marca ao redor do mundo

Atualmente, a Jimmy Choo possui mais de 210 lojas, espalhadas em cerca de 50 países ao redor do globo.

Recentemente a loja da Madison Avenue, em Manhattan, passou por uma grande ampliação, transformando-se na maior unidade da Jimmy Choo em todo o mundo. Se você é apaixonada(o) pelo mundo fashion, eis um lugar incrível para incluir no seu trajeto quando visitar a cidade de Nova York.

Loja de Jimmy Choo

Atualmente, a França é o segundo maior mercado da marca inglesa, ficando atrás apenas do Reino Unido. Mais recentemente, foram inauguradas lojas Jimmy Choo também na Arábia Saudita, Hong Kong, Macau e Pequim.

Em 2014, mais um grande avanço foi feito pela empresa de luxo, que abriu capital na Bolsa de Valores com o objetivo de ampliar ainda mais a sua expansão global.

Jimmy Choo no Brasil

No Brasil, é possível encontrar os itens da grife em sua boutique localizada no shopping Cidade Jardim, em São Paulo, que fora inaugurada em 2010.

 

A popularidade da grife é tanta hoje em dia que deu espaço a uma curiosidade peculiar. Nas casas de bingo da Inglaterra, o número 32 (thirty-two) é comumente cantado junto com o nome da marca, formando assim uma rima.

O lucro da empresa chegou a 802 milhões de libras em 2017, que atualmente emprega cerca de 1.280 funcionários ao redor do mundo. A Jimmy Choo possui oito coleções anuais, e uma revista bimestral que coincide com o lançamento das suas coleções principais.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Louis Vuitton inaugura seu primeiro café nos EUA!

Marcas de moda de luxo são símbolos de status e estilo de vida, mas, o que muitos não sabem é que muitas delas ocupam diversos segmentos que vão além do mundo da moda, como beleza e home décor. Diversas casas conhecidas e de sucesso estão apostando também no ramo alimentício, abrindo seus próprios estabelecimentos, sejam…
capa do post sobre bolsas de luxo que são imperdíveis na semana do consumo consciente

As Bolsas de Luxo para investir no Black Month do EÚ

Peças de marcas de luxo, sejam elas roupas, calçados, bolsas e principalmente jóias possuem um valor naturalmente bem elevado, sendo considerados por muitas pessoas verdadeiros investimentos, já que muitos itens acabam se valorizando a cada ano, já que existem aumentos de preços anuais, principalmente na categoria de bolsas. Cada grife possui uma extensa gama de…
Saiba quem é embaixadora da Celine, marca de luxo francesa.

A Nova Embaixadora da Celine: Conheça Suzy Bae!

Se você já se questionou quem é embaixadora da Celine, essa curiosidade termina agora. A marca francesa de luxo, conhecida por seu estilo minimalista e atemporal, anunciou recentemente Su Ji Bae, mais conhecida como Suzy, como sua nova embaixadora global. A cantora e atriz sul-coreana declarou estar “emocionada” por assumir o papel em uma “marca…
Modelos clássicos de bolsas da Bottega Veneta na Black Friday 2024 para investir como primeiro acessório de luxo.

Bottega Veneta na Black Friday: 4 Bolsas Clássicas para Investir!

Se você está em busca do primeiro acessório de luxo para investir nesta Black Friday, as bolsas clássicas da Bottega Veneta podem ser uma excelente escolha. Fundada em 1966 em Vicenza, a grife italiana é mundialmente reconhecida por seu artesanato impecável e design atemporal, caracterizados pela técnica exclusiva de trançado em couro, conhecida como Intrecciato….
capa do post sobre acessórios para apostar no black month

Os Acessórios para investir neste Black Month!

Novembro já está entrando na sua metade final e ele não é apenas marcado pela chegada das temperaturas altas e a aproximação do verão, mas também pela maior ação da história, e também a mais esperada do ano, do Etiqueta Única: o Black Month. No esquenta para a black friday e para o cyber monday,…
capa do post sobre maxi bags na summer sale

MAXI LOVE! 5 Bolsas Maxi para investir no Black Month

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre bolsas valentino para investir

4 Marcas Italianas Imperdíveis no Black Month

O mercado de luxo é um dos setores que mais movimenta dinheiro na economia mundial anualmente, sendo este valor na casa dos bilhões. Quando pensamos no nicho de moda, as primeiras marcas que vem na mente de milhares de pessoas são Gucci, Prada e Fendi, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem…
capa do post sobre bolsas fendi na super sale

5 It Bags Queridinhas pelas Fashionistas no Black Month

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
Tênis mais clássicos da marca Louis Vuitton na Black Friday 2024.

Os Modelos de Tênis Clássicos da Louis Vuitton na Black Month!

A Louis Vuitton é amplamente reconhecida por suas bolsas e malas icônicas, mas a grife francesa também se destaca com grande prestígio no mundo dos tênis de luxo. Combinando sua expertise em design com o DNA de elegância e tradição, a etiqueta fundada em 1854 tem investido em modelos de sneakers que se tornaram verdadeiros…
capa do post sobre bolsas de marcas italianas para se ter

As Bolsas para trabalhar no Black Month do EÚ

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
capa do post de combinações com scarpin

5 Combinações com Scarpin para se inspirar!

Quando pensamos em sapatos de salto alto, o scarpin é um dos primeiros que vem na nossa mente, certo? Uma escolha clássica e certeira, este é um modelo de sapato que nunca sai de moda e vem sendo usado por mulheres há muitas décadas. O scarpin é um calçado tradicional e que deixa qualquer look…
capa do post sobre malas de viagem louis vuitton no black month

3 Malas de Viagem Louis Vuitton que você encontra no Black Month

Quando pensamos na icônica marca de luxo francesa Louis Vuitton, alguns dos primeiros produtos que vêm a mente sãos suas clássicas bolsas, como a Speedy, Neverfull e Alma. Mas, muitos podem não saber que foram os artigos de viagem da maison os responsáveis por fazerem com que ela fosse reconhecida mundo afora e ser o…