Conheça a Repetto, grife francesa responsável pela criação das sapatilhas para balé

A Repetto é a mais tradicional e conhecida marca de itens especializados para ballet. Foi criada em 1947, na França, e atualmente é mundialmente famosa por suas sapatilhas, que não são mais usadas apenas nos palcos de dança, mas também nas ruas, e fazem enorme sucesso.

Com o passar dos anos, a marca cresceu imensamente e suas sapatilhas se tornaram uma marca registrada das mulheres francesas. Eventualmente, a Repetto acabou caindo no gosto de estrelas como Brigitte Bardot e Audrey Hepburn, o que trouxe ainda mais reconhecimento e respeitabilidade aos seus produtos.  

Confira a seguir a história de como surgiu a Repetto.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Da Ópera de Paris para o mundo

A Repetto foi idealizada em 1947 por Madame Rose Repetto, mãe do primeiro bailarino da Ópera de Paris, Roland Petit.

O primeiro par de sapatilhas (ballerines) da Repetto foi confeccionado a pedidos de Roland, que era bailarino e coreógrafo e sofria com dores nos pés após seus treinos devido ao desconforto dos calçados que usava. Rose Repetto era costureira e possuía um pequeno ateliê, que ficava localizado próximo da Ópera de Paris, onde seu filho trabalhava.

O resultado da dedicação e obstinação de Madame Repetto resolveu os problemas de Roland que, satisfeito e entusiasmado com o conforto das peças, decidiu mostrá-las aos seus colegas de Ópera. Logo, diversos outros bailarinos também se interessaram e passaram a fazer encomendas para a sua mãe.

As sapatilhas de Rose Repetto eram feitas à mão, usando o seu método de confecção “cousu retourne”, ou costura invertida, em tradução para o português. Trata-se de um processo único de fabricação, desenvolvido por ela mesma, que consiste em costurar a sola de dentro para fora. Essa técnica oferece uma flexibilidade incomparável e muito mais conforto aos pés.

Foi assim que nasceu a marca Repetto, que viria a ser mundialmente conhecida, popularizando o método utilizado por Rose Repetto. A partir de então, seu ateliê passou a fabricar sapatilhas sob medida e de acordo com as exigências de seus clientes.

Célebres influências

Em 1956, um acontecimento surpreendente marcou a história da Repetto, quando a jovem atriz francesa Brigitte Bardot pessoalmente encomendou à Madame Repetto uma ballerine que ela pudesse usar em seu dia a dia.

https://www.instagram.com/p/Bx3DyEwn-cd/

Dessa forma foram criadas as ballerines Cendrillon Repetto, em homenagem à Bardot, que não só nunca mais deixou de usá-las como também colocou-as em destaque ao vesti-las durante as gravações do filme “E Deus Criou a Mulher”, lançado naquele mesmo ano. Veja um trecho do filme:

Quer propaganda melhor que essa?! Isso contribuiu imensamente com o crescimento do número das encomendas da marca, que a partir de então passou a fazer um enorme sucesso.

Dez anos depois do início das suas atividades, em 1957, Rose Repetto por fim lançou comercialmente as sapatilhas que conhecemos hoje, inspiradas pela forma das sapatilhas de ballet e adaptadas para serem usadas pelas mulheres em seu cotidiano.

Com o aumento da popularidade das peças confeccionadas, foi inaugurada em 1959 a primeira loja de Madame Repetto, localizada na Rue de La Paix, em Paris, ao lado da Ópera Garnier. Esse endereço passou a ser o ponto de encontro das maiores estrelas do mundo de dança na época, como Béjart, Noureev, Baryshnikov, Carolyn Carlson, le Kirov e as meninas do Folies Bergerès, que se tornaram clientes fiéis da artesã.

Na década de 70, foi a vez do músico e ator Serge Gainsbourg se encantar pelos calçados, enfeitiçado pelo modelo Zizi. A partir de então, tornou-se o embaixador da marca, não tirando o seu Repetto dos pés e levando o charme da Repetto por toda a Europa.

