Supermodel Cindy Crawford conta como é ser uma Supermãe
Cindy Crawford, 52 anos, está entrando na sua quarta década como supermodelo – andando pela passarela vestindo uma corrente de ouro brilhante para a coleção de Outono da Versace, estrelando um novo comercial da Pepsi (apresentado no Super Bowl) e lançando novos produtos da Meaningful Beauty, sua marca de cuidados com a pele.
Em recente entrevista dada para a T&C americana Crawford conta muitas novidades relacionadas com sua família e profissão e começa confidenciando sobre se espanta que ainda esteja na ativa:
“Quando eu estava com os meus vinte e tantos anos, eu pensava que a minha carreira iria durar no máximo mais 10 anos. Mas, de algum jeito, eu ainda estou aqui.”
Mas por mais que ela seja ocupada com a carreira, o papel que tem mais exigido o tempo de Crawford é um novo: cuidar da carreira dos seus dois filhos, Presley, 18, e Kaia, 16, que entraram no cenário da moda de uma forma marcante recentemente. “Eles têm agentes, mas eu posso dizer que durante o primeiro ano, com certeza, tudo foi 100% comigo,” Crawford conta. “Eventualmente eu quero empoderá-los para que tenham o controle das suas próprias carreiras, mas eles ainda não estão nesse ponto. No momento eles estão a maior parte do tempo dizendo ‘Mãe, me fale o que fazer.’”
A morena Kaia, que parece como uma versão adolescente de Crawford, ganhou a atenção do mundo da moda em 2012, quando posou em uma jaqueta de couro e minissaia para um comercial da Versace. Ela tinha 10 anos.
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Entretanto, Crawford e o seu marido de 20 anos, Rande Gerber, vetaram o desejo da sua filha de continuar fotografando: Quando você tiver 16 anos, vamos conversar.
O dia chegou no início de Setembro, e Kaia já estava em uma passarela para a Calvin Klein 4 dias depois. Desde esse dia, ela desfilou para Prada, Chanel, Fendi, Alexander Wang e Marc Jacobs. A Vogue Francesa deu a Kaia sua primeira capa de revista individual em Fevereiro – ela usou um sexy vestido pink de Saint Laurent e botas de couro até o meio das coxas.
Crawford conta que fala todos os dias com a filha e não fica mais de uma semana sem vê-la pessoalmente.
Se ela não responde as minhas mensagens em 15 minutos, eu envio outra em Caps Lock (letras maiúsculas) e cheia de pontos de exclamação. Apenas responda, ok? Ou eu vou encontrar você através da sua conta do Uber.
Apesar da sua falta de experiência com vôos no inverno, Presley, que foi presenteado com a mais famosa marca de beleza da sua mãe (em sua bochecha esquerda) e tem uma tatuagem em seu braço (escrito “seja grato”), parece preocupá-la menos.
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Ele recentemente modelou com Crawford para a Pepsi, que reinventou a famosa cena do posto de gasolina do comercial que ela estreou em 1992.
Nós amamos os aspectos genéticos e familiares que eles trazem, mas Cindy e as crianças também são um grande prazer para se trabalhar com – inteligentes e trabalhadores,” conta Kristin Patrick, diretora de marketing da Pepsico.
Presley, que se formou na Malibu High School no último ano, também se transformou em um regular na passarela, desfilando por marcas como Moschino, Dolce & Gabbana e Burberry. Ao lado de Kaia, ele também estrela a nova campanha de jeans da Calvin Klein.
Na entrevista, Cindy é questionada como ensinou aos filhos valores morais quando o mundo está tão obcecado com a beleza externa.
“Eu não achei essa uma tarefa difícil, na verdade… Crianças nem sempre escutam, mas eles estão sempre observando o que você faz. Se você é educado com as pessoas, eles aprendem a ser educados. Se você faz o tempo em família ser uma prioridade, eles nem questionam o tempo que passam juntos. Se eu estou constantemente me repreendendo na frente deles – Eu pareço velha, eu tenho mais rugas a cada ano, eu não posso comer essa sobremesa porque vou engordar – então eles vão aprender a fazer a mesma coisa. Você lidera através do exemplo.”
O início
O caminho de Crawford de uma infância comum em Illinois até o super estrelato tem sido apresentado em milhões de revistas ao longo dos anos mas para lembrar rapidinho: Ela cresceu em DeKalb, como filha do meio de um pai maquinista e uma mãe que trabalhava em uma loja de roupas chamada Clothes Horse. Ela começou a modelar com 17 anos em Chicago – quando sua mãe a convenceu a não se livrar do seu sinal no lábio superior – e logo ela estava fazendo mil dólares por dia, superando o valor de 4 dólares por hora que ela ganhava descascando milho, em um dos seus empregos de verão.
Cindy ainda fala que seus filhos são muito sortudos, porque dinheiro não é um fator motivador para eles a esse ponto das suas vidas. Crawford ainda diz: “Era para mim quando eu estava começando. Eu sentia uma responsabilidade de trabalhar o tempo todo.”
Quando ela estava nos seus vinte e poucos anos, Crawford falou para a Playboy que 50 milhões de dólares era a sua ideia de dinheiro para viver o resto da vida. Ano passado, seu marido vendeu a Casamigos, marca de tequila que ela iniciou ao lado de George Clooney, por estimados 1 bilhão de dólares.
