Giuseppe Zanotti, uma das maiores grifes italianas de calçado
Giuseppe Zanotti, designer italiano, é, atualmente, um dos maiores nomes no que diz respeito à criação de sapatos-jóia. Sua marca é reconhecida mundialmente pelos seus saltos esculturais e tênis de luxo.
Além dos famosos calçados para os pés femininos, mais recentemente sua grife passou a criar também uma linha de calçados masculinos e uma linha infantil.
Nos últimos anos, Zanotti tem estabelecido parcerias de grande calibre, com artistas como Jennifer Lopez e o cantor Zayn Malik.
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A seguir você confere tudo o que precisa saber sobre a grife Giuseppe Zanotti.
Da Itália para o mundo
Giuseppe Zanotti nasceu em 17 de abril de 1957 e cresceu na comuna italiana de San Mauro Pascoli, na região de Emilia Romagna. A cidade e seus arredores são conhecidos pela tradição de fabricação de calçados de alta qualidade.
Seu interesse por calçados é algo antigo, vindo da infância. Ele conta que quando era criança ficava impressionado com as formas dos sapatos usados pela mãe. “Eu sempre fui obcecado por sapatos“, disse Zanotti em entrevista à Harper’s Bazaar Austrália em 2014.
Na década de 1980, Zanotti resolveu seguir carreira trabalhando com calçados femininos, e começou atuando com pequenos artesãos locais. Logo em seguida passou a trabalhar como designer freelancer para grandes marcas já consolidadas na época, como Valentino, Dior, Roberto Cavalli, Ferré, Missoni e Thierry Mugler, entre outras.
Após alguns anos de dedicação para se estabelecer na indústria de calçados, o estilista decidiu que era hora de abrir o seu próprio negócio. Sua proposta desde o início sempre foi criar sapatos capazes de quebrar padrões e limites convencionais.
Essa decisão surgiu quando o estilista percebeu que havia algo faltando na indústria de calçados. Pelo nítido sucesso que as suas coleções alcançam hoje em dia, parece que ele descobriu qual era o segredo.
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No seu primeiro ateliê, Zanotti contratou uma equipe modesta, composta por apenas 15 bordadeiras. Ele inovou ao decidir tratar seus sapatos como itens de alta costura, uma postura diferenciada que permanece até os dias de hoje na sua empresa e contribui com a valorização das suas criações.
Em 1994, o estilista apresentou a sua primeira coleção de sapatos com o seu nome. O evento aconteceu no Hotel Plaza, em Nova York. Na época, ainda eram poucas as pessoas que conheciam o seu nome e o seu trabalho, mas quando Madonna apareceu com uma de suas criações de salto alto, os holofotes de todo o mundo todo passaram a atentar para o trabalho de Giuseppe Zanotti.
Com muito sex appeal e uma feminilidade delicada e especial, o estilista passou a conquistar cada vez mais fãs interessadas em investir nas peças resultantes do seu trabalho.
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A sua primeira boutique foi aberta em 2000, em Milão. Hoje, a grife Giuseppe Zanotti possui cerca de 100 lojas próprias em todo o mundo. A sua empresa emprega atualmente mais de 350 pessoas qualificadas, que fabricam mais de 400 mil pares de sapatos de luxo por ano. A cada temporada, são apresentados até 800 modelos diferentes de calçados.
Foi dessa forma que Giuseppe Zanotti conseguiu conquistar o seu espaço no mercado, ocupando hoje em dia o topo da indústria dos calçados de luxo.
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Em 2014, o conglomerado francês LVMH, especializado na comercialização de artigos de luxo, adquiriu 30% das ações da marca de Giuseppe Zanotti.
“Neste momento, fortalecer nossa empresa com um parceiro global representa um investimento adicional a grife”, disse o Zanotti em um comunicado oficial. “A aquisição permitirá à empresa ter uma estrutura melhor, além de reforçar a nossa expansão para os mercados internacionais e continuar crescendo. É um grande projeto que nos deixa realmente orgulhosos e otimistas para o futuro”.
O grupo LVMH detém atualmente outras marcas de luxo de grande renome, como Louis Vuitton e Moët & Chandon.
Atualmente, Giuseppe Zanotti produz calçados femininos, masculinos e infantis, jóias, bolsas e demais tipos de acessórios.
O luxo e requinte dos calçados Giuseppe Zanotti
Cada sapato feito por Giuseppe Zanotti é um item luxuoso, original e impecável. O estilista usa técnicas artesanais consagradas, que garantem o mais alto nível de qualidade nas suas produções.
O seu estilo é algo totalmente único e irreverente, capaz de misturar aspectos antagônicos, como a inocência e o rock & roll, e a dedicação cuidadosa do artesanato com a estética futurista. Entre as suas maiores inspirações está o amor entre arte, design e música.