Nova era

Em 1999, a Repetto foi comprada pelo empresário Jean Marc Gaucher, em um momento de declínio da marca. Gaucher a partir de então passou a dedicar-se a reconstruir a história da Repetto, com o intuito de recuperá-la, sem se desligar de sua história, de seus ícones e de sua ligação com a dança.

Com essa nova administração, a Repetto ingressou em uma nova era, que levou a marca para um momento de uma nova visão de negócio, caracterizado pela expansão de suas lojas e por uma maior modernidade na sua forma de gerenciamento.

https://www.instagram.com/p/BOCX3KvAtxP/

https://www.instagram.com/p/BLElFYIDsqD/

Sob a direção de Gaucher, a Repetto passou a estabelecer parcerias, antes mesmo disso se tornar uma febre dentro do mundo da moda. A primeira parceria foi com o designer japonês Issey Miyake, em 2000, seguida de outras colaborações, feitas com o estilista Yohji Yamamoto, com a marca Comme des Garçons e com o designer de moda alemão Karl Lagerfeld.

Issey Miyake

O enorme sucesso que a marca possui em países orientais como Japão e Coréia talvez seja o principal motivo para tantas parcerias com estilistas e marcas japonesas. Mais recentemente, um sapato foi desenvolvido em parceria com a estilista grega Mary Katrantzou, para a marca francesa Colette.  

Em 2005, a Repetto celebrou o milionésimo par de sapatilhas produzidas usando a técnica “cousu retourne”, desenvolvida por Madame Repetto. Na mesma época, foi formada uma parceria entre a marca e a “Université Technologique de Compiègne” para desenvolver um sapato de ballet “revolucionário”.

Repetto fazendo escola

O alinhamento e a preocupação com a educação não parou por aí.

Em 2011, Jean-Marc abriu uma escola das artes e ofícios em Paris para ensinar os métodos de manufatura das sapatilhas e das bolsas da marca. Essa seria uma forma de ajudar a atenuar o problema de desemprego de pessoas jovens na França. Todos os alunos são contratados pela marca posteriormente ou se tornam professores no local.

https://www.instagram.com/p/BtBPZ8oAnnG/

Posteriormente, a escola passou a incluir também mão de obra a ser especializada para outras marcas, até que em 2014 deu lugar a uma grande escola, liderada por algumas marcas de luxo, como a Hermès, que já participava do projeto anteriormente.

Essa iniciativa busca passar técnicas artesanais para frente, beneficiando tanto as empresas, que precisam dessa mão de obra especializada, quanto os jovens franceses, que têm a oportunidade de encontrar um novo nicho de trabalho ao qual se dedicar.  

Atualmente, a marca produz cerca de 500 mil pares anualmente, e todas as sapatilhas de ballet e os sapatos são feitos por artesãos nas oficinas localizadas na cidade francesa de Saint Medard d’Excideuil.

https://www.instagram.com/p/BoL76t2gkCt/

É possível visitar o acervo desse espaço, que foi criado em 2012, e ver de perto os tutus assinados, os moldes dos pés dos grandes bailarinos e as peças icônicas da marca.  

A Repetto mantém sua sede no mesmo endereço, na Rue de La Paix, em Paris, e adaptou o know-how de Madame Repetto às exigências do século 21. Seus artesãos são responsáveis pelo acabamento final, fazendo uso de técnicas exclusivas de montagem dos produtos, que são todos feitos em série limitada, seja de cor, material ou modelo.

https://www.instagram.com/p/BnY80N7jgkM/

A Cendrillon, por exemplo, é feita em 15 etapas, incluindo a construção da sola, a costura da haste e seu retorno.

Classe e exclusividade

A Repetto é uma marca que tem a dança como uma das suas principais inspirações e tradições. Porém a difusão do nome Repetto alcançou tamanhas proporções que conquistou clientes que se tornaram fãs da marca, mesmo sem serem dançarinas.

https://www.instagram.com/p/Bnr2cM3hdi6/

Mesmo assim, ainda hoje é essa arte que move o espírito e a personalidade da marca, que busca entregar às suas clientes a feminilidade, a liberdade, o movimento, a elegância, o charme e o ritmo inerentes à dança, sendo suas compradoras bailarinas ou não.

