capa do post sobre maneiras de usar vestido preto
|

As exposições de moda para visitar!

Para os amantes da moda e de sua história, uma das melhores maneiras de aprender sobre sua evolução, além de livros e documentários, é visitar museus ou exposições. Neles estão expostos diversos exemplares de vestimentas, acessórios e calçados de diversos períodos, dando a oportunidade de um aprendizado de forma prática, lúdica e muitas vezes até mesmo interativa.

Além de museus dedicado à grande casas de moda, estilistas e moda em geral espalhados ao redor do mundo, existem exposições sobre temas, coleções de marcas ou pessoas específicas que tiveram grande importância na indústria sendo inauguradas todos os meses que valem a visita, seja durante uma viagem para fora do país ou até mesmo em território nacional.

Confira abaixo as exposições de moda para visitar em 2023:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Gabrielle Chanel: Fashion Manifesto – Londres

A exposição Gabrielle Chanel: Fashion Manifesto no museu Victoria & Albert em Londres é a primeira exposição no Reino Unido dedicada ao trabalho da costureira francesa, Gabrielle ‘Coco’ Chanel, traçando o estabelecimento da Maison Chanel e a evolução do seu estilo de design icônico que continua a influenciar a forma como as mulheres se vestem hoje.

Nela, os visitantes irão se deparar com mais de 200 looks da costureira francesa – pela primeira vez todos exibidos juntos – ao lado de joias, acessórios, cosméticos e fragrâncias. A exposição foi organizada pelo Palais Galliera em Paris, mas reinventada para o V&A. As instalações também contarão com peças raramente vistas da coleção do V&A, juntamente com peças de arquivo das coleções históricas da Chanel – incluindo roupas usadas por estrelas de Hollywood como Lauren Bacall e Marlene Dietrich.

Gabrielle Chanel: Fashion Manifesto ficará em cartaz de 16 de Setembro de 2023 a 16 de Fevereiro de 2024.

Exposição "Gabrielle Chanel: Fashion Manifesto" no Victoria & Albert Museum. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/AnOther Magazine.com)
Exposição “Gabrielle Chanel: Fashion Manifesto” no Victoria & Albert Museum. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/AnOther Magazine.com)

LV Dream – Paris

Comemorando os 160 anos de intercâmbios criativos que ocorreram em conjunto com a evolução inovadora da Louis Vuitton, a LV Dream convida os visitantes a mergulhar nas colaborações artísticas históricas e contemporâneas da Maison.

Montada em Paris em um prédio histórico, o da antiga loja de departamentos Belle Jardinière na Pont Neuf, a exposição conta desde um retrato digital da Louis Vuitton feito pelo artista Cao Fei até baús de viagem icônicos e pedidos personalizados que mostram a experiência meticulosa da Maison em múltiplos domínios, traçando uma jornada criativa pioneira.

Composta por nove salas com muitos componentes interativos, esta viagem envolvente revisita as interpretações altamente originais em constante diálogo com a Maison. A exposição acontece até dia 15 de Novembro de 2023.

Exposição "LV DREAM". Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @louisvuitton)
Exposição “LV DREAM”. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @louisvuitton)

Yves Saint Laurent: Transparencies – Calais

O Museu de Renda e da Moda de Calais, França, é o anfitrião da exposição Yves Saint Laurent: Transparencies, que foi co-produzida com o Yves Saint Laurent Museum em Paris.

O tema da transparência é o ponto focal de uma colaboração inédita entre os dois museus, revelando como o costureiro conseguiu derrubar os códigos de desvelamento do corpo feminino. Através de cerca de sessenta modelos das coleções da Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent e do Museu da Renda e da Moda, complementados por acessórios, desenhos, fotografias e vídeos, a exposição demonstra como Yves Saint Laurent soube utilizar os efeitos transparentes da tecidos para propor a figura de uma nova mulher, poderosa e sensual.

A exposição será apresentada em duas partes, no Museu da Renda e da Moda, de 24 de junho a 12 de novembro de 2023, e depois no Museu Yves Saint Laurent de Paris, em 2024.

Exposição "Yves Saint Laurent: Transparencies". Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @cite_dentelle_mode)
Exposição “Yves Saint Laurent: Transparencies”. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @cite_dentelle_mode)

A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB – São Paulo

A exposição A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB apresenta ao visitante 120 peças do acervo do Museu de Arte Brasileira — localizado na FAAP — entre criações de estilistas brasileiros e artistas visuais, com o objetivo de fazê-lo refletir sobre a relação entre a arte, a moda e o seu fazer poético.

Com curadoria de Denise Pollini e Laura Rodríguez e cenografia de Tito Ficarelli, a mostra está dividida em seis núcleos: Entremear, Justapor, Arquiteturar, Vazar, Estampar e Performar, tendo como fio condutor ações relacionadas ao fazer manual, com o uso do têxtil.

A exposição está em cartaz até o dia 03 de Dezembro de 2023.

Iris Van Herpen. Sculpting the Senses – Paris

O Musée des Arts Décoratifs irá prestar homenagem à estilista holandesa Iris van Herpen, hoje reconhecida como uma das figuras mais vanguardistas de sua geração. A exposição será organizada como uma exploração imersiva e sensorial do universo da designer. Uma retrospectiva que funde moda, arte contemporânea, design e ciência e gira em torno de oito temas que identificam a própria essência da obra de Van Herpen.

Do micro ao macro, a exposição questiona o lugar do corpo no espaço, a sua relação com o vestuário e o seu ambiente, bem como o seu futuro num mundo em rápida mudança. Instalada em diálogo direto com uma seleção de obras de arte contemporâneas, instalações, vídeos, fotografias e obras de história natural, a exposição reúne uma centena de vestidos de Iris van Herpen, buscando novas formas de feminilidade e desafiando nossas noções de Alta Costura.

Exposição "Iris van Herpen. Sculpting the Senses". (Foto: Reprodução/Madparis.fr)
Exposição “Iris van Herpen. Sculpting the Senses”. (Foto: Reprodução/Madparis.fr)

A exposição estará em cartaz de 29 de Novembro de 2023 a 28 de Abril de 2024.

Estas são apenas algumas das incríveis exposições de moda para visitar! Qual a sua favorita?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…
capa do post de frases dia dos namorados

90 Frases para o Dia dos Namorados!

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida, seja ele qual for.
capa do post sobre parceria entre havaianas e dolce & gabbana

Dolce & Gabbana lança parceria com a Havaianas!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. A mais nova maison a entrar para o time que acredita no poder…

Presentes de Luxo: 3 Modelos de Bolsas Dolce & Gabbana para o Dia dos Namorados!

Se você está em busca de presentes de luxo para o Dia dos Namorados, saiba que os modelos de bolsas Dolce & Gabbana têm tudo para agradar. Com sua essência italiana, a marca fundada 1985 pelos estilistas Domenico e Stefano se estabeleceu como sinônimo de sofisticação e suas bolsas são verdadeiros objetos de desejo, capazes…
capa do post sobre bolsas fendi para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Fendi para presentear no Dia dos Namorados

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre giorgio armani lançar pop-ups no verão

Giorgio Armani traz o One Night Only para Nova Iorque

A Giorgio Armani é conhecida por sua alfaiataria elegante. Fundada em 1975 pelo estilista de mesmo nome, se consolidou no mercado de luxo por seus ternos, blazers e artigos refinados. Alfaiataria confortável e elegante para homens e mulheres em cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações de tons off-white são o carro chefe…
capa do post da parceria jacquemus com a tekla

Tudo sobre o desfile de Outono/Inverno 2024 da Jacquemus!

A Jacquemus é uma marca relativamente nova no mercado de luxo de moda, tendo pouco mais de 14 anos de existência, porém, é uma das grifes de maior sucesso atualmente, sendo a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Fundada por Simon Porte Jacquemus, foi apenas em 2018 que ganhou grande reconhecimento global graças às…

Dia dos Namorados: 5 Bolsas Vermelhas que são Verdadeiras Declarações de Amor!

No Dia dos Namorados, as bolsas vermelhas de luxo destacam-se como presentes que simbolizam amor e sofisticação. Esta data especial é a oportunidade perfeita para expressar sentimentos de carinho através de presentes significativos. Entre todas as opções, os modelos vermelhos de grifes famosas surgem como escolhas irresistíveis e repletas de simbolismo. Afinal, o vermelho é…

Mondepars: Marca de Sasha Meneghel faz seu desfile de estreia!

A tão aguardada estreia da marca de Sasha Meneghel, Mondepars, foi marcada por um desfile deslumbrante em São Paulo. Nessa manhã, ela não apenas revelou sua coleção, mas também transmitiu uma mensagem forte: o marrom é o novo preto. Sasha, reconhecida como a filha da icônica apresentadora Xuxa, a eterna Rainha dos Baixinhos, há muito…
capa do post sobre bolsas icônicas para presentear sua mãe

5 Presentes para sua namorada na Super Sale!

Uma das grandes ações do ano do Etiqueta Única já começou, a Super Sale do Mês dos Namorados! Esta é uma ação para celebrar uma das datas comemorativas mais esperadas e queridas do ano. Durante todo o mês de Junho você pode conferir centenas de peças das melhores marcas de luxo com descontos incríveis e…
capa do post de como desapegar no aplicativo do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…

Balenciaga x Under Armour: Descubra os Tênis da Collab do Momento!

A indústria da moda é constantemente palco de colaborações inovadoras que desafiam as fronteiras entre marcas de luxo e nomes inesperados. Recentemente, no desfile Resort 2025 em Xangai, a Balenciaga e a Under Armour protagonizaram um momento surpreendente ao revelarem uma collab até então inédita. A união dessas duas etiquetas de universos distitnos resultou em…