de-quem-e-a-marca-valentino-descubra-o-atual-proprietario-da-grife-italiana-120225
|

De quem é a marca Valentino? Descubra o atual proprietário da grife italiana!

Se você já se perguntou de quem é a marca Valentino, saiba que a história dessa icônica grife italiana é repleta de luxo, sofisticação e muitas mudanças no comando. A Maison Valentino é uma das mais antigas e desejadas do mundo da moda e tem um legado que atravessa gerações. Mas afinal, quem é o dono da Valentino hoje? Vamos descobrir!

A origem da Grife

A marca Valentino foi fundada em 1960 pelo estilista italiano Valentino Garavani, em Roma. Desde o início, suas criações se destacaram pelo glamour, pelo uso impecável do vermelho Valentino – cor que se tornou um símbolo da etiqueta– e pelos vestidos deslumbrantes que conquistaram celebridades e até membros da realeza.

Valentino, considerado o “Rei do Chic”, construiu um império no mundo da alta-costura, vestindo nomes como, por exemplo, Jackie Kennedy, Elizabeth Taylor e Sophia Loren. Por décadas, ele foi sinônimo de elegância e sofisticação no universo da moda de luxo. Apesar de ter se aposentado em 2008, seu nome ainda é associado à grife. Esse detalhe gera confusão tanto sobre quem comanda a grife quanto de quem é a marca Valentino hoje.

Foto do estilista Valentino Garavani ao lado de modelo usando vestido vermelho da sua marca homônima que não pertence mais a ele.
Valentino Garavani e seu icôico tom de Vermelho. (Foto/Reprodução instagram @realmrvalentino). Clique na imagem e descubra Vestidos Valentino com Descontos Incríveis!

De quem é a Marca Valentino atualmente?

Atualmente, a Valentino pertence majoritariamente ao fundo de investimentos Mayhoola for Investments, do Catar, que adquiriu a grife em 2012 por aproximadamente 700 milhões de euros. Desde então, a marca passou por uma fase de expansão global, consolidando sua presença no mercado de luxo e diversificando suas coleções, mantendo-se como uma das casas de moda mais influentes do mundo.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Apesar de muitos ainda associarem a Valentino ao seu fundador, o estilista italiano Valentino Garavani, ele não possui mais nenhuma participação na empresa. Desde sua aposentadoria em 2008, Valentino não tem envolvimento nas decisões criativas ou administrativas da marca que leva seu nome.

Uma reviravolta significativa ocorreu em 2023, quando o grupo francês Kering – dono de marcas como Gucci, Balenciaga e Saint Laurent – comprou uma participação de 30% da Valentino por 1,7 bilhão de euros. Além disso, a Kering garantiu a opção de adquirir 100% da grife até 2028, o que pode significar uma futura mudança no controle da empresa.

Com essa movimentação estratégica, a Valentino segue sob o comando da Mayhoola for Investments, mas com uma forte influência da Kering, que busca fortalecer ainda mais sua presença no mercado de luxo.

A nova direção criativa com Alessandro Michele

Em 2024, a Valentino passou por mais uma grande mudança: Alessandro Michele, ex-diretor criativo da Gucci, assumiu o comando artístico da casa, sucedendo Pierpaolo Piccioli. Michele, conhecido por seu estilo extravagante e romântico, tem a missão de levar a maison a um novo momento, equilibrando o legado clássico do seu fundador com um twist mais contemporâneo. A mudança de estilistas também é um dos fatores que contribuem para gerar dúvidas sobre de quem é a marca Valentino hoje. No entanto, Alessandro Michele é apenas o designer da etiqueta, e não proprietário.

Vestido de Alta-Costura da Valentino por Alessandro Michele, atual diretor criativo da maison. (Fotos/Reprodução instagram @alessandro_michele). Clique na imagem e descubra criações da Grife com Descontos Incrívies!

O papel dos atuais donos da Valentino

A entrada da Kering no capital da Valentino representa uma jogada estratégica para fortalecer ainda mais sua posição no mercado de luxo. O grupo francês tem um histórico de revitalização de marcas, como fez com a Gucci na era Tom Ford e posteriormente com Alessandro Michele. Caso a Kering concretize a aquisição total da Valentino até 2028, a maison poderá se beneficiar ainda mais do know-how do conglomerado para crescer e competir diretamente com outras gigantes do setor, como Chanel e Dior (parte do grupo LVMH).

Essa movimentação também levanta questões sobre o futuro da Valentino no portfólio da Kering. A casa italiana pode ser integrada a um ecossistema de marcas sinérgicas, compartilhando estratégias de marketing, distribuição e inovações sustentáveis, algo que o grupo tem priorizado nos últimos anos.

Foto de François Pinault dono do grupo kering de quem a marca valentino pertence 30%.
François Pinault, proprietário do grupo de luxo Kering que detém 30% da marca Valentino. (Foto/Reprodução Business of Fashion.).

Modernização sem perder a essência

Apesar de todas essas mudanças, a Valentino segue fiel às suas raízes. A marca continua apostando em designs contemporâneos, mantendo o glamour e a alta qualidade que sempre foram suas assinaturas. Peças icônicas, como os vestidos de alta-costura impecavelmente estruturados e bolsas-desejo, permanecem como símbolos do DNA da casa, enquanto novas coleções sinalizam um futuro dinâmico.

Com a gestão do fundo Mayhoola, a direção criativa de Alessandro Michele e a influência crescente da Kering, a Valentino está em um momento decisivo. A marca tem tudo para continuar sua trajetória de sucesso, unindo tradição e inovação em um dos mercados mais disputados do mundo da moda.

Amelia Gray, uma das modelos queridinhas do momento usando look total Valentino por Alessandro Michele. (Foto/reprodução instagram @maisonvalentino). Clique na imagem e descubra Bolsas da Marca Italiana com Descontos Incrívies!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam moda e querem saber mais sobre as grandes marcas do mercado de luxo!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Top 10 Bolsas Valentino Mais Valorizadas no Mercado de Luxo

    Neste ano, falar sobre bolsas Valentino mais valorizadas é também revisitar a trajetória de uma das casas italianas mais influentes do século XX e XXI. A recente despedida de Valentino Garavani, o último Imperador da Moda, marcou simbolicamente uma virada de capítulo para a maison fundada em Roma, em 1960, ao lado de Giancarlo Giammetti….
  • As peças mais clássicas da Louis Vuitton no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Os Acessórios de Marcas de Luxo para investir!

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • 4 Modelos de Tote Bags de Marcas de Luxo que são Clássicas

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • Top 12 Bolsas De Luxo Que Merecem Entrar Na Sua Wishlist Neste Ano

    Existe uma diferença clara entre tendência e permanência. Tendências inflam. Permanência sustenta. As bolsas de luxo que merecem entrar na sua wishlist este ano pertencem ao segundo grupo, sejam elas ícones consagrados há décadas ou modelos recentes que já provaram fôlego estético e comercial. No mercado second hand, essa distinção fica ainda mais evidente: certas…
  • Bulgari: Dua Lipa é a Nova Embaixadora da Joalheria Italiana

    No mercado de luxo, poucas decisões são tão estratégicas quanto a escolha de um representante global. Quando uma maison anuncia um novo rosto, não se trata apenas de imagem, mas sim de um sinal claro de direção. É nesse contexto que a chegada de Dua Lipa como nova embaixadora da Bulgari pede um olhar mais…
  • 3 Peças da Tiffany & Co que são imperdíveis

    Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 187 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
  • As bolsas de marcas de luxo que são queridinhas das fashionistas

    Um dos acessórios mais importantes que existem, a bolsa tem sua criação datada desde os tempos da pré-história, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Desde então, ela foi reinventada centenas de milhares de vezes, sendo…
  • 5 Peças de Marcas de Luxo Italianas para Investir

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Hermès x Bialetti: Conceito inspirado no Ano do Cavalo une Luxo e Café

    Nos últimos anos, projetos criativos que misturam moda e design de produto têm ganhado força nas redes sociais. Depois da repercussão de um conceito envolvendo a Lacoste e a Bialetti, um novo exercício de imaginação chamou atenção: uma proposta não oficial que conecta a herança equestre da Hermès ao design icônico da cafeteira italiana. Embora…
  • Dolce & Gabbana cria Fantasia de Carnaval para Juliana Paes

    O luxo italiano ganhou uma nova passarela: a Marquês de Sapucaí. Neste ano, a Dolce & Gabbana assinou pela primeira vez uma fantasia oficial para o Carnaval do Rio de Janeiro, em parceria com a Unidos do Viradouro. O figurino vestiu a Rainha de Bateria Juliana Paes, que retornou à escola após 17 anos no…
  • As peças favoritas da Gucci para se ter!

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…