capa do post de parcerias mais marcantes de 2022
|

As parcerias mais marcantes de 2022!

Hoje é o último dia do ano, e é costumeiro olharmos, refletirmos e fazer uma retrospectiva sobre os últimos 365 dias.

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos anos. Algumas das grifes que são muito conhecidas por fazerem colaborações são a Louis Vuitton, Gucci, Balenciaga e Balmain.

Confira abaixo as parcerias mais marcantes de 2022:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Balmain x Barbie

Uma das primeiras parcerias do ano, a colaboração entre Balmain x Barbie foi uma das mais comentadas de 2022. A coleção chegou nas lojas físicas e online da Balmain, além da Mattel Creations e em varejistas em todo o mundo no dia 13 de Janeiro de 2022.

De acordo com ambas, a linha apresenta “estética e opulência estabelecidas” que o diretor criativo da Balmain, Olivier Rousteing, construiu na última década “filtrada através das lentes da Barbie”.  Seu logo tem como inspiração e referência ao da Barbie no anos 90, e a cor Pantone ‘rosa barbie’, além de uma embalagem da boneca.

Com mais de 50 peças, a coleção “entrelaça as características da Barbie com as marcas registradas da Balmain, tal como as estampas marinière e Labyrinth”. 

Fotos da parceria Balmain x Barbie. (Fotos: Reprodução/Instagram @balmain)
Fotos da parceria Balmain x Barbie. (Fotos: Reprodução/Instagram @balmain)

Esta também marcou a primeira vez em que a Barbie entrou para o mundo da arte digital, uma vez que que os parceiros lançaram três “NFTs (sigla em inglês para token não-fungível, ou seja, um certificado de propriedade que não pode ser substituído, dividido ou compartilhado.) únicos de avatares Barbie e Ken distintos”.

Estes foram estilizados com looks Balmain, sendo cada um acompanhado por um “conjunto personalizado único de peças Balmain do tamanho da Barbie, criando uma coleção única de arte digital e física”. Eles ficaram disponíveis exclusivamente através da Mattel Creations, por meio de um leilão online hospedado no mintNFT.

Apesar de estar associado à Barbie, a coleção não possui gênero. Em um comunicado, Olivier diz que “rejeita qualquer limitação arbitrária de gênero” e a coleção é “quase 100% unissex”.

Fotos da parceria Balmain x Barbie. (Fotos: Reprodução/Instagram @balmain)
Fotos da parceria Balmain x Barbie. (Fotos: Reprodução/Instagram @balmain)

Fendi x Versace

Talvez uma das maiores parcerias de 2022, a collab entre a Versace e Fendi foi apresentada em Setembro de 2021 durante a Semana de Moda de Milão. Ela funciona da seguinte maneira: enquanto Donatella Versace criou uma coleção para a Fendi, Kim Jones assinou uma para a Versace, ambas fazendo parte do Pre-Fall 2022.

Em um total, 50 looks adornaram a passarela – duas coleções com 25 looks cada – misturando alguns dos principais elementos das duas etiquetas. As peças Versace by Fendi tinham todas as marcas registradas da grife, como os alfinetes, as ousadas estampas barrocas em vestidos curtinhos, tops e maiôs, além de acessórios com o escrito “Fendace” e o logotipo de duplo F. Já na coleção Fendi by Versace, Donatella injetou uma dose mais sexy para a Fendi, na forma de vestidos minis brilhantes em prateado e rosa. Modelos de bolsas icônicas, como a Peekaboo e a Baguette, ganharam uma versão à la Versace.

Fotos parceria Fendance. (Fotos: Reprodução/Instagram @hypebae)
Fotos da parceria Fendance. (Fotos: Reprodução/Instagram @hypebae)

O processo de criação contou com os estilistas mergulhando nos arquivos das grifes parceiras e desenvolvendo peças de acordo com sua visão sobre ela. A ideia surgiu como uma celebração de várias coisas: amizade, respeito e admiração mútuos, moda italiana e a vontade de deixar qualquer rivalidade entre duas marcas concorrentes e de grupos diferentes.

A parceria ficou disponível dia 12 de Maio em lojas selecionadas ao redor do planeta, além de pop-ups e no site oficial da Fendi.

Fotos parceria Fendanace. (Fotos: Reprodução/Instagram @hypebae)
Fotos da parceria Fendanace. (Fotos: Reprodução/Instagram @hypebae)

Adidas x Balenciaga

A colaboração entre a Adidas e Balenciaga foi revelada em Maio de 2022 durante o desfile de Cruise 2023 da Balenciaga, que aconteceu na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Esta parceria funde os códigos de streetwear apreciado por Demna Gvasalia, diretor criativo da casa espanhola, com o legado esportivo da marca Adidas.

Para a campanha publicitária da coleção, o fotojornalista Joshua Bright foi o escolhido para clicar a atriz francesa Isabelle Huppert e a modelo Bella Hadid, que vestem camisetas oversized com três listras brancas diagonais em frente ao horizonte de Manhattan.

O famoso logotipo da marca alemã de esportes, criado em 1991, foi reinterpretado nas roupas e acessórios da coleção, como na bolsa crossbody “Hourglass”, um dos modelos de bolsa mais icônicos da Balenciaga, em bolsas esportivas e uma mochila em pele de cordeiro desgastada. Os tênis Triple S e Speed ​​(em mesh azul elétrico) trazem o logo Trefoil em relevo, outro ícone da Adidas. Além disso, um par de Stan Smiths, com efeito desgastado, foi desenhado exclusivamente pelas duas marcas.

