Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.
|

Conheça o mundo de Manolo Blahnik!

A Manolo Blahnik é uma das marcas de sapatos mais proeminentes no mundo. Seus modelos de calçados são alguns dos mais cobiçados e sonhos de consumos de milhares de mulheres ao redor do planeta.

O designer de origem espanhola é um artesão com olhar impecável para os detalhes tratando o pé como um objeto de desejo, que deve ser revelado e valorizado ao mesmo tempo. Seus croquis são tão coloridos e esfuziantes quanto os saltos que correm nos pés mais bem vestidos do mundo. Um ícone que tem, literalmente, todas as mulheres aos seus pés.

Conheça mais um pouco da história e icônica marca Manolo Blahnik:

O começo de tudo

Manuel “Manolo” Blahnik Rodríguez, filho de mãe espanhola e pai checo, nasceu em Santa Cruz de La Palma nas Ilhas Canárias no dia 27 de novembro de 1942 e foi criado em uma plantação de banana pertencente a sua família. O espanhol chegou a estudar literatura e arquitetura na Universidade de Genebra na Suíça e, em 1968, foi estagiar na escola de arte do Museu do Louvre, em Paris. Foi lá que ele desenvolveu seu senso artístico, o que refletiria nos seus futuros trabalhos.

Após se mudar para Londres dois anos mais tarde, Manolo trabalhou como fotógrafo para o jornal Sunday Times, mergulhou imediatamente no mundo da moda. O grande sucesso veio no ano seguinte, quando, em uma visita à Nova Iorque, encontrou-se com Diana Vreeland, então poderosa editora da revista Vogue norte-americana e mostrou-lhe alguns de seus esboços de calçados, que nada mais eram do que um hobby.

Com sua fina percepção do que era talento e qualidade, a editora perguntou-lhe se podia fabricá-los. Começava então uma carreira rumo ao sucesso. Manolo então retornou a Londres e começou a a fazer sapatos para a loja Zapata, fazendo em um primeiro momento, sapatos masculinos.

Designer Manolo Blahnik. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/net-a-porter.com).
Designer Manolo Blahnik. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/net-a-porter.com).

Ingresso no mundo da moda e abertura da marca

A primeira grande aparição no mundo da moda foi em em um desfile do badalado estilista britânico Ossie Clark, em 1972. Os sapatos, com tiras de camurça verde e falsas cerejas, eram maravilhosos, mas os saltos, com aproximadamente 12 centímetros de altura, feitos de borracha, não eram, e entortavam nos pés das modelos. Dentre estas modelos estavam Bianca Jagger e Marisa Berenson, que, apesar do problema, adoraram a novidade.

Mas, após o acontecimento, Blahnik percebeu que tinha muito ainda o que aprender sobre sapatos e foi estudar sobre o assunto com um profissional. Em 1973, comprou a loja da Zapata que era localizada Rua Old Church, região de Chelsea em Londres com US$ 4.000 provenientes de um empréstimo e oficialmente lançou sua marca própria, que batizou com seu nome.

O sucesso veio rapidamente e logo passou a conquistar clientes fiéis, que iam desde celebridades do cinema e televisão à realeza britânica. No ano seguinte, tornou-se o primeiro homem a aparecer na capa da edição britânica da revista Vogue. Rapidamente, seu talento conquistou clientes famosas e chiques como Jacqueline Kennedy e a Princesa Diana.

Sapato Manolo Blahnik Dolores. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)
Sapato Manolo Blahnik Dolores. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)

Expansão Internacional da marca

Em 1978, a marca inglesa ingressou no mercado americano, criou uma coleção exclusiva para a famosa loja de departamento Bloomingdale’s e inaugurou, no ano seguinte, sua loja na badalada Madison Avenue em Nova York.

Dois anos mais tarde, em 1980, Manolo Blahnik criou uma coleção especial para o desfile de Perry Ellis, sendo a primeira vez que a marca participou de um grande evento nos Estados Unidos. Ainda na mesma década, criou sapatos para as coleções de Calvin Klein. A década de 1990 começou com a inauguração de uma loja em Hong Kong, marcando a expansão da marca no continente asiático.

Neste momento seus sapatos eram disputados pelos maiores e mais descolados estilistas do mundo. Em 1997, foi responsável pela criação da coleção dos sapatos da tradicional maison francesa Christian Dior. Blahnik alcançou a glória e o ápice da fama no ano de 2000, quando seus modelos se tornaram objetos de desejo graças as personagens do seriado Sex and the City, que usavam com frequência pares da marca.

Sapato Manolo Blahnik Bislo. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)
Sapato Manolo Blahnik Bislo. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)

Reconhecimento internacional e expansão das linhas

No início de 2003, os espetaculares sapatos do estilista foram o centro de uma exposição realizada no Museu do Design, em Londres, e também tema do livro Manolo Blahnik Drawings, escrito pelo jornalista de moda Colin McDowell. Dois anos mais tarde, a marca, finalmente, inaugurou sua primeira loja na Espanha, país de origem do estilista.

