4 Curiosidades sobre a Chloé!
Considerada charmosa, delicada, feminina, jovem e audaciosa, a grife francesa Chloé é considerada uma das grifes favoritas do universo jovem no segmento de luxo. A marca celebra a feminilidade de espírito livre e não apenas deu às mulheres a opção de usar roupas ready-to-wear, mas também mudou completamente o jogo diante da moda.
A grife ficou consagrada no mercado por seu estilo audacioso, apostando em peças com tecidos finos, delicadamente femininos, leves e românticos para época.
Confiram abaixo cinco curiosidades sobre a Chloé:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
1. Sua fundadora foi a responsável pela criação do termo e conceito ‘Prêt-à-Porter’
Um dos maiores fatos curiosos sobre a Gaby Aghion, fundadora da Chloé, foi a responsável pela criação do termo ‘Prêt-à-Porter’, que atualmente é um dos mais importantes do mundo da moda, e se refere à moda de luxo ‘pronta para usar’ em oposição à alfaiataria tradicional sob medida da Alta Costura.
A partir disso, roupas de luxo começaram a poder ser adquiridas nas araras de lojas como peças “prontas para usar”.
2. A marca foi responsável pela primeira It Bag
Outra curiosidade sobre a casa de moda francesa é que ela foi responsável pela criação da primeira bolsa a ser considerada uma “it bag”. O modelo em questão foi a amada e querida Paddington Padlocked, criada pela Chloé em 2005, que fez tamanho sucesso que vendeu 8,000 exemplares antes mesmo de chegar às lojas.
3. Seu nome é uma homenagem à uma amiga da fundadora
No mundo da moda, é muito comum os estilistas criarem marcas homônimas ou que façam alguma referência à seu nome ou apelido. Porém, este não é o caso da Chloé! A grife foi fundada por Gaby Aghion em 1952, que a nomeou como uma homenagem à sua grande amiga, Chloé Huysmans, a qual Gaby gostava muito de vestir.
4. Grandes estilistas começaram sua carreira na marca
Uma curiosidade que muitos talvez não saibam é que a Chloé foi a porta de entrada para diversos grandes estilistas do mundo da moda. O jovem Karl Lagerfeld foi apontado como diretor criativo da marca em 1966, o que fez que ele se tornasse em uma “super estrela” do ramo.
Outra designer que começou a carreira na casa foi Stella McCartney, que assumiu posto no final da década de 90, logo após se formar na Central Saint Martins. A inglesa permaneceu poucos anos na maison, mas suas coleções obtiveram grande sucesso.
Estas são apenas algumas curiosidades sobre a Chloé! Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários.