Dior na PFW: Tudo sobre o Desfile de Primavera/Verão 2024!
As semanas de moda continuam a todo vapor! E depois dos desfiles de Nova York, Londres e Milão chegou a vez da aguardada apresentação da Dior na PFW. A tradicional grife francesa é comandada atualmente por Maria Grazia Chiuri, a primeira diretora criativa mulher na história da maison.
No entanto, a coleção apresentada hoje, 26/09/23, no primeiro dia da Semana de Moda de Paris, foi fiél aos códigos da marca. Inclusive, buscou inspiração nas crenças supersticiosas do seu fundador Christian Dior. Aliás, também é delas que se origina as letras penduradas na icônica Bolsa Lady Dior, o detalhe se tornou um símbolo distintivo do modelo e funciona como amuletos de luxo.
Maria Grazia revelou uma coleção que mistura harmoniosamente o passado com o futuro sem se esquecer do presente. Para isso, ela explorou a imagem das mulheres na sociedade, que em determinadas épocas já foram rotuladas de bruxas. Mas para a estilista, essas figuras não convencionais da história simbolizam sabedoria.
Além disso são reverência da divindade materna e são consideradas administradoras dos segredos da natureza e das plantas. Tema que serviu de referência para criação de estampas psicodélicas e flores estilisadas. Assim como a mistura de peças do armário masculino com vestidos super delicados que esbanjam feminilidade.
Descubra tudo sobre a coleção da Dior na PFW:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
O Desfile da Dior no Primeiro Dia da Semana de Moda de Paris
Desde que assumiu a posição de designer feminina da Dior em 2016, Maria Grazia Chiuri tem trazido uma nova perspectiva moderna para as coleções, reimaginando os icônicos códigos da marca e imprimindo uma feminilidade criativa. Sua chegada como a primeira mulher a ocupar o cargo de Diretora Artística na história da Christian Dior foi um marco importante. E continua sendo!
Além disso, Maria Grazia é uma grande defensora do artesanato e dos artesãos de diferentes partes do mundo. Ela tem integrado essas riquezas culturais no cerne de suas criações, elevando a Dior a novos patamares ao combinar tradição artesanal com uma estética contemporânea.
O desfile que aconteceu no primeiro dia da Paris Fashion Week contou com uma passarela listrada de rosa e amarela com telões enormes que traziam frases, questionamentos e cobranças vivenciados especialmente pelas mulheres.
A apresentação em si foi envolvida pela revolucionária obra de arte ‘NOT HER’ de Elena Bellantoni, uma instalação digital monumental e abrangente que desafia representações clichês de mulheres, retratando uma série de imagens de anúncios sexistas antiquados com textos correspondentes que justapõem e retificam criticamente o original.
Mas ao contrário do cenário colorido, os looks da Dior na PFW foram bem mais sóbrios. O preto, por exemplo, pontuou fortemente a coleção que trouxe alfaitaria afiada e saias volumosas que reinam na casa desde o New Look. O bege e o branco também apareceram aos montes, em trench coats e até camisas assimétricas de um ombro só.
Desfile Dior Primavera/Verão 2024
Teve estampa, mas ao contrário do que pensamos ao falar essa palavra, os prints eram bem discretos e neutros. E claro, que as flores, que Dior tanto amava também não deixaram de dar as caras, marcando presença em forma de renda nos casacos, vestidos e saias.
Um floral escuro contrastante, que remete à um raio X, com temas de luas, sóis, ervas medicinais e criaturas místicas buscavam retratar as mudanças das estações e as diversas fases da vida. Assim como as poções mágicas feitas pelas “muheres bruxas”.
A pele à mostra também foi um dos pontos altos desse show da Dior na PFW, e ao contrário das coleções apresentadas em milão que trouxeram muitos micro shorts, ela apareceu de forma mais velada. No desfile de Maria Grazia a transparência trazia feminilidade aos vestidos compridos ou midi, combinados com tops e hot pants por baixo, criando um incrível jogo de mostra -esconde.
Além disso, a coleção de primavera/verão 2024 da marca francesa trouxe diversas opções de terceira ou segunda peça, incluindo jaqueta de couro com direito à detalhes de estrelas. Também havia sobretudos mais pesados que criavam um contraste interessante com o vestidos leves e super delicados. Tule e sapatilha também não deixaram de comparecer provando que a tendência balletcore sobrevive!
Assista ao desfile completo da Dior na PFW: