capa do post sobre dicas de autenticidade chanel
|

Higienização de peças de luxo: Como limpar corretamente suas peças?

Peças de luxo possuem um valor bem elevado, fazendo com que elas sejam um grande investimento para muitas pessoas. Seja uma bolsa, um sapato, uma peça de vestuário ou até mesmo um acessório, todos são artigos delicados e que necessitam de grande cuidado tanto na higienização quanto no armazenamento.

Imagine só: você adquiriu aquela peça dos sonhos e alguns meses depois um acidente acontece, aparece uma manchinha, um arranhão, uma gota de algum líquido ou uma marquinha apareceu no exterior ou interior dela, fazendo com que você entre em pânico para tentar arrumar. Mas não se preocupe! Até a mais cuidadosa das mulheres já passou por isso e nem tudo está perdido.

Separamos abaixo dicas valiosas de higienização de peças de luxo, para que, caso aconteça um acidente, você saiba o que fazer para deixá-la novinha em folha. Confira abaixo:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Bolsas

Prevenção

Obviamente, a prevenção é a melhor forma de manter sua bolsa em perfeitas condições por mais tempo. É necessário criar o hábito de estar ciente sobre o que está ao redor dela, a fim de prevenir manchas ou danos. Observe onde você está colocando sua bolsa e se existe algum item dentro ou perto dela que não esteja completamente selado, para evitar vazamentos. Também evite ter dentro dela itens afiados ou objetos com pontas.

Outra maneira de proteger sua bolsa é conhecer profundamente o tipo de couro utilizado em sua fabricação. Alguns tipos de couro de alta qualidade e exóticos usados em bolsas Hermès e Chanel, por exemplo, não são resistentes à água.

Por isso, recomendamos manter sua bolsa sempre segura da chuva, mesmo quando o couro for à prova d’água. Além disso, é importante observar a limpeza das mãos: certifique-se de que não há resíduos de cosméticos ou água nos seus dedos, sempre que manuseá-la.

É necessário criar o hábito de estar ciente sobre o que está ao redor da bolsa a fim de prevenir manchas ou danos.
É necessário criar o hábito de estar ciente sobre o que está ao redor da bolsa a fim de prevenir manchas ou danos.

Outra causa comum de dano às bolsas é o atrito com o jeans. Muitas mulheres vestem jeans junto com suas bolsas de marcas de luxo e permitem que a bolsa toque com frequência nesse tecido rígido e abrasivo. Se este contato for constante, o jeans pode causar arranhões ao material da bolsa. Portanto, quando vestir jeans, esteja ciente de que precisa segurar a bolsa longe dele para evitar o atrito.

Limpeza

Limpar a bolsa regularmente é a chave para prolongar sua vida útil e para encontrar pequenos desgastes ou manchas que podem ter ocorrido acidentalmente. O ideal seria inspecionar sua bolsa pelo menos uma vez por semana para identificar pequenos danos e limpá-la apenas uma vez ao mês, já que o excesso de limpeza também pode fragilizar o couro e levar a uma ruptura.

O processo de limpeza da bolsa é muito simples. Use lenços umedecidos (sem álcool, cloro, perfume e de pH neutro) para retirar, suavemente, a sujeira da bolsa, mas sem esfregar! Também não é recomendado utilizar uma toalha molhada para essa limpeza. Se você identificar arranhões ou manchas no material, leia a seção posterior.

Outra parte importante da limpeza regular da bolsa é o cuidado com o seu interior. Para remover poeira e pequenas partículas, utilize um aspirador de pó ou um espanador que absorva a sujeira. Observe também os detalhes metálicos da sua bolsa no processo de limpeza. Alguns modelos são produzidos com metais preciosos, como ouro ou paládio, que devem ser limpos com uma escova bem macia e polidos com uma flanela seca.

Limpar a bolsa regularmente é a chave para prolongar sua vida útil.
Limpar a bolsa regularmente é a chave para prolongar sua vida útil.

Hidrate sempre o couro

Outra dica valiosa na hora de higienizar suas peças de luxo é hidratar o couro, caso ela seja confeccionada neste material. Existem cremes hidratantes específicos para ele, aqui, a dica é usar pouca quantidade e espalhá-lo bem, até que tudo fique homogêneo. O óleo de amêndoas é outra alternativa, este deve ser passado com uma gaze.

O couro da bolsa deve sempre ser hidratado.
O couro da bolsa deve sempre ser hidratado.

Peças em Cashmere

Lave sempre à mão

Na hora de limpar seu suéter ou peça em cashmere, tenha o cuidado de sempre lavá-la na mão, virando a peça do avesso e passando suavemente a água por ela, tendo cautela para não torce-la, evitando que ela perca sua forma original.

Na hora de secá-las, siga o mesmo processo de lavá-la e garanta que a água esteja morna para evitar que as fibras encolham, sempre tomando cuidado para não torce-la para que não distorça o tecido. Em vez disso, enrole-as em uma toalha e aperte bem suavemente para apenas remover o excesso da água. Após isso, desenrole-a e remodele a peça na mão. Após moldá-lo, coloque a peça em cashmere em uma toalha e deixe-a secar naturalmente.

Guarde a peça quando ela estiver 100% seca

Na hora de armazenar a peça, tenha certeza que ela esteja totalmente seca, pois mariposas também amam peças em cashmere! Por isso a necessidade de ter certeza que a peça recém-lavada esteja bem seca antes de colocá-la de volta no armário – é altamente recomendável por diversos especialistas colocar a malha de cashmere em uma sacola com zíper e colocá-las no freezer por 48 horas antes de guardá-las! Isso faz com que mate as larvas e proteja a malha de possíveis ovos de mariposas.

Além disso, evite de pendurar peças confeccionadas neste tecido, pois irá afetar a forma da mesma. Em vez disso, dobre-as e coloque na prateleira.

Suéteres de cashmere. Clique na imagem e confira peças similares!
Suéteres de cashmere.

Jóias preciosas

Diamantes

Sempre limpe-os suavemente e tenha muito cuidado na hora de armazenar. A melhor forma de limpar é encher uma tigela ou caneca pequena com água morna e um pouco de detergente para louça (bem pouco, não precisa exagerar!) e usar uma escova de dentes de cerdas macias para limpar delicadamente o diamante.

Pérolas

Pérolas são delicadas e exigem cuidado na hora de limpar. Use um pano delicado na hora de limpá-las, jamais usando produtos químicos ou detergentes abrasivos. É necessário também tomar o cuidado de deixá-las longe de líquidos, que podem danificar o fio. Quando você usa jóias com pérolas, elas tocam melhor sua pele e absorvem óleos naturais, mas, na hora de guardá-las, deixe-as em um local seco.

Ouro e Prata

Assim como os diamantes, peças em outros também podem ser limpas com água morna e detergente suave. Na hora de secar, deixe-as em uma toalha de papel para que sequem naturalmente.

Já as peças em prata exigem um cuidado diferenciado. Para limpá-las use molho de prata apenas naquelas que não possuam pedras. Caso elas sejam cravejadas de pedras, a melhor maneira é usar um pano prateado especial; você irá poder ver a transferência de oxidação de suas joias para o tecido. Na hora de secar, passe suavemente sob água morna e um pouco de detergente e deixe-as secas em uma toalha de papel.

Cada tipo de pedra tem seu cuidado especial.
Cada tipo de pedra tem seu cuidado especial.

Óculos de Sol

Lave bem as suas lentes

Lavar seu óculos de sol é essencial para que ele esteja sempre limpo. O primeiro passo é molhar as lentes por completo e com bastante cuidado.

Logo após, esfregue, delicadamente, com sabão neutro e água fria. Depois, coloque-os debaixo da água corrente até que todo o sabão tenha sido eliminado, evitando assim, que fique alguma mancha. Para secar, basta passar uma flanela ou um lenço, sem esfregá-lo na lente.

Tenha cuidado com o tecido que escolher

Lavar o lenço que você usa para limpar as suas lentes também é de fundamental importância. O melhor modo de fazê-lo é usar água fria e sabão neutro. Esfregue com delicadeza e deixe-o secar à sombra.

Óculos escuros são delicados e devem ser limpos com cuidado.
Óculos escuros são delicados e devem ser limpos com cuidado.

Estas são apenas algumas dicas valiosas de higienização e conservação de peças de luxo! Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de bolsa mais barata Louis Vuitton

Quanto custa a bolsa mais barata da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre bolsas prada para presentear no dia das mães

Dia Das Mães: 4 Bolsas Prada perfeitas para presentear

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post da primeira peça de luxo para investir

A Primeira Peça de Luxo para Investir

Peças de luxo são conhecidas por possuírem um valor bem elevado, principalmente quando falamos de bolsas. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos são valorizados a cada ano graças ao aumento de preço anual das principais marcas deste nicho. Com tantos modelos de diferentes marcas disponíveis no mercado, que possuem  designs…
capa do post sobre quanto custa bolsa dior bobby

Quanto custa uma bolsa Dior Bobby? Descubra o preço!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…

Conheça a Embaixadora da Miu Miu!

A Miu Miu é uma das marcas mais descoladas e divertidas do mundo da moda, conquistando fashionistas de todas as idades ao redor do mundo com suas criações estilosas e femininas. Desde a sua criação em 1993 por Miuccia Prada, a marca ganhou rapidamente uma legião de fãs fiéis, tornando-se uma das grifes mais importantes…
capa do post sobre peças básicas necessárias de se ter

8 Peças básicas necessárias de se ter!

O mundo moda é feito de tendências que estão sempre indo e vindo como em um ciclo, o que faz com que nosso guarda-roupa sofra mudanças constantes para acompanhar as trends que aparecerem a cada temporada. Porém, existem algumas peças básicas que nunca saem de moda e que são essenciais de se ter no armário….
capa do post de best of louis vuitton black week

4 Novas Bolsas Clássicas Louis Vuitton que toda fashionista deveria ter

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre joias para presentear no dia das mães

5 Joias para presentear sua mãe no Dia das Mães

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Existem algumas marcas do ramo de luxo que se tonaram…
capa do post sobre desfile da dior em nova iorque

Tudo sobre o desfile da Dior em Nova Iorque!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…

Os Embaixadores da Bottega Veneta: Quem São e Qual o seu Papel?

A Bottega Veneta, sob a direção criativa do designer Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento. Fundada  em 1966 por Michele Taddei e Rengo Zengiaro, a grife italiana tem uma abordagem que a diferencia de outros nomes famosos no setor de luxo. Com um estilo caracterizado…
capa do post sobre peças clássicas da Chanel

As peças icônicas da Chanel que são atemporais

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de presentes de luxo para sua mãe

4 Presentes de luxo para presentear sua mãe!

Comemorado no segundo domingo do mês de maio (neste ano no dia 12 de Maio), o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano para inúmeras pessoas. Este é o dia para celebrar uma das mulher mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento e está sempre ao…