A Moda Circular no Met Gala 2022
Aconteceu na última segunda feira, 02 de Maio, um dos eventos mais aguardados do ano e também a noite mais importante para a indústria da moda: o Met Gala.
Conhecido formalmente como Costume Institute Gala, o evento ocorre toda primeira segunda feira do mês de maio no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Organizado pela revista Vogue americana, ele arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do museu, além de marcar a abertura da exposição daquele ano do Instituto.
O tema escolhido para 2022 foi “In America: An Anthology of Fashion” (“Na América: Uma antologia da moda” em tradução livre) e homenageia a história da moda norte-americana, especificamente a grandeza da “Era Dourada de Nova Iorque”, período que se estendeu de 1870 a 1890 e que foi de prosperidade, mudança cultural e industrialização sem precedentes.
Com looks deslumbrantes, grandiosos e glamurosos usados pelos convidados, um fator que se destacou no tapete vermelho foi a moda circular usada na hora da criação de diferentes peças.
Confiram mais como a moda circular foi incorporada no Met Gala 2022:
Billie Eilish – Look Upcycling
A cantora Billie Eilish foi considerada por muitos como um dos melhores looks do Met Gala 2022. A inspiração de seu vestido foi o quadro “Madame Poirson” do artista John Singer Sargent e datado de 1885. Uma re-criação quase idêntica à vestimenta do quadro e usada na época, um dos detalhes que mais chamou atenção foi o fato que a peça, feita sob medida pela Gucci, foi confeccionada com materiais reciclados.
A produção, confeccionada em cetim duchese marfim, possuía um espartilho com base em renda verde e uma saia franzida com uma anquinha acolchoada. O busto foi sustentado por um corpete tonal e o visual foi completado por uma gargantilha preta com bordados reciclados. Até mesmo os sapatos plataformas da cantora foram feitos com materiais veganos.
Louis Vuitton – Looks Antigos
A marca francesa Louis Vuitton fez uma prática de moda circular muito tradicional e clássica na hora de escolher os looks de suas convidadas para o Met Gala: trouxe de volta looks de coleções passadas, que já foram usados, re-inventados ou até mesmo reciclados de ocasiões anteriores! O que foi o caso da atriz Emma Stone, que re-usou um vestido branco com detalhes de plumas na barra que a grife francesa fez especialmente para ela usar na after party de seu casamento que aconteceu no ano de 2020.
Shawn Mendes – Look Upcycling
O cantor Shawn Mendes também foi considerado um dos bem mais vestidos da noite. E assim como Eillish, usou um look que faz parte da moda circular. Assinado pela marca americana Tommy Hilfiger, Mendes usou um terno feito com seda duchese na cor azul marinho e um casaco em tons de jóias. Todas as peças componentes do visual foram confeccionadas em tecidos feitos de maneira responsável, além de aparas e tecidos vintage do estoque morto da grife.
Kim Kardashian – Look Vintage
A empresária Kim Kardashian decidiu surpreender a todos (mesmo com rumores nas 48h anteriores ao evento) e usou um vestido icônico na história americana: o usado pela atriz Marilyn Monroe quando fez uma serenata para o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em seu aniversário de 45 anos, no ano de 1962.
“A ideia realmente me veio depois do gala em setembro do ano passado. Pensei comigo mesma, o que eu teria feito pelo tema americano se não fosse o look Balenciaga? Qual é a coisa mais americana que você consegue pensar? E a Marilyn Monroe. Para mim, o momento mais Marilyn Monroe foi quando ela cantou “Parabéns a você”, para JFK, foi esse olhar.” disse Kim em entrevista.
Emily Ratajkowski – Look Vintage
Assim como Kim Kardashian, a modelo Emily Ratajkowski elegeu um look vintage para comparecer a edição de 2022 do Met Gala. O escolhido foi um vestido da coleção de Primavera/Verão 1992 Atelier Versace, que originalmente foi usado pela modelo Yasmeen Ghauri na passarela.
O bustier de metal é enriquecido por folhas barrocas e pedras de resinas multicoloridas. A saia possui estampas florais e geométricas e é confeccionada em georgette com tule dourado e franjas de contas.
Estas foram algumas maneiras de como a moda circular foi incorporada no Met Gala, maior evento de moda do ano! Qual sua favorita? Nos conte nos comentários!