Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.
|

Conheça o mundo de Manolo Blahnik!

A Manolo Blahnik é uma das marcas de sapatos mais proeminentes no mundo. Seus modelos de calçados são alguns dos mais cobiçados e sonhos de consumos de milhares de mulheres ao redor do planeta.

O designer de origem espanhola é um artesão com olhar impecável para os detalhes tratando o pé como um objeto de desejo, que deve ser revelado e valorizado ao mesmo tempo. Seus croquis são tão coloridos e esfuziantes quanto os saltos que correm nos pés mais bem vestidos do mundo. Um ícone que tem, literalmente, todas as mulheres aos seus pés.

Conheça mais um pouco da história e icônica marca Manolo Blahnik:

O começo de tudo

Manuel “Manolo” Blahnik Rodríguez, filho de mãe espanhola e pai checo, nasceu em Santa Cruz de La Palma nas Ilhas Canárias no dia 27 de novembro de 1942 e foi criado em uma plantação de banana pertencente a sua família. O espanhol chegou a estudar literatura e arquitetura na Universidade de Genebra na Suíça e, em 1968, foi estagiar na escola de arte do Museu do Louvre, em Paris. Foi lá que ele desenvolveu seu senso artístico, o que refletiria nos seus futuros trabalhos.

Após se mudar para Londres dois anos mais tarde, Manolo trabalhou como fotógrafo para o jornal Sunday Times, mergulhou imediatamente no mundo da moda. O grande sucesso veio no ano seguinte, quando, em uma visita à Nova Iorque, encontrou-se com Diana Vreeland, então poderosa editora da revista Vogue norte-americana e mostrou-lhe alguns de seus esboços de calçados, que nada mais eram do que um hobby.

Com sua fina percepção do que era talento e qualidade, a editora perguntou-lhe se podia fabricá-los. Começava então uma carreira rumo ao sucesso. Manolo então retornou a Londres e começou a a fazer sapatos para a loja Zapata, fazendo em um primeiro momento, sapatos masculinos.

Designer Manolo Blahnik. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/net-a-porter.com).
Designer Manolo Blahnik. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/net-a-porter.com).

Ingresso no mundo da moda e abertura da marca

A primeira grande aparição no mundo da moda foi em em um desfile do badalado estilista britânico Ossie Clark, em 1972. Os sapatos, com tiras de camurça verde e falsas cerejas, eram maravilhosos, mas os saltos, com aproximadamente 12 centímetros de altura, feitos de borracha, não eram, e entortavam nos pés das modelos. Dentre estas modelos estavam Bianca Jagger e Marisa Berenson, que, apesar do problema, adoraram a novidade.

Mas, após o acontecimento, Blahnik percebeu que tinha muito ainda o que aprender sobre sapatos e foi estudar sobre o assunto com um profissional. Em 1973, comprou a loja da Zapata que era localizada Rua Old Church, região de Chelsea em Londres com US$ 4.000 provenientes de um empréstimo e oficialmente lançou sua marca própria, que batizou com seu nome.

O sucesso veio rapidamente e logo passou a conquistar clientes fiéis, que iam desde celebridades do cinema e televisão à realeza britânica. No ano seguinte, tornou-se o primeiro homem a aparecer na capa da edição britânica da revista Vogue. Rapidamente, seu talento conquistou clientes famosas e chiques como Jacqueline Kennedy e a Princesa Diana.

Sapato Manolo Blahnik Dolores. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)
Sapato Manolo Blahnik Dolores. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)

Expansão Internacional da marca

Em 1978, a marca inglesa ingressou no mercado americano, criou uma coleção exclusiva para a famosa loja de departamento Bloomingdale’s e inaugurou, no ano seguinte, sua loja na badalada Madison Avenue em Nova York.

Dois anos mais tarde, em 1980, Manolo Blahnik criou uma coleção especial para o desfile de Perry Ellis, sendo a primeira vez que a marca participou de um grande evento nos Estados Unidos. Ainda na mesma década, criou sapatos para as coleções de Calvin Klein. A década de 1990 começou com a inauguração de uma loja em Hong Kong, marcando a expansão da marca no continente asiático.

Neste momento seus sapatos eram disputados pelos maiores e mais descolados estilistas do mundo. Em 1997, foi responsável pela criação da coleção dos sapatos da tradicional maison francesa Christian Dior. Blahnik alcançou a glória e o ápice da fama no ano de 2000, quando seus modelos se tornaram objetos de desejo graças as personagens do seriado Sex and the City, que usavam com frequência pares da marca.

