10 curiosidades da marca Louis Vuitton!
Uma das marcas de luxo mais reconhecidas no mundo, a Louis Vuitton conta com mais de 150 anos de tradição no mercado de moda e de luxo e se tornou uma das mais valiosas do ramo.
O império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para muitas mulheres, como as bolsas Neverfull, Speedy e Alma e artigos de viagem como a mala Keepall. Com tantas décadas de história, podem haver alguns fatos que não são de conhecimento do público geral, apenas de fãs fiéis da maison.
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Confira dez curiosidades sobre a Louis Vuitton que, provavelmente, você não sabia:
10. A marca possui um ateliê “secreto” em Asnières
Enquanto muitos associam a Louis Vuitton com suas lojas flagships em importantes capitais da moda, o coração da marca está em uma oficina bastante discreta localizada em Asnières-sur-Seine, que é um subúrbio de Paris. Esta oficina foi fundada em 1859 e é onde as peças mais exclusivas e personalizadas da Louis Vuitton são criadas até hoje.
Este lugar preserva cuidadosamente a herança da marca, e os artesãos habilidosos que trabalham aqui dão vida à visão do fundador. A oficina de Asnières ainda permanece um segredo bem guardado, o artesanato mantido longe do brilho e glamour do mundo da moda.
09. A bolsa Alma foi feita à partir de pedido de Coco Chanel
Uma das bolsas mais clássicas e emblemáticas da Louis Vuitton, muitos podem não saber que sua criação foi basicamente à pedido da icônica estilista francesa Coco Chanel.
Embora Chanel a não tenha sido a única inspiração por trás da criação da bolsa, ela foi a primeira! A Chanel encomendou especialmente uma versão tamanho dia da Alma Voyage para uso pessoal em 1925. No entanto, a mesma bolsa só foi colocada em produção ao público na década de 1930.
08. A bolsa Noé foi criada para segurar garrafas de champagne
Um fato que muitos podem não saber é que a bolsa Noé foi projetada inicialmente para segurar confortavelmente garrafas de champagne. Tudo começou como um projeto personalizado quando um conhecido produtor de bebidas alcoólicas solicitou à Louis Vuitton que projetasse uma bolsa estilosa para transportar 5 garrafas de champagne.
A Vuitton então desenvolveu uma bolsa simples em formato bucket que podia segurar 4 garrafas na vertical e a 5ª de cabeça para baixo. O cordão impediria que as garrafas chacoalhassem, o que torna fácil exibir a bolsa fashionista. Além disso, a maior versão Noé da linha atual ainda pode carregar essa carga!
07. A personalização sempre esteve presente na história da LV
Embora a ideia de itens de luxo personalizados não seja incomum hoje em dia, a Louis Vuitton foi uma das primeiras a oferecer esse serviço.
Foi no final do século XIX que a marca introduziu o conceito de personalizar seus baús para atender às preferências exclusivas de sua clientela de elite. De escolhas de monogramas a compartimentos especiais para pertences específicos, os baús da Louis Vuitton se tornaram mais do que apenas bagagem; eles eram peças de arte sob medida, adaptadas às necessidades individuais de seus donos.
Esse compromisso com a personalização resistiu ao teste do tempo, com a Louis Vuitton continuando a oferecer serviços personalizados para sua clientela moderna.
06. A marca começou como um negócio de malas e baús
A maioria das pessoas ouve Louis Vuitton e imediatamente pensa em moda de alta qualidade, mas o francês Louis Vuitton não estava pensando em moda de alta qualidade quando começou seu negócio em meados de 1800. Devido à crescente popularidade das viagens de trem e automóvel, Vuitton capitalizou uma oportunidade: havia um mercado crescente para malas e caixas de viagem, como baús.
Os primeiros clientes do designer adquiriram baús impermeáveis para viajar. Antes de fundar seu próprio negócio, Vuitton era um fabricante de baús para a Imperatriz Eugénie de Montijo, esposa de Napoleão III. Notavelmente, Vuitton teria criado a primeira fechadura à prova de arrombamento do mundo para sua bagagem e baús.
