Dicas para limpar e conservar sua bolsa de luxo
Há apenas dois meses você adquiriu aquela bolsa de grife, da Hermes ou Chanel, mas aquele desastre aconteceu: uma mancha, um arranhão, uma gota de algum líquido ou uma marquinha apareceu no exterior ou interior da peça e o pânico se instaurou. Mas não se preocupe! Até a mais cuidadosa das mulheres já passou por isso e nem tudo está perdido.
Neste guia, vamos falar sobre como limpar e conservar as bolsas de luxo. Da forma correta para guardar até como agir em caso de mancha ou acidentes com líquidos – a ideia aqui é fazer com que sua bolsa continue linda e pareça novinha em folha, como no dia em que você a comprou!
Armazenamento
Vamos começar pela forma como uma Chanel ou Hermes deve ser armazenada. O modo como você mantém sua bolsa quando ela não está em uso pode alterar sua durabilidade e aparência. Várias mulheres usam a bolsa de luxo apenas em ocasiões especiais, mantendo essa peça no armário boa parte de sua vida. Mesmo as mulheres que usam a bolsa com frequência precisam guardá-la durante a noite ou em ocasiões específicas.
O primeiro passo é deixar a bolsa arejar por algumas horas. Essa etapa é ainda mais importante se a bolsa for permanecer no armário por alguns dias. Feito isso, preencha o interior da bolsa com aqueles papéis delicados (livres de ácidos) amassados em bolas. Não estufe demais a bolsa, mas coloque o suficiente para manter o seu formato original.
Se a bolsa vier com uma embalagem anti-poeira, como Hermes Birkin, Kelly e diversos outros modelos, utilize esta embalagem e guarde a bolsa em local ventilado e longe de exposição direta da luz solar.
Se você não possui esta embalagem especial, você pode comprar uma ou manter a bolsa dentro de uma caixa. No entanto, é importante que a caixa não seja apertada, pois isso poderia prejudicar a umidade do recipiente, levando a um ressecamento do material da bolsa. Em vez disso, deixe a tampa da caixa aberta, para que a bolsa possa respirar.
Se você pretende deixar a bolsa guardada por um longo período, pense em usar também um condicionador de couro legítimo para proteger o material contra ressecamentos. Atenção máxima a este ponto, já que nem todos os tipos de couro são iguais. Certifique-se de comprar um condicionador apropriado para o couro utilizado na sua bolsa, e retire o excesso do produto imediatamente após o uso e antes de guardar a bolsa.
Prevenção
Obviamente, a prevenção é a melhor forma de manter sua bolsa em perfeitas condições por mais tempo. É necessário criar o hábito de estar ciente sobre o que está ao redor da sua bolsa, a fim de prevenir manchas ou danos. Observe onde você está colocando sua bolsa e se existe algum item dentro ou perto dela que não esteja completamente selado, para evitar vazamentos. Também evite ter dentro dela itens afiados ou objetos com pontas.
Outra maneira de proteger sua bolsa é conhecer profundamente o tipo de couro utilizado em sua fabricação. Alguns tipos de couro de alta qualidade e exóticos usados em bolsas Hermes e Chanel, por exemplo, não são resistentes à água.
Por isso, recomendamos manter sua bolsa sempre segura da chuva, mesmo quando o couro for à prova d’água. Além disso, é importante observar a limpeza das mãos: certifique-se de que não há resíduos de cosméticos ou água nos seus dedos, sempre que manusear a bolsa.
Outra causa comum de dano às bolsas é o atrito com o jeans. Muitas mulheres vestem jeans junto com suas bolsas Hermes ou Chanel e permitem que a bolsa toque com frequência nesse tecido rígido e abrasivo. Se este contato for constante, o jeans pode causar arranhões ao material da bolsa. Portanto, quando vestir jeans, esteja ciente de que precisa segurar a bolsa longe deste tecido para evitar o atrito.
Limpeza
Limpar a bolsa regularmente é a chave para prolongar sua vida útil e para encontrar pequenos desgastes ou manchas que podem ter ocorrido acidentalmente. O ideal seria inspecionar sua bolsa pelo menos uma vez por semana para identificar pequenos danos e limpá-la apenas uma vez ao mês, já que o excesso de limpeza também pode fragilizar o couro e levar a uma ruptura.
O processo de limpeza da bolsa é muito simples. Use lenços umedecidos (sem álcool, cloro, perfume e de pH neutro) para retirar, suavemente, a sujeira da bolsa, mas sem esfregar! Também não é recomendado utilizar uma toalha molhada para essa limpeza. Se você identificar arranhões ou manchas no material, leia a seção posterior.
Outra parte importante da limpeza regular da bolsa é o cuidado com o seu interior. Para remover poeira e pequenas partículas, utilize um aspirador de pó ou um espanador que absorva a sujeira. Observe também os detalhes metálicos da sua bolsa no processo de limpeza. Alguns modelos são produzidos com metais preciosos, como ouro ou paládio, que devem ser limpos com uma escova bem macia e polidos com uma flanela seca.
Danos Comuns
A chave para reparar os danos mais comuns é a rapidez com que você os identifica e age para consertá-los. No caso de manchas recentes, a primeira tentativa é a limpeza com o lenço umedecido (sem álcool, cloro, perfume e de pH neutro). Limpe de forma suave e observe se há melhora na coloração. Em caso afirmativo, repita o procedimento até que a mancha seja totalmente removida.
Outra técnica recomendada por quem possui uma Chanel ou Hermes é o uso de um pouco de spray de cabelo num pedaço de algodão macio. Mas, antes de usar este método, aconselhamos fazer um teste em uma parte menos visível da bolsa, a fim de verificar se não há uma reação inesperada do material.
A seguir, borrife um pouco de spray de cabelo num pedaço de algodão e passe suavemente sobre a mancha. Caso nenhum destes métodos remova a mancha da maneira desejada, então, será mesmo necessário levar a bolsa a um profissional para um tratamento especial.
Para marcas de água e/ou outros líquidos, infelizmente, não há uma solução caseira. Contudo, assim que você notar a presença destas marcas, remova o excesso de líquido imediatamente usando uma esponja/toalha limpa e seca. Deixe o couro secar naturalmente em temperatura ambiente – não coloque a bolsa perto de aquecedores, já que o calor poderá danificar ainda mais a peça. Se a mancha permanecer, você deverá procurar um profissional para um tratamento especial do couro.
E, finalmente, se sua bolsa apresentar algum odor, uma solução prática é o uso de bicarbonato de sódio. Coloque um pouco do pó em um recipiente que caiba dentro da bolsa e deixe ali em temperatura ambiente por algumas horas. O bicarbonato irá absorver o odor, então, talvez, você tenha que substituir o pó algumas vezes, até que o odor tenha sido removido completamente.