5 Curiosidades sobre a Cartier!
A Cartier é uma das marcas de jóias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier.
A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas jóias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com bom gosto e ser a vanguarda da criação com a audácia da excelência”, é sinônimo de luxo desde que foi criada.
Confiram abaixo cinco curiosidades sobre a icônica joalheria Cartier:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
5. Já criou jóias para famílias reais
A lista de clientes da Cartier não contém apenas celebridades e alta sociedade, mas também inúmeras famílias reais e aristocratas. A Princesa Mathilde, sobrinha de Napoleão I, fez sua primeira compra na joalheria em 1856 e a esposa de Napoleão III, a Imperatriz Eugenie, se tornou cliente em 1859. Nos anos seguintes, a Cartier seria apontada como o fornecedor real de inúmeros reis como o Rei Edward VII (1904), Rei Carlos I de Portugal (1905), Rei Chulalongkorn de Sião (Tailândia atualmente) em 1908, Rei Peter I da Sérvia I (1913), Rei Fouad I do Egito (1929) e Rei Zog I da Albânia (1939).
A joalheria também já criou jóias e até mesmo coroas para a família real britânica.
4. Foi a primeira a usar platina com sucesso na joalheria
Por todo o Século 19, a platina foi um material extremamente caro e era comumente usada pela realeza para talheres e correntes de relógios. A alta temperatura de derretimento da platina fez com que fosse incrivelmente difícil de se trabalhar com ela, então, foi um feito impressionante quando Alfred Cartier começou a usar o forte e brilhante material em suas jóias em 1847. C
Cartier incorporou a platina em suas peças “estilo guirlanda” e também para ampliar o brilho dos diamantes.
3. Louis Cartier foi o responsável pela popularização do relógio de pulso masculino
Poucos podem saber sobre essa curiosidade sobre a Cartier, mas a marca foi responsável pela criação e popularização do relógio de pulso masculino! Em 1904,o pioneiro da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont, pediu a seu amigo Louis Cartier que criasse um relógio de pulso que ele pudesse usar para controlar o tempo enquanto voava, pois seu relógio de bolso era muito pesado e inconveniente.
Assim, Louis criou o Cartier Santos Dumont, o primeiro relógio de piloto do mundo, o primeiro relógio ferramenta e até mesmo o primeiro relógio de pulso masculino. Felizmente, o Santos ainda existe hoje e é uma das coleções mais populares da marca.
2. O icônico design da pulseira Love foi inspirado por cintos de castidade medievais
Also Cipullo criou a icônica pulseira Love Cartier em 1969 e foi inspirado pela prática bastante bárbara dos cintos de castidade. Segundo o folclore, os cintos de castidade eram uma espécie de aparelho de roupas íntimas projetadas para impedir que o usuário fizesse sexo e usadas pelas mulheres durante as Cruzadas para preservar sua fidelidade aos maridos que partiam para lutar. Uma pesquisa mais atual, no entanto, sugere que esta não era uma prática comum e provavelmente usada no século 16.
Mas, curiosamente, Cipullo se inspirou nos cintos de castidade, concentrando-se no simbolismo da devoção e da fidelidade. Sua criação, a pulseira Love, apresenta um punho sólido com parafusos e um mecanismo de trava para que permaneça seguro ao redor do pulso da pessoa especial. A pulseira vem com uma chave de fenda que deve ser mantida por seu parceiro(a) para que apenas ele(a) possa abri-la.
1. Pierre Cartier adquiriu a flagship da marca em Nova Iorque com um colar de pérolas
Em 1914, Pierre Cartier teve um golpe de sorte no merca imobiliário quando um de seus colares de duas voltas de pérolas chamou a atenção da segunda noiva do milionário Morton Plant. Plant e sua noiva estavam ansiosos para se mudarem do “bairro comercial” em que viviam na elegante esquina da 5a Avenida com a Rua 52. Enquanto isso, Cartier estava ansioso para se mudar para o movimentado playground da classe alta da sociedade.
Foi então que Plant e Cartier fizeram uma troca: o apartamento de seis andares de Plant, mais $100 dólares, pelo colar de pérolas.
Estas são apenas algumas curiosidades sobre a Cartier! Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários!