As parcerias mais marcantes de 2022!
Hoje é o último dia do ano, e é costumeiro olharmos, refletirmos e fazer uma retrospectiva sobre os últimos 365 dias.
A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos anos. Algumas das grifes que são muito conhecidas por fazerem colaborações são a Louis Vuitton, Gucci, Balenciaga e Balmain.
Confira abaixo as parcerias mais marcantes de 2022:
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Balmain x Barbie
Uma das primeiras parcerias do ano, a colaboração entre Balmain x Barbie foi uma das mais comentadas de 2022. A coleção chegou nas lojas físicas e online da Balmain, além da Mattel Creations e em varejistas em todo o mundo no dia 13 de Janeiro de 2022.
De acordo com ambas, a linha apresenta “estética e opulência estabelecidas” que o diretor criativo da Balmain, Olivier Rousteing, construiu na última década “filtrada através das lentes da Barbie”. Seu logo tem como inspiração e referência ao da Barbie no anos 90, e a cor Pantone ‘rosa barbie’, além de uma embalagem da boneca.
Com mais de 50 peças, a coleção “entrelaça as características da Barbie com as marcas registradas da Balmain, tal como as estampas marinière e Labyrinth”.
Esta também marcou a primeira vez em que a Barbie entrou para o mundo da arte digital, uma vez que que os parceiros lançaram três “NFTs (sigla em inglês para token não-fungível, ou seja, um certificado de propriedade que não pode ser substituído, dividido ou compartilhado.) únicos de avatares Barbie e Ken distintos”.
Estes foram estilizados com looks Balmain, sendo cada um acompanhado por um “conjunto personalizado único de peças Balmain do tamanho da Barbie, criando uma coleção única de arte digital e física”. Eles ficaram disponíveis exclusivamente através da Mattel Creations, por meio de um leilão online hospedado no mintNFT.
Apesar de estar associado à Barbie, a coleção não possui gênero. Em um comunicado, Olivier diz que “rejeita qualquer limitação arbitrária de gênero” e a coleção é “quase 100% unissex”.
Fendi x Versace
Talvez uma das maiores parcerias de 2022, a collab entre a Versace e Fendi foi apresentada em Setembro de 2021 durante a Semana de Moda de Milão. Ela funciona da seguinte maneira: enquanto Donatella Versace criou uma coleção para a Fendi, Kim Jones assinou uma para a Versace, ambas fazendo parte do Pre-Fall 2022.
Em um total, 50 looks adornaram a passarela – duas coleções com 25 looks cada – misturando alguns dos principais elementos das duas etiquetas. As peças Versace by Fendi tinham todas as marcas registradas da grife, como os alfinetes, as ousadas estampas barrocas em vestidos curtinhos, tops e maiôs, além de acessórios com o escrito “Fendace” e o logotipo de duplo F. Já na coleção Fendi by Versace, Donatella injetou uma dose mais sexy para a Fendi, na forma de vestidos minis brilhantes em prateado e rosa. Modelos de bolsas icônicas, como a Peekaboo e a Baguette, ganharam uma versão à la Versace.
O processo de criação contou com os estilistas mergulhando nos arquivos das grifes parceiras e desenvolvendo peças de acordo com sua visão sobre ela. A ideia surgiu como uma celebração de várias coisas: amizade, respeito e admiração mútuos, moda italiana e a vontade de deixar qualquer rivalidade entre duas marcas concorrentes e de grupos diferentes.
A parceria ficou disponível dia 12 de Maio em lojas selecionadas ao redor do planeta, além de pop-ups e no site oficial da Fendi.
Adidas x Balenciaga
A colaboração entre a Adidas e Balenciaga foi revelada em Maio de 2022 durante o desfile de Cruise 2023 da Balenciaga, que aconteceu na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Esta parceria funde os códigos de streetwear apreciado por Demna Gvasalia, diretor criativo da casa espanhola, com o legado esportivo da marca Adidas.
Para a campanha publicitária da coleção, o fotojornalista Joshua Bright foi o escolhido para clicar a atriz francesa Isabelle Huppert e a modelo Bella Hadid, que vestem camisetas oversized com três listras brancas diagonais em frente ao horizonte de Manhattan.
