A nova coleção ArtyCapucines da Louis Vuitton!
Uma das marcas de luxo mais reconhecidas do mundo, a Louis Vuitton é conhecida por ter grande gosto pelo mundo da arte e fazer uma ponte entre ele e o mundo da moda, resultando em colaborações incríveis e memoráveis com artistas de diferentes gêneros e estilos.
Um exemplo que ficou marcante na história da indústria da moda, foi a parceria feita pela maison francesa (que tinha Marc Jacobs como diretor criativo na época) em 2001 com o artista Stephen Sprouse, que resultou em uma coleção limitada icônica que se tornou febre e o objeto de desejo de inúmeras mulheres até hoje, 19 anos depois.
Desde então, foram colaborações com diversos outros artistas, como Takashi Murakami, Yayoi Kusama, Richard Prince e Cindy Sherman, entre muitos outros, além de abrir o seu próprio museu e centro cultural, a Fundação Louis Vuitton, em 2014.
Outra parceria que gerou muita atenção foi a coleção ArtyCapucines, lançada em Junho de 2019. Nela, a Louis Vuitton se juntou com seis artistas contemporâneos onde cada um criou um modelo diferente com sua interpretação do estilo clássico da bolsa Capucines.
Agora, a Louis Vuitton trouxe a coleção ArtyCapucines de volta, desta vez com seis novos artistas contemporâneos de diferentes nacionalidades para criarem um modelo exclusivo com sua interpretação do modelo que já se tornou um clássico da marca francesa.
Confiram mais sobre a Capucines e a nova linha ArtyCapucines:
A Capucines
Lançada em 2013, a Capucines já se tornou um dos clássicos da Louis Vuitton. Nomeada em homenagem à Rue des Capucines, endereço em Paris onde a marca abriu sua primeira loja em 1854, o modelo ganhou inúmeros admiradores com seu estilo elegante sem esforços.
O modelo é extremamente versátil com duas alças, uma grande de ombro e outra de mão, removíveis fazem da Capucines um ótimo modelo para se usar tanto durante o dia como quanto a noite. Também possui flap que pode ser usada tanto para fora como para dentro.
A Capucines está disponível em quatro tamanhos diferentes, sendo eles: Mini, BB, PM e MM. Além de ser confeccionada em diferentes tipos de couros, incluíndo tipos exóticos, como phyton e avestruz, também está disponível em diversas cores. Seu preço pode variar de R$22.000,00 à R$36.500,00, mas os modelos em couro exótico possuem maior preço e que pode variar.
A nova coleção ArtyCapucines
Para a segunda edição da coleção ArtyCapucines, a Louis Vuitton selecionou seis novos artistas contemporâneos: o escultor francês Jean-Michel Othoniel (craque em criar arte com vidro e que já até renovou uma estação de metrô em Paris), o pintor americano Josh Smith (conhecido por ser mestre das cores vivas e formas abstratas), o também americano Henry Taylor (artista e pintor muito conhecido por suas pinturas engajadas que exploram o que é ser negro nos Estados Unidos), o chinês Liu Wei (artista multimídia que alterna as maneiras como cria sua arte, podendo ser pinturas, esculturas ou em forma de vídeo), o controverso pintor e escultor, também chinês, Zhao Zhao e, por fim, a brasileira Beatriz Milhazes (conhecida por seus trabalhos com pintura, gravuras e colagens, em um estilo que mescla elementos da pop art com referências ao artesanato nacional e ao universo feminino.)
Os modelos de cada artista
Para sua interpretação da Capucines, a brasileira Beatriz Milhazes criou uma versão especial de seus caleidoscópios visuais e da explosão de cores que são sua marca registrada.
“A Capucines tem um design muito clássico, os detalhes é que a tornam encantadora e me moveram nessa aventura de criação. É uma colagem de recortes de couro, seguindo meu desenho original, que foram aplicados um ao lado do outro, contrastando texturas e cores, com uma bela técnica de marchetaria. A variedade de cores e o esmalte para as partes metálicas da bolsa foram meus materiais favoritos para explorar,” contou Beatriz para a vogue brasil.
Seu ponto de referência e de partida para o projeto foi o sinal da paz, algo que ela já vem desenvolvendo de diferentes formas em sua arte como parte de pinturas ou composições de desenhos.
Ver essa foto no Instagram
Os outros artistas escolhidos também colocaram significados bem especiais por trás de suas releituras da Capucines. O americano Josh Smith trocou o tradicional couro usado na bolsa por outros materiais como a lona, madeira, grampos e metal. “Fiz uma bolsa realmente artesanal,” contou ele.
Ver essa foto no Instagram
Para a sua interpretação, o chinês Zhao Zhao foi além com o significado por trás da bolsa, trazendo um conceito de vida e morte contido em seu projeto pessoal In Extremis para a bolsa. São 353 patches de couro cortados a laser com efeito camuflado. “Ao escolher aplicar esse conceito na Capucines, quis garantir que a bolsa não fosse apenas bonita ou funcional, mas que ela representasse algo mais profundo sobre mim”, disse Zhao.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
O que acharam destes novos modelos? Gostariam de ter algum? Nos conte nos comentários!