No ano seguinte, surpreendeu o mundo ao lançar o sapato “salto sem salto”, que tinha o formato e arquitetura de um sapato de salto alto, mas sem o salto. Em 2008, a marca decidiu expandir suas linhas oferecidas e lançou uma pequena coleção de modelos masculinos, abrangendo assim seu público.

Pouco depois, em 2010, o estilista também lançou uma pequena linha de acessórios e papelaria, com lenços, echarpes, gravatas, almofadas, livros e cadernos com estampas exclusivas para a loja Liberty London. Nos últimos anos, expandiu timidamente suas linhas de produtos, com o lançamento de coleções de meias e bolsas para festas.

A marca expandiu suas linhas oferecidas em 2008. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)
A marca expandiu suas linhas oferecidas em 2008. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)

Sapatos que são obras de arte

Objetos de desejo e fetiche de milhares de mulheres que são antenadas do mundo da moda, os sapatos de Manolo Blahnik abusam de detalhes como plumas, lantejoulas, laços, anéis, correntes, fitas, coral, renda, pele de crocodilo e avestruz, entre muitos outros materiais exóticos. O estilista participa de todas as fases da elaboração do produto, desde os primeiros croquis até a criação das campanhas publicitárias em que geralmente usa seus próprios desenhos.

O processo de confecção e criação começa com o próprio Manolo, que desenha cada modelo e os esculpe em madeiras. A seguir, escolhe os materiais adequados a cada modelo e supervisiona todo o trabalho de fabricação. Suas criações, para muitos especialistas, são tanto moda quanto arte, por suas concepções ousadas e incomuns, pelas cores e materiais que utiliza e pelo acabamento impecável que dá a cada peça.

A cada coleção, a marca cria cerca de 250 modelos são produzidos em quatro pequenas fábricas nas cidades de Milão na Itália. Um de seus modelos mais amados e icônicos é o scarpin Hangisi, que é confeccionado em cetim e possui detalhe de pedrarias na ponta, sendo o queridinho das noivas em seus casamentos, algo que ficou popular graças a personagem Carrie Bradshaw do seriado Sexy and the City.

Sapato Manolo Blahnik Hangisi. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)
Sapato Manolo Blahnik Hangisi. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)

Cada par de sapato Manolo Blahnik  é único, exuberante, luxuoso e extremamente desejado.

Já conheciam a história da marca? O que acha dos modelos de sapato dela? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre maneiras de criar looks elegantes com peças básicas

5 Maneiras de Criar Looks Elegantes com Peças Básicas

Foi-se o tempo de dizer que produções com peças básicas eram simples, sem graça e que não poderiam ser estilosas! Com o minimalismo (e seu lema de que menos é mais) em alta há alguns anos, estas produções se tornaram mais frequentes entre as fashionistas! Existem diversos truques e maneiras de transformar completamente um look…
capa post bolsas em alta que você encontra no eú

Loewe e On Running lançam nova coleção cápsula!

A Loewe é uma marca de luxo espanhola que tem o artesanato como essencial. Conquistou celebridades e fashionistas ao redor do mundo com sua centenária e rica história repleta de criações exclusivas e desejadas como bolsas e artigos de couro. Ao longo dos mais de cem anos, a qualidade, os designs únicos e a exclusividade…
capa do post sobre a nova it bag da prada

Super Sale: 5 Bolsas de Marcas Italianas para Aproveitar!

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…

Flávia Alessandra usa Vestido Maison Alaia

Se você já se questionou quem são as celebridades adeptas da moda circular, saiba que a atriz e fashionista brasileira, Flavia Alessandra, é uma das mulheres que estão sempre apostando em peças do Etiqueta Única, o maior portal second hand da América Latina. Em suas redes sociais, a atriz exibiu uma de suas últimas escolhas:…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa do post sobre parceria dior e parley for the oceans

Dior lança coleção cápsula com a Parley for the Oceans

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa do post sobre melhores oportunidades chanel

As Bolsas Clássicas atemporais para investir na Super Sale

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Top 5 Sapatos Masculinos de Luxo na Super Sale!

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem emergido: a crescente demanda por sapatos masculinos de luxo nos brechós e portais second hand especializados em grifes famosas. A busca por peças exclusivas e de qualidade é uma constante, e isso também se estende aos homens. Essa tendência não apenas reflete uma mudança no comportamento de consumo,…
capa do post sobre bolsas para trabalhar na super sale

Modelos de bolsas para Trabalhar que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…

Revelado mais um Embaixador da Dior: Louis Garrel!

Desde sua fundação em 1946, a maison Dior tem sido referência em bolsas e outros artigos de luxo. Com um legado que atravessa décadas, a marca continua a surpreender, expandindo sua lista de embaixadores famosos. Recentemente, a notícia da adição de Louis Garrel ao seu seleto time de representantes masculinos causou alvoroço no mundo da…
capa do post sobre sapatos de luxo para investir na super sale

4 Sapatos de Luxo para investir na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…