4 Desfiles que se destacaram nos primeiros dias da MFW!
A Semana de Moda de Milão é considerada uma das mais importantes de todo o calendário da indústria da moda e é o palco dos desfiles das principais marcas italianas do ramo de luxo. Depois de Nova Iorque e Londres, foi a vez da capital da moda italiana ser o palco de desfiles e apresentações das principais marcas de moda do mundo.
De 20 a 26 de Fevereiro, marcas como Fendi, Prada, Tod’s e Gucci irão apresentar suas criações e principais apostas para a temporada de Outono/Inverno 2024-25.
Confira quatro desfiles que se destacaram nos primeiros dias da MFW:
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04. Prada
Para o Outono/Inverno 2024-25, a dupla Miuccia Prada e Raf Simons trabalhou com vários tecidos, silhuetas e símbolos reconhecíveis, mas ao misturá-los inesperadamente criaram algo muito novo. Na verdade, esta é a coleção mais contemporânea até agora nesta temporada.
O elemento-chave foi uma série de vestidos e vestidos-casaco que eram clássicos na frente, antes de se tornarem lingerie nas costas, ou calças alargadas na frente. Saias como se fossem feitas de blazers masculinos de cabeça para baixo, mas cortadas tão bem que sempre pareciam super estilosas, e muitas vezes usadas com jaquetas trespassadas.
“Trabalhar em fragmentos da história, para aprender alguma coisa. Tudo, desde moda até política e arte. Tirar um pedaço do passado não é conservador, é libertador”, explicou Miuccia após o desfile.
Fragmentos de tecidos também, como as grandes bainhas abertas feitas de pedaços de fitas, combinadas com botas de hussardos e capacetes de cavalaria, também feitos de fitas. Tudo ideal para uma festa de temporada artística ou festa dançante.
O convite da dupla – um pedaço retangular de papel pardo recortado com a letra P em uma escrita romântica branca e açucarada – sugeria que alguém poderia estar participando de um baile. O que, observou Miuccia, era um símbolo para todas as mulheres, mesmo que o chique duro que ela exibisse sugerisse que o dever da moda também é libertá-las.
E em um truque de estilo inteligente, as modelos usaram cintos com ilhós na dobra dos braços, para melhor segurar uma série de novas bolsas, um visual que certamente acenderá uma verdadeira tendência. Aumentando a atitude com uma grande série de chapéus – capitães de barcos peludos; oficiais de artilharia; patrulheiros rodoviários de folga. Várias silhuetas, até as jaquetas biker mais justas com gola funil.
Aumentando a atitude com uma grande série de chapéus – capitães de barcos peludos; oficiais de artilharia; patrulheiros rodoviários de folga. Várias silhuetas, até as jaquetas biker mais justas com gola funil. Antes de chegar ao clímax com casacos de chita técnicos ondulados com gola funil em formatos expansivos dos anos 50. Sugerindo uma elegância contemporânea mesmo mergulhando no passado.
03. Diesel
Assim como nas temporadas anteriores, Glenn Martens fez um uso impressionante das texturas na coleção de Outono/Inverno 2024-25 da Diesel. Camisas, T-shirts, vestidos de jersey justos e calças jeans pareciam ser todos despidos nas extremidades ou nos decotes. Este efeito devorado revelava por vezes seções inteiras de pele através da sobreposição de tule transparente tatuado. Os vestidos e saias de chiffon floral pareciam estar se desfazendo, deixando apenas alguns retalhos presos ao forro.
Por vezes, o estampado floral rasgado fundia-se com uma estampa de leopardo. Este efeito desgastado foi reproduzido em casacos de lona e calças jeans. Os conjuntos em pele foram envelhecidos. Em outras partes, um revestimento tomou conta de calças, saias ou casacos com um efeito de lona encerada ou inserções brilhantes.
A lã também foi objeto de uma experimentação de cortar a respiração, com vários casacos, ternos e sobretudos recheados com um estilo ligeiramente selvagem, à maneira dos antigos tapetes de pelo de cabra. As toucas com estas mesmas franjas de lã crua mostram que serão um grande sucesso entre as fashionistas. Os pelos longos e macios foram afixados como penas nas peças de vestuário, desenhando losangos e outras linhas abstratas.
