Comme des Garçons: A marca descolada que conquistou o mundo da moda!
A marca Comme des Garçons foi fundada em 1969 por Rei Kawakubo conquistou o mundo da moda por suas criações modernas e ousadas. E caiu no gosto de celebridades como Rihanna, Drake, Pharell, Lady Gaga e entre outras.
Conhecida por seus modelos criativos que não seguem tendências e regras, a marca japonesa é considerada uma das mais expressivas e criativas do mundo da moda. Fundada em Tóquio, a estilista usa e abusa de referências, proporções que remetem ao abstrato.
Confiram abaixo mais sobre a marca que revoluciona o mundo da moda desde os anos 60.
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Paixão pelo Diferente
A Comme Des Garçons é uma marca japonesa fundada em 1973 com sua sede em Tóquio.
Fundada por Rei Kawakubo, a marca incorpora a filosofia de um estilo de vida vanguardista e incentiva que seus consumidores saiam de sua zona de conforto.
Rei Kawakubo nasceu em Tóquio em 1942 e é filha de um palestrante de universidade e de uma dona de casa. Não tem formação em moda, mas sim em filosofia, arte e literatura pela Universidade de Keio em 1964. Após se formar, foi trabalhar no departamento de marketing da Asahi Kasei, uma empresa de tecelagem.
Começou a trabalhar como estilista freelancer em 1967 após não encontrar uma roupa para um editorial. Após alguns anos, em 1969, começou a vender roupas para lojas de departamento em Tóquio sob o nome Comme Des Garçons.
Rei se destacou por sua inteligência e personalidade vanguardista, oferecendo roupas para mulheres que fossem confortáveis e com boa mobilidade. Suas roupas diferentes e muitas vezes bizarras sempre trazem uma coisa: curiosidade. Palavra que Rei definiu em uma entrevista como:
“Curiosidade é ser interessado e aberto, inesperado, pesquisar, procurar por algo novo.”
https://www.instagram.com/p/BhWlUBaAKOM/
A marca abriu sua primeira loja em 1973 em Tóquio no distrito badalado de Minami-Aoyama com uma linha apenas feminina. Em 1978 lançou sua primeira coleção masculina, chamada Homme.
Sua estréia na semana de moda em Paris veio em 1981, onde chocou os críticos e o mundo com uma coleção sendo quase toda preta, volumosa, desconstruída e assimétrica. Sendo chamada de e “Hiroshima chic” e “pós-atômico”.
Parcerias de Sucesso
Fazendo grande sucesso desde seu lançamento nos anos 70, a marca fez inúmeras parcerias ao longos dos anos com inúmeras marcas de diferentes setores no mercado da moda. Fez parcerias com a Nike, Gucci, Adidas, Supreme, a brasileira Melissa, Converse, entre outras.
Tais parcerias, sempre de muito sucesso, trouxeram mais visibilidade ainda para a marca e mostra que a Comme Des Garçons não se fixa em apenas um segmento, sendo uma marca para todos aqueles que gostam do diferente e saem de suas zonas de conforto.
Homenagem no Met Gala
No ano de 2017, a estilista da marca, Rei Kawakubo foi escolhida para ser homenageada no Met Gala e ter uma exposição em sua homenagem exposta no Metropolitan Museum of Art em celebração de seu legado na indústria da moda através da marca Comme Des Garçons.
O evento que ocorre toda primeira segunda feira do mês de Maio é organizado pela revista Vogue, e Rei foi a segunda estilista viva a ser homenageada no evento. O tema teve título de “Rei Kawakubo/ Comme des Garçons: Art of the In-Between”.
Andrew Bolton, curador do Metropolitan definiu a estilista como “uma das estilistas mais importantes e influentes dos últimos quarenta anos,” em uma entrevista para a Vogue. Ainda adicionou:
“Ao nos convidar a repensar a moda como um lugar de constante re-criação e hibridismo, ela definiu a estética de nosso tempo.”
Celebridades como Rihanna e Helen Lasischanh homenagearam a marca durante o Met Gala usando vestidos emblemáticos da Comme Des Garçons.
https://www.instagram.com/p/BTuaKXvgyqj/
https://www.instagram.com/p/BTuXNlzAy5J/
A exposição contou com 120 criações da Comme Des Garçons datando de seu primeiro desfile na Semana de Moda de Paris em 1981 aos desfiles mais recentes da marca e foi dividida em temas contrastantes como Leste/Oeste, Feminino/Masculino e Passado/Presente.
Vocês podem conferir mais sobre a exposição no video abaixo:
Queridinha das celebridades
A marca é queridinha das celebridades. Sejam seus looks mais ousados e diferentes com suas formas assimétricas e volumosas, ou minimalistas com a estampa de coração com olhos que virou marca registrada da Comme Des Garçons.
https://www.instagram.com/p/B6QIDr-ANzI/
Lady Gaga gosta de apostar em looks mais ousados da marca. Usando os looks mais estruturados, com cores vibrantes e descolados.
Aposta em diferentes produtos
A marca além de suas roupas emblemáticas, aposta em diferentes produtos. Lançou em 1998 o seu primeiro perfume, chamado “Anti-perfume’ Odeur 53”. O perfume contém 53 notas que não eram usadas comumente, como oxigênio, metal, roupas secando ao vento, carbono mineral, dunas de areia, esmalte, celulose, ar puro das montanhas, borracha queimada e pedra incandescente.
Desde então, expandiu seus produtos, lançando linhas de moda praia, moda íntima, jóias, acessórios como bolsas, capinhas de celular, além de novos perfumes.
A Comme Des Garçons cativou e continua a cativar o mundo com suas criações criativas, ousadas, que brincam com volumes, texturas e desafiam os padrões.
Conquistou clientes fiéis que não tem medo de ousar, de sairem de suas zonas de conforto e tem curiosidade com o novo.
O Etiqueta Única conta com produtos desta icônica marca para aqueles que amam o moderno e diferente.