capa-post-bolsas-da-chanel-com-formatos-diferentes-280923
|

Conheça Virginie Viard, Diretora Criativa da Chanel!

Uma das marcas de luxo mais conhecidas e de sucesso do mundo, a Chanel foi fundada em 1910 pela icônica estilista Coco Chanel em Paris, França. Foi responsável por uma grande ruptura na história da moda feminina com suas peças clássicas, elegantes e sofisticadas, que prezavam, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher.

Com mais de um século de história, a maison francesa desenvolveu produtos em diversos segmentos de moda, que ao longo dos anos se tornaram icônicos e contam com características que se tornaram referência da grife, como tweed e o matelassê.

Porém, você sabe quem é a pessoa responsável por trás das mais recentes criações da marca francesa que são uma febre entre diversas fashionistas e pessoas ao redor do planeta?

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo mais sobre a história de Virginie Viard, diretora criativa da Chanel:

O Começo e ida para a Chanel

Virginie Viard nasceu em 1962  e foi criada na cidade de Lyon, localizada na histórica região francesa de Ródano-Alpes. Sua paixão e imersão no mundo da moda começou desde pequena, já que seus avós trabalhavam como fabricantes de seda. Anos mais tarde, Viard estudou design teatral no Cours George e depois tornou-se assistente do figurinista Dominique Borg, que produziu figurinos para Camille Claudel. Algum tempo depois, passou a trabalhar com a atriz francesa Isabelle Adjani e os diretores Bruno Nuytten

Sua história na Chanel começou por intermédio de um camareiro dopríncipe Rainier III de Mônaco,  amigo da família da francesa, que indicou a então jovem estilista para estágio na maison, dentro do ateliê de bordados de alta-costura, em 1987. Foi na marca francesa que Virginie construiu praticamente toda a sua carreira – salvo por um hiato de cinco anos, entre 1992 e 1997, quando trabalhou na Chloe a pedido de Karl, que também comandava a grife na época.

Durante sua passagem pela Chloe, a estilista continuou seu envolvimento com figurinos, criando os figurinos dos filmes “Três Cores: Azul” (1993) e “Três Cores: Branco” (1994).

Karl Lagerfeld e Virginie Viard no desfile de Primavera/Verão da Chanel em 2018. Clique na imagem e confira criações da marca!
Karl Lagerfeld e Virginie Viard no desfile de Primavera/Verão da Chanel em 2018. Clique na imagem e confira criações da marca!

Volta para a Chanel

Viard voltou para a Chanel cinco anos depois, indo trabalhar como coordenadora de de Alta-Costura. Em 2000, tornou-se diretora do estúdio de criação da Chanel, onde supervisionou as coleções de alta costura,Ready-to-Wear e acessórios.

Como diretora do estúdio de criação, posto que ocupou desde seu retorno a Chanel até a morte de seu chefe, Virginie supervisionava a concepção de oito coleções por ano, desde o prêt-à-porter até a alta-costura, e mais duas coleções que não são desfiladas.

Ávida pesquisadora do legado de Gabrielle Chanel(é ela quem remexe os arquivos da marca, mantidos em Pantin, a 40 minutos de Paris, procurando referências para cada coleção), a estilista era responsável por transformar a visão de Karl em realidade. “Braço direito (e esquerdo)”, como dizia o próprio, Virginie transformava os famosos desenhos em lápis-colorido e pastel do designer (que ele produzia à mão, um por um) em complexas peças. Mas não só. A estilista também supervisionava a produção de pelo menos 200 costureiras espalhadas em seis ateliês, participava da escolha de modelos, fittings e concepção de desfiles.

Virginie Viard. Clique na imagem e confira criações da Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)
Virginie Viard. Clique na imagem e confira criações da Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)

Promoção para o cargo de diretora criativa

Virginie Viard se tornou diretora criativa da Chanel em 2019, quando foi anunciada como sucessora de Karl Lagerfeld após seu falecimento. Sua promoção para o cargo foi um símbolo para a grife: ela é a primeira mulher desde Gabrielle Chanel a comandar a criação de moda da etiqueta francesa.

Sua estreia se deu com a coleção Resort 2020, que foi desfilada em Maio de 2019 no Grand Palais em Paris. Nela, a estilista manteve vivo o legado do “Kaiser Karl” em termos de cenário e estilo, apresentando peças cheias de cores, ternos em preto e branco e longos vestidos plissados nas passarelas.

Atualmente, Viard é conhecida por procurar inspiração para suas criações em mulheres “de verdade” e seu lifestyle. A cada coleção, é possível observar a identidade de Virgnie em cumprir a missão de refrescar uma das mais tradicionais marcas de luxo do mundo e conquistar a disputada atenção de millennials e gen Z. Da sua personalidade, vêm a influência rock’n’roll, e a ode à praticidade das peças, sem perder de vista os detalhes ultratrabalhados, que são marca registrada da grife, como o tradicional tailleur de tweed e as técnicas de bordado impecáveis do ateliê Lesage.

Virginie Viard em sua primeira coleção como diretora criativa da Chanel em 2019. Clique na imagem e confira criações da Chanel! (Foto: Reprodução/HarpersBazaar.com)
Virginie Viard em sua primeira coleção como diretora criativa da Chanel em 2019. Clique na imagem e confira criações da Chanel! (Foto: Reprodução/HarpersBazaar.com)

Já conhecia mais detalhes sobre a trajetória de Virginie Viard? O que acha de sua influência nas criações da icônica maison francesa?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…