Ícone fashion Jane Birkin morre aos 76 anos
Jane Birkin foi uma atriz e cantora de sucesso nos anos 60, e infelizmente no último domingo (16/07), ela foi encontrada sem vida em sua casa em Paris. O legado que ela deixou na moda é irrefutável, inspirando uma das bolsas mais icônicas que já existiu, a Birkin. Sendo assim, conheça mais da história desse ícone fashion e como ela inspirou a bolsa mais cara do mundo.
Confira, ícone fashion Jane Birkin morre aos 76 anos:
Sua trajetória de vida
Jane Birkin é uma renomada atriz, cantora e ícone da moda britânica que se tornou uma figura icônica na cena cultural dos anos 60 e 70. Nascida em 14 de dezembro de 1946, em Londres, Inglaterra, ela é mais conhecida por sua parceria musical e relacionamento com o cantor francês Serge Gainsbourg.
Birkin começou sua carreira como atriz, estreando no filme “The Knack… and How to Get It” (1965), dirigido por Richard Lester. No entanto, seu trabalho chamou a atenção e ela rapidamente se tornou uma figura popular no cenário cinematográfico britânico. Ela estrelou em vários filmes ao longo dos anos, incluindo “Blow-Up – Depois Daquele Beijo” (1966), dirigido por Michelangelo Antonioni, e “Slogan” (1969), no qual contracenou com Serge Gainsbourg.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Sendo assim, o casal iniciou um relacionamento que durou 13 anos. Em 1969, Birkin e Gainsbourg lançaram a polêmica canção “Je t’aime… moi non plus”, que se tornou um sucesso internacional. A música provocou controvérsia devido à sua letra explícita e às vocalizações sensuais de Birkin. A canção foi banida em alguns países, mas ainda assim alcançou grande popularidade. Porém, Gainsbourg tinha problemas com a bebida e Jane o deixou em 1981.
Contudo, ao longo de sua carreira, Jane Birkin recebeu vários prêmios e homenagens, incluindo o César de Melhor Atriz Coadjuvante em 1986, pelo filme “Leave All Fair”. Ela também é uma ativista comprometida com causas humanitárias e ambientais.
Como ela inspirou a bolsa Birkin da Hermès
A bolsa Birkin da Hermès é uma das mais emblemáticas peças do mundo da moda. Quem trouxe a inspiração da bolsa foi Jane Birkin, no qual batizou o nome da peça. Sendo assim, tudo começou em um voo nos anos 80 quando Jane teve um acidente no avião e toda sua bagagem caiu de sua bolsa. Para a “sorte” de Jane, quem estava sentado do seu lado era Jean-Louis Dumas, diretor executivo da Hermès.
Dumas observou tudo que aconteceu e ela expressou sua frustração com a falta de bolsas que atendessem às suas necessidades. O diretor da marca ficou impressionado com sua sinceridade e autenticidade da artista. Portanto, em um saquinho de papel no avião ele projetou o que seria a bolsa Birkin junto de Jane.
A bolsa Birkin é um modelo que nasceu para ser prático, durável e elegante, apresentando um design clássico, porém contemporâneo ao mesmo tempo. Confeccionada com materiais de alta qualidade e um fecho exclusivo, a peça se tornou símbolo de status e luxo.
Jane Birkin não recebia royalties pela bolsa, mas foi uma das principais embaixadoras da marca Hermès. Foi muito vista usando a bolsa que leva seu nome e sua grande influência no mundo da moda e a relação duradoura que ela tinha com a Hermès, contribuíram para o status icônico da bolsa Birkin.
Contudo, o Ícone fashion Jane Birkin morre aos 76 anos deixando um legado na moda e na cultura europeia.
Confira também: A história por trás dessas peças clássicas