Segundo Gaucher, “o universo do balé fala com qualquer mulher”, e isso é importante porque para o público feminino não basta que o calçado seja apenas bonito.

Essa atitude e atmosfera são refletidas em seus produtos, que combinam modernidade, perfeição e elegância, responsáveis pelo sucesso mundial alcançado pela Repetto.

A tendência lançada por Bardot se tornou uma moda atemporal, e até hoje é comum ver as sapatilhas da marca nos pés de estrelas da moda, da música e do cinema. O modelo Cendrillon, por exemplo, é o queridinho de artistas contemporâneas como Angelina Jolie e Sofia Copolla.

A marca ainda trabalha produzindo e comercializando artigos para dança, assim como uma linha de roupas, bolsas, carteiras e até perfume. Recentemente, a Repetto lançou também uma linha de prêt-à-porter.

https://www.instagram.com/p/36UfBxQcYB/

Desde 2010, a marca francesa oferece aos seus clientes a possibilidade de criar sapatilhas personalizadas. É possível escolher desde o couro, se é envernizado ou não, adicionar pequenos detalhes e até mesmo personalizar a peça com suas iniciais ou com o próprio nome escrito na palmilha. Luxo exclusivo! Esse tipo de calçado custa a partir de 195 euros.

Uma curiosidade da marca é o fato de não se preocupar em investir em celebridades badaladas e amplamente reconhecidas mundialmente para fazer suas campanhas de publicidade.

https://www.instagram.com/p/BO4_AkYgF_P/

O que colocamos na frente de tudo é a conexão com a dança”, explicou Gaucher em entrevista à Lilian Pacce. Por isso são sempre dançarinas que ilustram as propagandas da Repetto, como um ato sincero de fidelidade às suas origens.

Repetto no Brasil

Antes mesmo de chegar aos Estados Unidos, a Repetto inaugurou em 2013 uma loja própria no Brasil, a sua primeira em um continente americano. Que honra!

A loja fica no segundo andar do shopping Cidade Jardim, em São Paulo, e segue os padrões das boutiques da grife na Europa.

A unidade oferece as conhecidas sapatilhas da marca, bem como suas bolsas, acessórios e as opções para dançarinas(os) profissionais, além também de outros estilos de sapatos, sem sair, é claro, das referências do ballet, como modelos mary janes, oxfords e sleepers. Entre a grande diversidade de opções, há modelos que variam entre R$ 700 e R$ 2000.

Na época, houve também o lançamento de um par feito especialmente para o primeiro endereço da label na América Latina. A peça era feita em tressê, e foi disponibilizada nas cores preto e rosa, com apenas 10 exemplares de cada tom. O item estava à venda por R$ 1.392.

https://www.instagram.com/p/Bp5ZM4GgE06/

Foi promovido um coquetel para convidados no dia da inauguração, que contou também com uma apresentação especial do grupo de balé Cisne Negro, a qual 5% das vendas foram revertidas para a ONG Dança para Todos, que é uma iniciativa que beneficia jovens bailarinos com bolsas de estudo.

Isso muito se assemelha à instituição Danse Pour La Vie, na França, que é dedicada a bailarinos iniciantes e recebe também o apoio da Repetto.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

relogio-rolex-tom-cruise-usa-modelo-de-r367-mil-no-festival-de-cannes-160525 (1)

Relógio Rolex: Tom Cruise impressiona com modelo de R$367 mil no Festival de Cannes!

Quando se fala em tapete vermelho, o Festival de Cannes é referência máxima em sofisticação. O evento, que celebra o melhor do cinema mundial, também é um palco para a moda de luxo — e não apenas nos vestidos deslumbrantes das celebridades femininas. Entre smokings impecáveis e ternos sob medida, são os acessórios que fazem…
capa do post sobre bolsas de marcas de luxo para usar no dia a dia

Super Sale Mães: 5 Bolsas de Marcas Francesas para aproveitar!

