Conheça as bolsas icônicas da Bottega Veneta
A marca italiana Bottega Veneta, foi fundada em 1966 por Michele Taddei e Rengo Zengiaro, alcançando sucesso nos anos 60 e 70 por seus produtos de alta qualidade, elegância e artesanato. A Bottega se tornou a marca que conhecemos hoje, após o Gucci Group comprar parte da empresa e Thomas Maier assumir como diretor criativo em 2001. Maier fugiu da estética dos monogramas e logotipos das outras marcas de luxo, consolidando a Bottega pelo Intrecciato das tiras de couro presentes nas bolsas, que contam toda história de artesanato da marca. Em 2018, Daniel Lee tomou conta da direção criativa da marca que ajudou a revivê-la, trazendo jovialidade para as peças e lançamentos de bolsas que são objetos de desejo entre as fashionistas.
Confira as bolsas icônicas da Bottega Veneta:
Knot
A história da bolsa Knot, começa quando Thomas Maier entrou na maison em 2001 e começou a olhar os arquivos passados da marca, nisso ele se apaixonou por um modelo de uma bolsa redonda feita em 1978. Ele decidiu remodelá-la, mantendo o formato arredondado e mudando o fecho para um modelo em formato de Nó, a batizando de Knot. Essa peça apareceu sazonalmente em todas as coleções da maison, sendo produzidas em quantidades limitadas, podendo variar de 100 a 25 peças disponíveis para a compra.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Alguns modelos da bolsa Knot que foram lançados: Origami Knot, Jardin Knot, Memory Knot, Vintage Jewel Knot e a Metal Lace Knot. Elas podem variar o tecido, tendo peças tecidas com ouro 18 quilates e com diamantes nas extremidades do fecho. Essa bolsa é tão icônica que em 2014 a Bottega realizou uma exposição em homenagem a elas em St. Tropez, com mais de 300 bolsas em exibição.
Pouch
Quando Thomas Maier saiu da Bottega, ele deixou uma coleção inacabada e o então diretor criativo Daniel Lee reformulou a coleção, lançando com ela a bolsa The Pouch. A bolsa se tornou febre em 2019 que foi eleito o produto mais procurado do mundo naquele ano. O modelo da Pouch foi considerado pelos críticos nada pratico pois ela não é estruturada e não possui alça, tendo que ser carregada embaixo do braço, por isso a alta procura pela bolsa chocou Lee.
A Pouch possui variações de tamanho, a grande possui modelos com 7 cores diferentes, já a mini possui variações de 8 cores e vem incluído uma fina alça de couro transformando a bolsa em tiracolo. Existem algumas edições limitadas que apresentam estampas e materiais diferentes, como a Pouch feita de papel artesanal 100% reciclado.
Cassette
Uma das bolsas mais queridas pelas celebridades, foi introduzida por Daniel Lee no desfile de outono/inverno 2019 da Bottega Veneta. Diferente de outras bolsas que levam anos para se tornarem “it bags”, a Cassete rapidamente conquistou os braços de personalidades como Kylie Jenner e Victoria Beckham. O modelo de Intrecciato acolchoado e inflado, traz uma particularidade para a peça, que mesmo sem logotipos, pode ser facilmente reconhecida. É uma bolsa versátil pelo seu tamanho perfeito e design minimalista, o que a torna uma peça fácil de combinar, ornamentando o look e elevando a produção independente da ocasião.
Existem diversas variações e modelos da Cassette, como a Padded Cassette que é almofadada e possui alça de tira de couro Nappa, com uma fivela triangular presa a ela. Outra semelhante a Padded, é a Chain, que ao invés da alça de couro, possui a alça de corrente dourada. A própria Cassette bag, que é a variante sem acolchoado e a Messenger, que possui formato vertical, podendo ser usada na transversal ou no ombro. O último modelo é o Cassette Belt, que é uma versão de bolsa cinto da Cassette, podendo ser usada como uma pochete na cintura.
Jodie
A Jodie, foi lançada em 2020 pelo britânico e até então diretor criativo da Bottega, Daniel Lee. Assim como as outras bolsas icônicas da marca, ela é feita com o Intrecciato de tiras finas de couro que são perfeitamente costuradas para que não haja pontas soltas. A parte interna da bolsa é forrada e não possui bolsos e divisórias. O nome Jodie, é em homenagem a Jodie Foster, que foi fotografada com sua bolsa Bottega no rosto com intuito de se proteger dos paparazzis.
Assim como a Cassette, existem diversas variações de modelos da Jodie. A Mini Jodie, que é o menor dos modelos e a Teen Jodie que é um pouco maior que a mini. A The Jodie, é conhecida pelo tamanho “padrão” da bolsa. Já a Large Jodie, é a variação que é grande o suficiente para caber muita coisa dentro. Mas o tamanho que mais choca é a Maxi Jodie, que tem proporções gigantescas o suficiente para levar coisa até demais na bolsa.
No desfile de primavera/verão de 2021 foi lançado a versão Padded Jodie, que tem formato de balão, mais arredondado e sem o nó assimétrico na alça.
Qual é o modelo de bolsa favorito da Bottega? Comenta ai!
Confira também: Ideias de presente para mães para emocionar!
conheça as bolsas icônicas da bottega veneta conheça as bolsas icônicas da bottega veneta