Especial semana da mulher: Mary Quant

É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história de uma mulher por dia que foram escolhidas por conta de sua notoriedade e história de sucesso.

Onde tudo começou

Mary Quant nasceu dia 11 fevereiro de 1934 na cidade de Blackheath na Inglaterra. Mary estudou na Blackheath High School e mais tarde começou a estudar ilustração no Goldsmiths College, recebendo o diploma de formação em  Educação Artística. Foi na Goldsmiths, em 1953, que ela conheceu seu futuro marido Alexander Plunkett-Greene, que casaram-se em 1957. Eles tiveram um casamento feliz, até a morte de Alexander em 1990.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Sua história com a moda, se inicia quando após se formar na Goldsmiths, ela tornou-se aprendiz de chapelaria para alta costura, com o chapeleiro Erik, na Bold Street. Foi aí que ela começou a desenhar e fabricar roupas, decidindo então se unir ao fotógrafo Archie McNair em novembro de 1955 para abrir sua primeira loja Bazaar em Londres. A loja obteve bastante sucesso e logo ela teve que contratar trabalhadores para auxiliar na grande demanda de suas roupas, fazendo com que ela abrisse uma segunda loja tempos depois.

Foto 1: Reprodução Google Arts & Culture; Foto 2: Reprodução/Instagram @maryquant_oficial.

Estilista à frente do seu tempo

A grande diferença de Mary Quant quanto aos outros estilistas, era sua contemporaneidade para a época em que vivia, ela vestia os jovens da época, tornando a moda mais acessível para eles. Ela ficou conhecida por inventar a mini-saia, porém a estilista afirma que não foi ela que inventou e sim suas clientes, que pediam saias cada vez mais curtas. O nome da coleção se deu por conta de sua marca de carro favorita, o Mini. Além disso, ela teve a chance de projetar o interior do carro Mini, fazendo uma edição especial do modelo de carro.

Quant viu o auge da sua marca em 1960, sendo algumas de suas criações: a maquiagem “paint box“, as hot pants, capas de chuva brilhantes, o vestido avental cinza e a grande variedade de meias estampadas originais. Assim que ela abriu sua segunda loja, ela começou a exportar para os Estados Unidos, nascendo assim a marca internacional Mary Quant.

Nos anos 2000, renunciou a diretoria de sua marca de cosméticos, Mary Quant LTD, após a compra da mesma por uma empresa japonesa. No japão, a marca possui mais de 200 lojas de cosméticos Mary Quant. Em 2015, Mary Quant recebeu da rainha Elizabeth II o título de “Dame” por seus serviços prestados à moda britânica. Mary, que agora tem seus 89 anos, disse ao Fashion Network que: “É extremamente gratificante que meu trabalho na indústria da moda tenha sido reconhecido e distinguido de um modo tão significativo”.

Foto/ Reprodução: Site Oficial Mary Quant©.

Esse foi mais um Especial dia das mulheres: Mary Quant. Você conhecia essa estilista revolucionária? Confira também: Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Coco Chanel.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • As Novidades das Marcas de Luxo que Acabaram de Aterrissar no Etiqueta Única

    As peças de luxo sempre despertaram mais do que simples interesse: elas movimentam um mercado atento ao valor do artesanato, à consistência criativa das maisons e ao comportamento de quem busca peças que atravessam temporadas. Em um cenário em que valores podem subir ano após ano, entender quais modelos realmente fazem sentido no guarda-roupa —…
  • 4 Peças Favoritas de novembro para aproveitar no Black Month

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • Best of Prada no Black Month do Etiqueta Única

    Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou…
  • As Bolsas Burberry no Black Month que Você Precisa Conhecer!

    Neste ano, as bolsas Burberry no Black Month ocupam o spotlight com alguns dos modelos mais reconhecidos da marca. São peças que atravessam tendências e continuam firmes no topo das buscas. Consegue adivinhar os protagonistas? Se até pouco tempo atrás você ainda achava que a maison era “só” aquela marca de trench coats com estampa xadrez, prepare-se…
  • As Bolsas Crossbody da Gucci no Black Month do Etiqueta Única

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • 4 Bolsas Bottega Veneta para investir no Black Month

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
  • As Bolsas Mini que são imperdíveis no Black Month do EÚ

    Um dos acessórios mais amados e necessários atualmente, a bolsa é um must have no guarda roupa de qualquer pessoa. A peça surgiu com o objetivo de nos auxiliar a carregar diferentes objetos no dia a dia de uma maneira que fosse prática e muito funcional. Porém, ao decorrer dos séculos, foi tão reinventada no…
  • Boss Jewelry chega ao Brasil com Coleção Masculina

    Atenção, homens: o universo das joias masculinas está em expansão. A Boss Jewelry acaba de ampliar sua presença no Brasil com uma coleção dedicada ao universo masculino, reforçando o interesse crescente dos homens por acessórios que ultrapassam a função decorativa e passam a fazer parte da construção do estilo. Integrando o portfólio do Movado Group,…
  • Tudo sobre o Tema do Met Gala 2026!

    m dos eventos mais aguardados do calendário anual do mundo da moda é o Met Gala. Conhecido formalmente como Costume Institute Gala, o evento ocorre toda primeira segunda feira do mês de maio no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Organizado pela revista Vogue, ele arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do museu, além de…
  • Sapatos Chanel no Black Month: Os Modelos Mais Desejados

    Se no teaser de O Diabo Veste Prada 2 quem domina o enquadramento são os saltos vermelhos da Valentino, na primeira versão do filme o burburinho girou em torno de certos sapatos da Chanel. No título inicial, bastou Andy Sachs (Anne Hathaway) cruzar a porta usando “as Chanel boots” para Gisele Bündchen, no papel de…
  • Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • Tênis Louis Vuitton no Black Month: 3 Modelos para Colecionar

    A cada temporada, fica mais claro que os tênis deixaram de ser apenas um detalhe do look — eles contam histórias, revelam gostos e, muitas vezes, marcam um estilo antes mesmo da roupa. No universo da Louis Vuitton, isso ganha outra dimensão. A maison, que começou moldando baús para viajantes do século XIX e depois…