O famoso logotipo da marca alemã de esportes, criado em 1991, foi reinterpretado nas roupas e acessórios da coleção, como na bolsa crossbody “Hourglass”, um dos modelos de bolsa mais icônicos da Balenciaga, em bolsas esportivas e uma mochila em pele de cordeiro desgastada. Os tênis Triple S e Speed (em mesh azul elétrico) trazem o logo Trefoil em relevo, outro ícone da Adidas. Além disso, um par de Stan Smiths, com efeito desgastado, foi desenhado exclusivamente pelas duas marcas.
Clássicos de roupas esportivas, como a jaqueta com capuz, a jaqueta bomber e a calça jogger, ganharam cortes mais soltos ou mais largos, e estavam disponíveis para homens e mulheres nas cores preto intenso ou vermelho carmesim. As icônicas “pantashoes” da Balenciaga (uma peça híbrida que combina calça e salto) foram revisadas, revelando um zíper no joelho para remover os sapatos.
A coleção unissex foi vendida em lojas pop-up em sete cidades ao redor do mundo, incluíndo Bangkok, Los Angeles e Seul e esteve disponível pré-venda no e-commerce de ambas as marcas.
Gucci x Adidas
A coleção de Outono/Inverno 2022 da Gucci foi apresentada no dia 25 de Fevereiro de 2022 durante a Semana de Moda de Milão, nela, foram apresentadas as primeiras peças da importante colaboração entre a Gucci e a Adidas.
Segundo Alessadro Michele, diretor criativo da marca italiana na época, o foco foi no imaginário sentimental e rico da Adidas, que é uma marca queridinha dos jovens. As peças na passarela focaram em uma alfaiataria descomplicada e explora a estética da famosa marca de três listras. A coleção vista na campanha publicitária, fotografada por Carlijn Jacobs e com inspiração nos catálogos de moda vintage, é mais ampla do que a vista nas passarelas em Fevereiro.
A mistura do logos entrelaçados percorre as linhas feminina e masculina, ainda que o conceito todo possa ser resumido em agênera e com um espírito atlético. As três listras icônicas da Adidas e a faixa bicolor verde e vermelha da Gucci, aparecem simultaneamente na lateral de calças, jaquetas, shorts e saias.
As peças referenciaram silhuetas esportivas retrô em uma variedade de materiais, como nylon, algodão e viscose. O agasalho, peça chave da coleção, foi reimaginado de diferentes maneiras e ganha conjunto com shorts e calças jogger para mulheres, calças largas e camisa de boliche para homens, todos criados para serem misturados ou recombinados. Polos inspiradas no tênis da marca alemã, coletes de suéter, saias e um vestido de malha trazem um clima mais sofisticado à coleção.
Além disso, a coleção apresenta dois itens diferentes, incluindo uma seleção de bolsas de golfe em couro ou o monograma GG com o logotipo adidas x Gucci, além de guarda chuvas coloridos com a paleta e os padrões da coleção. A parceria chegou às lojas Gucci selecionadas, pop-ups dedicadas, no site oficial da marca, e também no aplicativo da Adidas em Junho e em território nacional um mês depois.
Jacquemus x Nike
A parceria entre a Nike e a Jacquemus também foi outra que foi altamente comentada e esperada neste ano. Após rumores circulares por alguns meses, no dia 16 de Maio veio a grande confirmação de que a Jacquemus iria se juntar com a Nike para uma super colaboração. Simon Porte Jacquemus, fundador da grife francesa sempre sonhou em colaborar com a marca esportiva americana, desejo que acaba de se realizar.
A coleção veranil foi composta por acessórios unissex e diferentes peças de vestuário feminino, como shorts de ciclista, saia plissada e um vestido aberto nas costas, que pode ser visto durante o desfile da Jacquemus no mês de Junho.
“Para esta colaboração, eu queria criar uma coleção que reinterpretasse o sportswear feminino de uma forma minimalista. Era importante que a ela fosse acessível a todos os corpos e que fosse uma mistura do estilo Jacquemus e do desempenho da Nike. Sempre me inspirei nas peças ACG vintage e nas campanhas da Nike dos anos 1990. Com essa imagem em mente, criamos roupas esportivas femininas com detalhes sensuais e cores neutras, além da minha própria interpretação do Humara, o meu modelo de tênis favorito da Nike,” disse Simon em um comunicado de imprensa
A coleção foi lançada no verão do hemisfério norte e distribuída exclusivamente no site da Jacquemus.
Estas foram algumas das parcerias que mais se destacaram em 2022! Qual sua favorita?