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Todas as peças apresentam estilos diferentes e ousados, com um charme moderno e provocante. Os modelos são bastante diversificados, desde sandálias luxuosas até sneakers irreverentes, passando por flats superdelicadas. Há também peças em modelos clássicos, como os scarpins, e outras totalmente excepcionais, como botas de motoqueiro.
Independente da peça, todos os modelos são desenhados à mão. Além disso, há a assinatura distintiva de Giuseppe Zanotti, um detalhe inscrito nos itens que funciona como um verdadeiro ornamento. A mesma assinatura está presente em todos os produtos finais, e tornou-se ao longo dos últimos 24 anos um símbolo da mais alta qualidade das peças criadas pela grife.
Collab com Jennifer Lopez
No verão de 2016 foi lançada uma coleção de sapatos exclusivos feitos em parceria entre a grife Giuseppe Zanotti e a cantora Jennifer Lopez. Depois de meses de muita expectativa pelos lançamentos, os calçados lançados fizeram um imenso sucesso entre as fashionistas.
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Em entrevista para a revista People, J-Lo falou sobre a parceria e sua paixão antiga por sapatos.
“Fica claro que eu amo sapatos e botas para dar destaque ou complementar um look. Mas é muito mais do que a aparência de um sapato. Sendo uma artista, o movimento é muito importante para mim e tudo começa com os pés”,
relatou a cantora.
Para ela, ter sapatos de qualidade é algo indispensável. “Sapatos são mais do que acessórios. Eles ditam como você se porta quando os está usando”, completou.
A parceria resultou em uma coleção composta por 5 modelos diferentes de calçados: uma sandália gladiadora, um tênis plataforma, uma sandália abotinada, outra trabalhada com tiras e uma terceira fechada nas laterais.
Os valores das peças variaram entre US$ 895 e US$ 2995, e foram comercializadas através do e-commerce da grife.
A linha masculina e a collab com Zayn Malik
A primeira linha de calçados para homens da Giuseppe Zanotti foi lançada em 2012, sob influência do rapper Kanye West, amigo próximo de Zanotti. Apesar do interesse precoce pela moda, o estilista nunca antes havia pensado em se envolver na indústria masculina.
Tudo começou quando Kanye pediu que Zanotti confeccionasse um par para si mesmo. Após isso, ele passou a incentivar o designer a explorar uma abordagem mais inovadora dentro da indústria dos calçados.
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Zanotti resolveu aceitar o desafio, e sua linha de calçados masculinos permanece até hoje fazendo grande sucesso. O resultado disso foi uma coleção composta por chinelos, mocassins, botas de motoqueiro e tênis, todas as peças inspiradas no estilo hip-hop.
O estilo preponderante nos calçados da linha masculina possuem uma abordagem contemporânea, com a dose perfeita de rebeldia. E, é claro, assim como os sapatos femininos, também são verdadeiros itens de luxo da alta costura.
Em 2017, o designer se associou ao cantor Zayn Malik (ex-integrante da boy band One Direction) para criar uma coleção especial de calçados masculinos, com uma paleta de cores variando entre tons de verde e preto. Segundo Zayn:
“Eu realmente acredito que o estilo vem do correr riscos, ser corajoso e não ter medo de se expressar. Eu sinto que Giuseppe faz isso com suas coleções e eu tento fazer isso com minha música”
A coleção é composta por 4 modelos de calçados: dois tênis e duas botas. Os itens possuem detalhes em metal e zíperes, e são trabalhados com material acolchoado. Os preços vão de US$ 795 a US$ 1.295, e também foram disponibilizados através do e-commerce e das lojas da grife.
Acusações de racismo
Também em 2017, a grife protagonizou uma situação um tanto quanto delicada, também envolvendo a rapper Nicki Minaj.
O estilista havia criado um modelo de tênis em homenagem à cantora, que ela chegou a usar em um evento especial. Minaj chegou a sugerir a Zanotti a proposta de ambos fazerem uma parceria em prol da criação de uma coleção especial, a qual o designer recusou.
Posteriormente, Zanotti criou uma coleção inspirada em Minaj, batizada inclusive com o nome da cantora, mesmo sem a parceria tendo sido fechada, oficialmente, ou ela ser avisada a respeito.
Sendo assim, a rapper não participou do processo de criação da linha e também não veio a receber nenhuma porcentagem das vendas dos produtos com a linha batizada com seu nome.
Nicki acusou Zanotti de racismo. “A garotinha negra aqui serve pra te inspirar mas não é digna de uma coleção, meu querido?“, escreveu ela no Twitter, rede na qual a questão chegou a ser um dos assuntos mais comentados na época.