Em um casaco de penas, os flocos de lã foram presos em losangos sob um tule transparente, enquanto os pelos longos com efeito de raposa e reflexos azuis foram utilizados para criar um casaco grande e desgrenhado e uma saia ondulante de comprimento médio.
A coleção é apelativa, e se afasta dos famosos jeans e entra em outros universos, desde peças mais sofisticadas com ternos e vestidos muito femininos até conjuntos bem streetwear com um ar tribal.
02. Alberta Ferretti
Vestir mulheres normais, que enfrentam a vida diariamente tentando manter sua identidade, feminilidade e força é a intenção e objetivo da marca italiana Alberta Ferretti. A grife apresentou coleção que celebra o universo feminino em todas as suas facetas.
A inspiração veio do contraste, observando como a ela sempre ‘explorou o equilíbrio entre pragmatismo e poesia’. Isso foi percebido na maneira como os vestidos justos eram vistos ao lado da alfaiataria e os casacos envolventes ao lado dos drapeados. Ao oferecer essas justaposições, a coleção deixou em aberto a ideia de interpretação. “[Essas] roupas que podem ser usadas e interpretadas de muitas maneiras diferentes – mas misturam as coisas por não fazerem as coisas como esperado”, disse a marca.
A paleta de cores das coleção ficou em tons escuros que falavam de tons terrosos naturais com toques de verde-amarelado e ferrugem brilhante. O embelezamento entrou em jogo com a estilista já pensando em um grande momento no tapete vermelho no outono de 2024 em uma série de vestidos para completar o desfile. Alguns dos destaques da coleção foram um vestido de couro com acabamento em renda, peças em couro estilo anos 1970 e lenços embrulhados.
Os acessórios lembravam o lado aconchegante de um inverno estiloso. Os chapéus fofos eram grossos e firmes, enquanto as bolsas eram usadas presas no quadril, incluindo clutches bordadas, e os sapatos eram botas de couro preto brilhante.
01. Moschino
O estilista argentino Adrian Appiolaza fez sua estreia na Moschino com uma coleção que presta homenagem ao fundador da marca, Franco Moschino. Appiolaza sucedeu o americano Jeremy Scott, que saiu após uma década à frente da grife, um período que se testemunhou desfiles e coleções épicas, embora com muita teatralidade grandiosa nas temporadas finais.
Designer altamente experiente, o estilista concentrou-se em sua própria abordagem de elementos clássicos do DNA da Moschino: sorrisos característicos, pontos de interrogação, trompe l’oeil e jogos distorcidos com códigos de indumentária. A coleção resultante foi infinitamente fácil de usar, e uma que se imagina no varejo, ao contrário de seu antecessor.
Ele abriu com um trench esplendidamente cortado usado por uma modelo carregando um saco de papel marrom com aipo e duas baguetes. Seguiram-se falsas donas de casa carregando sacolas sorridentes contendo flores e alcachofras. Adrian cortou calças largas, embora as cobrisse parcialmente com saias flamencas com babados.
As famosas letras gráficas da casa foram vistas em uma coluna de mohair preto com Peace estampado do tornozelo ao ombro, onde o P se tornou o decote. Seus vestidos de lingerie com suspensório trompe l’oeil estampados eram atrevidos, assim como seus vestidos de lantejoulas com ponto de interrogação. Outra ideia inteligente foi usar tecidos de gravata para fazer calças, ou o interior/exterior de capas de chuva.
Para os rapazes, ele mostrou camisas de seda espirituosas com listras pretas e brancas. Enquanto seus cowboys urbanos em jeans – vistos também com saias de flamenco com babados – carregavam bolsas de couro vermelho em forma de coração – o icônico símbolo da Moschino.
Um elemento-chave foi o uso de várias imagens inesperadas retiradas de obras de arte do fundador. Elas nunca haviam se tornado roupas antes. Como vestidos de seda com mãos pretas e brancas reunidas em uma ‘sacudida’.
Como conjunto, esta é uma coleção de abertura autoconfiante que sugere que Appiolaza pode muito bem ter uma longa jornada nesta tão amada casa milanesa.
Estes foram apenas alguns dos desfiles que se destacaram nos primeiros dias da MFW! Qual o seu favorito?