Sapato Manolo Blahnik Bislo. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)
Sapato Manolo Blahnik Bislo. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)

Reconhecimento internacional e expansão das linhas

No início de 2003, os espetaculares sapatos do estilista foram o centro de uma exposição realizada no Museu do Design, em Londres, e também tema do livro Manolo Blahnik Drawings, escrito pelo jornalista de moda Colin McDowell. Dois anos mais tarde, a marca, finalmente, inaugurou sua primeira loja na Espanha, país de origem do estilista.

No ano seguinte, surpreendeu o mundo ao lançar o sapato “salto sem salto”, que tinha o formato e arquitetura de um sapato de salto alto, mas sem o salto. Em 2008, a marca decidiu expandir suas linhas oferecidas e lançou uma pequena coleção de modelos masculinos, abrangendo assim seu público.

Pouco depois, em 2010, o estilista também lançou uma pequena linha de acessórios e papelaria, com lenços, echarpes, gravatas, almofadas, livros e cadernos com estampas exclusivas para a loja Liberty London. Nos últimos anos, expandiu timidamente suas linhas de produtos, com o lançamento de coleções de meias e bolsas para festas.

A marca expandiu suas linhas oferecidas em 2008. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)
A marca expandiu suas linhas oferecidas em 2008. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)

Sapatos que são obras de arte

Objetos de desejo e fetiche de milhares de mulheres que são antenadas do mundo da moda, os sapatos de Manolo Blahnik abusam de detalhes como plumas, lantejoulas, laços, anéis, correntes, fitas, coral, renda, pele de crocodilo e avestruz, entre muitos outros materiais exóticos. O estilista participa de todas as fases da elaboração do produto, desde os primeiros croquis até a criação das campanhas publicitárias em que geralmente usa seus próprios desenhos.

O processo de confecção e criação começa com o próprio Manolo, que desenha cada modelo e os esculpe em madeiras. A seguir, escolhe os materiais adequados a cada modelo e supervisiona todo o trabalho de fabricação. Suas criações, para muitos especialistas, são tanto moda quanto arte, por suas concepções ousadas e incomuns, pelas cores e materiais que utiliza e pelo acabamento impecável que dá a cada peça.

A cada coleção, a marca cria cerca de 250 modelos são produzidos em quatro pequenas fábricas nas cidades de Milão na Itália. Um de seus modelos mais amados e icônicos é o scarpin Hangisi, que é confeccionado em cetim e possui detalhe de pedrarias na ponta, sendo o queridinho das noivas em seus casamentos, algo que ficou popular graças a personagem Carrie Bradshaw do seriado Sexy and the City.

Sapato Manolo Blahnik Hangisi. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)
Sapato Manolo Blahnik Hangisi. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @manoloblahnik.)

Cada par de sapato Manolo Blahnik  é único, exuberante, luxuoso e extremamente desejado.

Já conheciam a história da marca? O que acha dos modelos de sapato dela? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…
capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…
capa do post sobre peças chanel must have

Dia das Mães: 5 Bolsas Chanel que são presentes perfeitos!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

O Significado de Celine para a Moda

Céline Vipiana fundou sua grife homônima em 1945 em Paris, e a transformou em uma das marcas de moda mais importantes e influentes da França. Atualmente, sob a liderança do estilista Hedi Slimane, a etiqueta de luxo continua sendo uma das mais desejadas e famosas no mundo, atraindo até mesmo a geração mais jovem. Mas,…
capa do post sobre looks estilosos e confortáveis para se inspirar

10 Looks confortáveis e estilosos para se inspirar!

Quando estamos escolhendo nosso look diário, um dilema surge para inúmeras mulheres ao redor do mundo: usar algo confortável ou esquecer do conforto em prol do estilo? Mas, não há necessidade de fazer esta dura decisão! Existem inúmeras combinações de peças que unem o útil ao agradável e que não exigem grande esforço ou peças…
capa do post sobre best of gucci bags

O que é mais caro Gucci ou Louis Vuitton? Confira uma comparação de preços!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando falamos sobre os…
capa do post sobre misoni abrir primeira loja de home & decor

Missoni abre primeira loja de Home Decor

Quando pensamos em marcas de luxo de moda, as primeira coisas que nos vem à cabeça são acessórios, bolsas icônicas, sapatos e peças de roupa de grandes marcas como Chanel, Hermès, Prada, Versace, entre outras, certo? Porém, o que muita gente não sabe, é que inúmeras grifes de luxo vão muito além do vestuário e…