As top 5 fachadas mais incríveis da Louis Vuitton
Uma das coisas mais importantes de uma marca que possui loja física, é desenvolver um Visual Merchandising que chame atenção e faça com que o cliente seja condicionado a entrar na loja. Quando o assunto são marcas de luxo, vemos um grande esforço para inovarem nas instalações, e atrair os olhos dos públicos e da mídia. Observando marcas como a Louis Vuitton que além de produzirem peças de roupas e acessórios de tirar o folego, as fachadas das lojas nos fazem querer morar dentro delas e não sair nunca mais.
Confira as top 5 fachadas mais incríveis da Louis Vuitton:
5. O quarteirão da New Bond Street
Após alguns meses de reforma, em 2019, a loja da Louis Vuitton em Londres, ganhou uma fachada exclusiva feita pelo arquiteto nova-iorquino Peter Marino. O arquiteto trabalha com a Louis Vuitton desde 1994 e para este projeto ele focou em “felicidade sem sentimento de intimidação” que trouxe uma fachada com explosão de cores que era impossível passar despercebida.
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Dentro das instalações, em cada ambiente, contavam com uma seleção de obras de arte feitas por diversos artistas como Sarah Crowner, Tracey Emin e os brasileiros Irmãos Campana, Marino queria trazer a teatralidade das vitrines para dentro da loja. Cada setor era bem amplo e volumoso, com pé direito duplo, Marino percebeu que as pessoas gostam de volume, sendo assim passam mais tempo dentro das lojas.
4. Place Vendôme
Em 2017, Peter Marino, projetou um sol metálico irradiando a grandiosa fachada da Louis Vuitton em Paris. Localizada nos últimos 2 andares, a loja é dividida entre dois edifícios da capital francesa, o Hotel Baudet de Morlet e o Heuzé de Vologer. A fachada contava com mais de 100 peças douradas que se assemelhavam aos raios solares e no seu interior obras de ate de Annie Morris, Farhad Moshiri, Vik Muniz e Henri Fantin-Latour.
A maison possui um salão com alfaiate para os clientes poderem comprar vestidos de noiva e trajes de gala sob medida. Para comemorar a até então mais recente inauguração, foi desenvolvido uma coleção exclusiva para o clássico relógio Tombour da marca, contando com 290 diamantes embutidos na peça, tendo o selo de Genebra como padrão mais alto de qualidade na produção de relógios.
3. Namiki-dori Ginza
A loja, localizada em Tokyo no Japão, foi reinaugurada em março de 2021 no edifício Tokyo Ginza Asahi, com uma fachada nova resultado da colaboração dos arquitetos Jun Aoki e Peter Marino. A parte externa remete as ondas das águas da baia de Tokyo e no interior, nos deparamos com “águas-vivas gigantes” que estariam flutuando no teto da loja.
A flagship é composta por 7 andares, no primeiro abrigam as novas coleções e os itens sazonais, no segundo as fragrâncias e artigos de couro, o terceiro e quarto andar estão localizadas as peças de roupa prêt-à-porter. O sexto andar é um salão exclusivo para clientes fiéis e o sétimo andar está localizado o segundo café que a marca possui, servindo doces e lattes decorados com o monograma da marca.
2. Design District de Miami
Inaugurada em 2021 durante a feira Design Miami, o estúdio Holandês Marcel Wanders, criou uma fachada para a loja masculina da Louis Vuitton, inspirada em um produto feito anteriormente por eles, a divisória Diamond Screen. Para criar a estrutura externa da instalação, tiveram como inspiração também a alta qualidade das tiras de couro da LV, desenvolvendo este modelo único para a loja.
No interior, são 333 metros quadrados de um design e detalhes que não passam despercebido, como o corrimão da escada em couro azul. A loja apresenta os mais variados produtos masculinos como, roupas, acessórios e fragrâncias. Além disso, os objetos nômades tomam conta das instalações, com uma curadoria da Patricia Urquiola, os mais variados artistas estão presentes na store.
1. Yayoi Kusama
Quando o assunto são fachadas mais incríveis da Louis Vuitton, é impossível não comentar à última feita em homenagem a coleção mais recente da maison com a Yayoi Kusama. Essa é a segunda vez que a parceria entre a artista e a marca acontece, a primeira foi em 2012 e agora 11 anos depois ela volta, chamando muita atenção na divulgação da collab.
A loja era localizada na Champs Elysées e levava um boneco enorme da artista no telhado “pintando” a loja. Já a outra era localizada na Quinta Avenida em Nova York, uma Yayoi Kusama em tamanho real pinta a vitrine. É realmente um Visual Merchandising deslumbrante que mereceu ser viralizado.
Essas foram as top 5 fachadas mais incríveis da Louis Vuitton, qual você ficou com vontade de visitar? Comenta ai!
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