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Em 1985, Crawford largou a Universidade Northwestern, onde ela estava estudando Engenharia Química com uma bolsa acadêmica, e se mudou para Nova Iorque para seguir a carreira de modelo. Era um tempo selvagem, com o mundo da mídia e da moda repleto de drogas, onde ela se destacou justamente por se manter focada: extremamente educada, sempre no horário dos compromissos, não jogando telefones nas pessoas, ajudando a pendurar as roupas depois dos seus ensaios.
“Soa óbvio – agir como um ser humano – mas não tem ninguém como Cindy em termos de profissionalismo,” diz Steven Lashever, co-responsável pelos endossos comerciais da Creative Artists Agency. “É só olhar para o relacionamento dela com as marcas e o tempo que eles duraram. São pouquíssimas pessoas que conseguiram alcançar esse nível. É um testamento para ela…Ela tem sido a garota propaganda dos relógios Omega, por exemplo, por incríveis 23 anos!”
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Crawford posou para a Playboy em 1988, o que a concedeu um trabalho apresentando o programa House of Style, da MTV, que se sobrepôs ao seu casamento de 4 anos com Richard Gere. Ela então deu a Hollywood um breve rodopio, aparecendo em 1995 no terrível filme de romance com ação Fair Game, antes de casar com Gerber, que também já havia sido modelo. Não muito tempo depois, ela iniciou a marca Meaningful Beauty com o Dr. Jean-Louis Sebagh, considerado o mágico da medicina cosmética da França.
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“Eu estava com 35 anos, morando em Los Angeles, com filhos, e então ocorreu uma mudança em mim,” ela conta. “Eu senti que era o momento para dar uma chance para mim mesma. Então eu tentei a sorte e comecei essa empresa com o Dr. Sebagh.”
Apesar de estar com os produtos da Revlon por um longo tempo, Crawford não estava interessada em lançar sua própria linha de maquiagem. “Eu me importava com maquiagem, mas eu não era apaixonada por isso, e eu sabia que não era um bom jeito de começar um negócio,” ela diz. “Mas eu era muito preocupada com envelhecer – com o cuidar da sua pele para que você possa ter a melhor aparência possível pelo maior tempo possível.”
Meaningful Beauty busca simplificar o cuidado com a pele. “Não importa se você tem 20 ou 70 anos – majoritariamente as mulheres, mas também muitos homens – todos nós queremos ter um protetor solar, um sabonete de limpeza fácil, e não ficar se preocupando em procurar toda hora o mais novo creme milagroso do mercado,” ela diz. “Como mulheres, eu acho que muitas de nós gastamos muito dinheiro dessa forma, resultando em gavetas cheias de produtos, o que é um completo desperdício de energia mental e espaço.”
Ao longo do último ano, Meaningful Beauty tem revisado suas embalagens e introduzido 4 novos produtos, incluindo um sérum feito com células-tronco de folhas de melão e extrato de narciso do mar. Nesta primavera a empresa vai expandir para novas categorias, incluindo lábios (um gloss com extrato de damiana), e lançar um novo infomercial.
Perguntada se a onda de modelos, homens e mulheres, se pronunciando sobre o comportamento predatório de fotógrafos, deixou Crawford mais preocupada sobre seus filhos buscando uma carreira na moda, Cindy responde:
“Eu sou muito sortuda, porque eu não tenho uma história” Crawford responde cautelosamente. “Sendo mãe de dois jovens trabalhando com moda, claro que eu me preocupo. Mas vamos ser honestos. Meus filhos são abençoados nesse mercado porque eles não estão surgindo como desconhecidos. As pessoas sabem que eu vou ir atrás delas se elas fizerem qualquer coisa aos meus filhos.”
Ela reflete por um momento. “Olha, eu fiz fotos nuas, muitas. As únicas que eu me arrependo são as que eu tive que ser convencida a participar. Eu não quero que os meus filhos olhem para trás e pensem “Deus, Eu queria não ter feito isso” Eu quero empoderá-los para que saibam dizer Eu estou fora!
A conversa passa para outro conselho que ela deu aos filhos. “Eu não acho que você pode ensinar como modelar,” ela diz. “Isso precisa vir de dentro. Mas com a Kaia, quando ela era pequena, por volta dos 7 anos – ela brincava de se fantasiar com as roupas da mãe, eu fazia o cabelo e a maquiagem e nós brincávamos de ensaio fotográfico ou passarela. Eu era a fotógrafa, e falava ‘Não, erga o queixo’ ou ‘Coloque o seu braço desse jeito.’ Provavelmente um pouco disso ficou.”
Crawford levanta e eu percebo o quanto ela é alta, especialmente com as botas de suede de Sarah Flint que ela está usando, na altura do joelho. “Eu acho que o meu único conselho específico para ela com os desfiles foi que, pessoalmente, eu não gosto de ver uma garota com olhos mortos e sem expressão desfilando na passarela”, conta.
“Eu não acho interessante. Sim, eu sei que isso é o que está na moda agora. Mas eu sinto que as pessoas querem ver a sua personalidade. Não é apropriado para todos os desfiles, mas eu acho que a Kaia encontrou umas pequenas brechas. Como com o desfile de Anna Sui que ela fez recentemente. Mesmo com todos os outros não realizando voltas, de repente ela foi e adicionou uma.”
E Presley?
“É diferente com garotos,” diz ela, oferecendo um dos seus sorrisos característicos. “Eu já estou feliz quando ele chega a tempo.”