05. A bolsa Speedy 25 foi criada como um pedido de Audrey Hepburn
Um dos modelos de bolsa mais conhecidos e clássicos da Louis Vuitton, a Speedy é a bolsa mais vendida da marca até hoje. O que muitos não sabem, é que o tamanho 25 dela foi criada como um pedido especial da atriz americana Audrey Hepburn.
A Speedy, na verdade, foi lançada em 1930 e foi, de fato, a primeira bolsa da Louis Vuitton e tinha o intuito de ser usada diariamente. Ela tem como inspiração a famosa mala de mão Keepall, e foi criada em um primeiro momento apenas no tamanho 30 e batizada com o nome de “Express”, como homenagem ao período revolucionário da forma de viajar.
Um tamanho menor dela foi lançado em 1959 para atender um pedido especial da icônica atriz Audrey Hepburn, que queria uma versão menor da mala Keepall. A marca realizou o pedido de Hepburn e criou o modelo Speedy 25, virando o modelo icônico da marca e um dos tamanhos de maior sucesso.
04. O clássico monograma foi criado para impedir falsificações
O monograma da Louis Vuitton é reconhecido por todos e se tornou a marca registrada da maison francesa e também altamente copiado ao redor do mundo. E foram as cópias de seus produtos o motivo para ser criado.
A criação do Damier (que remete a um tabuleiro de damas) foi em 1888 como uma forma de Louis Vuitton de boicotar as imitações de suas criações que já aconteciam naquela época. A primeira versão foi em tons de marrom e bege trazendo a inscrição “marque L. Vuitton déposée”, que significa “marca registrada de Louis Vuitton”.
Já a criação da estampa de monograma como conhecemos hoje (com as letras LV granulados, nas cores bege e marrom e com os símbolos que reproduzem flores), começou a ser utilizada apenas em 1896 por Georges Vuitton (filho de Louis) com o intuito de diferenciar os produtos da marca de falsificações.
03. A marca vai além de bolsas e malas, oferendo uma grande variedade de produtos
Mesmo tendo começado como uma marca de artigos de viagem e, posteriormente, se tornando conhecida no mundo todo por suas bolsas, a Louis Vuitton oferece uma grande variedade de produtos, que vão desde artigos para casa, até roupas, sapatos, acessórios como relógios, gravatas, chaveiros e jóias e até mesmo livros!
O responsável pela expansão de produtos foi Marc Jacobs, que foi contratado pela maison em 1997 com a missão de renovar a marca, pois ela não queria ser fadada a vender apenas bolsas e malas para sempre e tinha o objetivo ampliar o seu público alvo.
02. Existe uma lenda acerca dos baús da Louis Vuitton
A marca Louis Vuitton começou como uma maison para criar baús de viagem para a alta sociedade francesa e foi graças à eles e suas inovações que ganhou fama não apenas na França, mas em diversos países da Europa.
Conhecidos por sua mais alta qualidade e tecnologia inovadora criada por Louis, há uma lenda sobre eles viva até hoje. Muito popular entre a alta sociedade de inúmeros países, reza-se a lenda que muitos exemplares que estavam a bordo do navio Titanic (que naufragou no Oceano Atlântico no dia 15 de Abril de 1912) foram encontrados intactos no fundo do oceano, inclusive conservando seus conteúdos.
01. A marca possui uma fundação com importante coleção de arte
Além de ser uma importante marca de luxo com um vasta gama de produtos, a Louis Vuitton também possui uma fundação que possui atualmente uma grande coleção de arte. Inaugurada em 2014, a Foundation Louis Vuitton está localizada no Jardin d’Acclimatation em Paris em um prédio que chama atenção por seu design futurista que foi projetado por Frank Gehry.
A Foundation Louis Vuitton, que é um museu de arte, conta com uma vasta coleção de arte moderna que já se configura em um dos espaços de arte mais importantes do mundo, além de exposições itinerantes, uma biblioteca, restaurante e programação musical.
Estas são apenas algumas curiosidades sobre a lendária marca de luxo Louis Vuitton! Já conhecia alguma delas?