Clássicos de roupas esportivas, como a jaqueta com capuz, a jaqueta bomber e a calça jogger, ganharam cortes mais soltos ou mais largos, e estavam disponíveis para homens e mulheres nas cores preto intenso ou vermelho carmesim. As icônicas “pantashoes” da Balenciaga (uma peça híbrida que combina calça e salto) foram revisadas, revelando um zíper no joelho para remover os sapatos.

A coleção unissex foi vendida em lojas pop-up em sete cidades ao redor do mundo, incluíndo Bangkok, Los Angeles e Seul e esteve disponível pré-venda no e-commerce de ambas as marcas.

Gucci x Adidas

A coleção de Outono/Inverno 2022 da Gucci foi apresentada no dia 25 de Fevereiro de 2022 durante a Semana de Moda de Milão, nela, foram apresentadas as primeiras peças da importante colaboração entre a Gucci e a Adidas.

Segundo Alessadro Michele, diretor criativo da marca italiana na época, o foco foi no imaginário sentimental e rico da Adidas, que é uma marca queridinha dos jovens. As peças na passarela focaram em uma alfaiataria descomplicada e explora a estética da famosa marca de três listras.  A coleção vista na campanha publicitária, fotografada por Carlijn Jacobs e com inspiração nos catálogos de moda vintage, é mais ampla do que a vista nas passarelas em Fevereiro.

A mistura do logos entrelaçados percorre as linhas feminina e masculina, ainda que o conceito todo possa ser resumido em agênera e com um espírito atlético.  As três listras icônicas da Adidas e a faixa bicolor verde e vermelha da Gucci, aparecem simultaneamente na lateral de calças, jaquetas, shorts e saias.

Fotos da parceria Adidas x Gucci. (Fotos: Reprodução/Instagram @gucci)
Fotos da parceria Adidas x Gucci. (Fotos: Reprodução/Instagram @gucci)

As peças referenciaram silhuetas esportivas retrô em uma variedade de materiais, como nylon, algodão e viscose. O agasalho, peça chave da coleção, foi reimaginado de diferentes maneiras e ganha conjunto com shorts e calças jogger para mulheres, calças largas e camisa de boliche para homens, todos criados para serem misturados ou recombinados. Polos inspiradas no tênis da marca alemã, coletes de suéter, saias e um vestido de malha trazem um clima mais sofisticado à coleção.

Além disso, a coleção apresenta dois itens diferentes, incluindo uma seleção de bolsas de  golfe em couro ou o monograma GG com o logotipo adidas x Gucci, além de guarda chuvas coloridos com a paleta e os padrões da coleção. A parceria chegou às lojas Gucci selecionadas, pop-ups dedicadas,  no site oficial da marca, e também no aplicativo da Adidas em Junho e em território nacional um mês depois.

Fotos da parceria Adidas x Gucci. (Fotos: Reprodução/Instagram @gucci)
Fotos da parceria Adidas x Gucci. (Fotos: Reprodução/Instagram @gucci)

Jacquemus x Nike

A parceria entre a Nike e a Jacquemus também foi outra que foi altamente comentada e esperada neste ano. Após rumores circulares por alguns meses, no dia 16 de Maio veio a grande confirmação de que a Jacquemus iria se juntar com a Nike para uma super colaboração. Simon Porte Jacquemus, fundador da grife francesa sempre sonhou em colaborar com a marca esportiva americana, desejo que acaba de se realizar.

A coleção veranil foi composta por acessórios unissex e diferentes peças de vestuário feminino, como shorts de ciclista, saia plissada e um vestido aberto nas costas, que pode ser visto durante o desfile da Jacquemus no mês de Junho.

Fotos da parceria Jacquemus x Nike. (Fotos: Reprodução/Instagram @jacquemus)
Fotos da parceria Jacquemus x Nike. (Fotos: Reprodução/Instagram @jacquemus)

“Para esta colaboração, eu queria criar uma coleção que reinterpretasse o sportswear feminino de uma forma minimalista. Era importante que a ela fosse acessível a todos os corpos e que fosse uma mistura do estilo Jacquemus e do desempenho da Nike. Sempre me inspirei nas peças ACG vintage e nas campanhas da Nike dos anos 1990. Com essa imagem em mente, criamos roupas esportivas femininas com detalhes sensuais e cores neutras, além da minha própria interpretação do Humara, o meu modelo de tênis favorito da Nike,” disse Simon em um comunicado de imprensa

A coleção foi lançada no verão do hemisfério norte e distribuída exclusivamente no site da Jacquemus.

Foto da parceria Jacquemus x Nike. (Fotos: Reprodução/Instagram @jacquemus)
Foto da parceria Jacquemus x Nike. (Fotos: Reprodução/Instagram @jacquemus)

Estas foram algumas das parcerias que mais se destacaram em 2022! Qual sua favorita?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre curiosidades sobre a tiffany & co

As Peças Tiffany & Co para presentear no Dia das Mães

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Ela é uma das joalherias mais conhecidas…
capa do post sobre onde são feitas as bolsas Louis Vuitton

Onde são feitas as bolsas da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa-post-conheca-a-prada-arque-nova-bolsa-da-prada-041023

Quantas lojas da Prada tem no Brasil? Descubra onde estão localizadas!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post de best of louis vuitton black week

Editor’s Choice: Peças Louis Vuitton Clássicas

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre mini bags para presentear sua mãe

As Mini Bags de Marcas de luxo para presentear sua mãe!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

Vivienne Westwood: O Guarda-Roupa Pessoal da Estilista vai a Leilão!

Atenção, fashionistas de plantão! Uma notícia empolgante está sacudindo o mundo da moda: o acervo pessoal da icônica estilista Vivienne Westwood estará disponível para arremate em um leilão. O evento que acontecerá em breve, está agendado para junho, em Londres. Para os admiradores de uma das grifes britâncas mais importantes do século, essa será uma…
capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…