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
Louis-Vuitton-X-Takashi-Murakami-Zendaya-estrela-a-ultima-Colecao-160525

Louis Vuitton X Takashi Murakami: Zendaya estrela a Última Coleção

Há colaborações que marcam época e mudam para sempre os códigos do luxo. A união entre a Louis Vuitton e o artista japonês Takashi Murakami é uma delas. Mais de vinte anos depois da estreia do primeiro Monogram Multicolor, a maison francesa apresenta o capítulo final dessa colaboração histórica — com direito a campanha estrelada…
gucci-cruise-2026-como-foi-o-desfile-ainda-sem-demna-160525

Gucci Cruise 2026: Como foi o Desfile ainda sem Demna?

A Gucci, uma das casas de luxo mais emblemáticas da moda italiana, atravessa um período de transição e expectativa. Com quedas recentes na receita e o anúncio do fechamento de diversas lojas ao redor do mundo, o cenário é de atenção redobrada. Ainda assim, o desfile Gucci Cruise 2026, apresentado ontem em Florença, veio como…

8 Curiosidades sobre relógios de luxo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética. Para algumas pessoas, este é um dispositivo indispensável que não é apenas usado…
capa do post sobre peças mais amadas da chanel para aproveitar no etiqueta única

5 Oportunidades da Chanel na Super Sale do Mês das Mães!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
Tudo-sobre-a-nova-Bolsa-Valentino-Nellcote_-o-Novo-icone-Hippie-Chic-150525

Tudo sobre a nova Bolsa Valentino Nellcôte: o Novo Ícone Hippie-Chic!

Desde que Alessandro Michele assumiu a direção criativa da Valentino em 2024 , o universo da moda sabia que mudanças viriam. Conhecido por sua estética maximalista e poética, Michele, ex-Gucci, não apenas trouxe um novo fôlego à maison italiana como também resgatou suas origens mais exuberantes. E em meio a essa nova fase, um acessório…
Dior-O-Polemico-Vestido-de-Jornal-de-R460-mil-reaparece-com-Jenna-Ortega-150525

Dior: O Polêmico Vestido de Jornal de R$460 mil reaparece com Jenna Ortega

Você já ouviu falar do vestido de jornal da Dior? Essa peça icônica, que mistura moda e polêmica, voltou a ganhar os holofotes recentemente com Jenna Ortega — e carrega uma história que ultrapassa tendências. Criado pelo controverso John Galliano para a coleção de inverno de 2000, o vestido de jornal não é apenas uma…
capa do post sobre looks clássicos com blazer

4 Looks Clássicos com Blazer para se Inspirar

O blazer é uma peça originária do guarda roupa masculino, mas que, ao longo dos séculos, começou a ser adotado pelas mulheres e deixou de ser de uso exclusivo dos homens.  Atualmente, se tornou uma peça básica e necessária de se ter no armário de qualquer pessoa. Muito versátil, atemporal e elegante, o artigo deixa…
capa do post sobre bolsas de marcas francesas para presentear no dia das mães

5 Bolsas Grandes Para Trabalhar para aproveitar na Super Sale das Mães!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
miu-miu-x-new-balance-tenista-coco-gauff-lidera-a-nova-collab-que-voce-vai-amar-140525

Miu Miu X New Balance: Tênista Coco Gauff lidera a Nova Collab que você vai amar!

Miu Miu X New Balance: Só essa combinação de nomes já promete causar um frisson entre fashionistas, esportistas e fãs de collabs icônicas. Mas o que exatamente une a grife italiana queridinha de influencers de moda e celebridades e a marca americana que domina as ruas com seus tênis funcionais e estilosos? A resposta envolve…
os-melhores-investimentos-da-moda-francesa-na-super-sale-do-etiqueta-unica-bolsas-de-luxo-que-valem-a-pena-investir-140525

Os 5 Melhores Investimentos da Moda Francesa na Super Sale

Quando se fala em moda francesa, é impossível não pensar imediatamente em Paris. Muito além de um simples destino turístico, a capital da França é considerada o berço da moda de luxo no mundo. Foi ali que nasceram algumas das maiores maisons da história e onde até hoje estão localizados os ateliês mais respeitados da…