Capa do post sobre monogramas classicos
|

Os Monogramas Clássicos das marcas!

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectar a “criação com o criador”.

Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para criar um símbolo que quase sempre é usado como logo da marca ou usado como padrão em repetição para estampa. Acredita-se que os primeiros monogramas foram usados em moedas, por volta de 350AC.

Marcas como Louis Vuitton, Gucci, Fendi e Goyard são referência no uso desta padronagem e tornaram este recurso uma de suas marcas registradas.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo os monogramas clássicos das maiores marcas de moda:

Louis Vuitton

O monograma da Louis Vuitton é reconhecido por todos e se tornou a marca registrada da maison francesa e também altamente copiado ao redor do mundo. E foram as cópias de seus produtos o motivo para ser criado.

A criação do Damier (que remete a um tabuleiro de damas) foi em 1888 como uma forma de Louis Vuitton de boicotar as imitações de suas criações que já aconteciam naquela época. A primeira versão foi em tons de marrom e bege trazendo a inscrição “marque L. Vuitton déposée”, que significa “marca registrada de Louis Vuitton”. Atualmente existem duas versões do Damier: a original, Damier Ébène, em dois tons de marrom e Damier Azur, com as cores branca e um azul acintenzado.

Já a criação da estampa do monograma clássico como conhecemos hoje (com as letras LV granulados, nas cores bege e marrom e com os símbolos de fleur de lis, a fleur de lis invertida e o quatrefoil), começou a ser utilizada apenas em 1896 por Georges Vuitton (filho de Louis) com o intuito de diferenciar os produtos da marca de falsificações.

Monograma clássico Louis Vuitton. Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma clássico Louis Vuitton. Clique na imagem e confira peças da marca!

 

 

Monograma Damier Azur Louis Vuitton. Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma Damier Azur Louis Vuitton. Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma Damier Ébène Louis Vuitton. Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma Damier Ébène Louis Vuitton. Clique na imagem e confira peças da marca!

Gucci

Assim como a Louis Vuitton e a Chanel, a Gucci possui um dos monogramas mais conhecidos e queridos atualmente. Batizado de GG Supreme,  a estampa com a dupla letra G foi introduzida na marca italiana na década de 1930 e possui um ar mais retrô. 

Formado por dois “G”, virados um de frente para o outro e inversos, a padronagem varia em cor, tecido e aparece em sobreposições, além de outras estampas da marca como a floral, animal print, dentre outras. Atualmente o monograma aparece em variadas peças, desde as de vestuário até acessórios e artigos de home decor. 

Monograma Gucci GG Supreme. Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma Gucci GG Supreme. Clique na imagem e confira peças da marca!

Fendi

Durante o boom da logomania nos últimos anos, um dos destaques foi o monograma de letras F duplas da Fendi. Karl Lagerfeld, que dirigiu a marca de 1965 até seu falecimento, foi o grande responsável pela criação do icônico monograma. Além de F ser a inicial da empresa italiana, o FF da estampa significava inicialmente “Fun Fur”, já que a marca é especializada no trabalho com pele. Ela foi batizada de “Zucca” quando é maior e “Zucchino” quando é menor

A forma mais tradicional dela é versão com letras pretas e fundo marrom, mas ela já foi usada de formas variadas, em novas cores e alto relevo, incluindo uma versão com efeito distorcido.

Monograma Fendi Zucca. Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma Fendi Zucca. Clique na imagem e confira peças da marca!

Goyard

Vários pontinhos unidos em formato de Y dão forma ao monograma Goyardine, da marca francesa Goyard. A estampa foi criada por Edmond Goyard em 1892, que era filhoo de François Goyard, herdeiro da House of Morel (inicialmente chamada House of Martin) e fundador da Goyard. Uma das letras Y que compõem a o monograma exibe o nome E. Goyard e o endereço da icônica loja na 233 R St. Honoré Paris. 

Atualmente está presente em diversos acessórios da maison, incluíndo a icônica bolsa St. Louis.

Monograma Goyardine Goyard Clique na imagem e confira peças da marca!
Monograma Goyardine Goyard Clique na imagem e confira peças da marca!

Estes são apenas alguns dos monogramas clássicos das principais marcas de moda! Qual seu favorito? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre bolsas clássicas chanel, gucci e louis vuitton

5 Bolsas da Gucci que são sofisticadas e elegantes!

A  Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são…
descubra-o-estilo-da-louis-vuitton-e-por-que-a-marca-e-tao-desejada-080425

Conheça o estilo da Louis Vuitton e saiba por que a marca é tão desejada

Você já se perguntou qual é o verdadeiro estilo da Louis Vuitton? Aquela marca que estampa bolsas com o monograma mais famoso do mundo também dita tendências nas passarelas e nas ruas. Mas será que existe apenas um estilo Louis Vuitton? Ou será que a grife sabe como ninguém transitar entre o clássico e o…
capa do post sobre dicas de autenticidade de bolsas Prada

4 dicas de autenticidade de bolsas Prada!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A marca italiana Prada é uma das grifes de…
capa do post sobre oportunidades de bolsas de luxo na semana do consumidor

As bolsas clássicas das melhores marcas de luxo

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
capa do post de top marcas de joias mais queridas pelas mulheres

As Top Marcas de Joias mais queridas pelas mulheres!

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
capa do post sobre modelos de bolsas louis vuitton para usar na transversal

5 Bolsas da Louis Vuitton para presentear sua mãe!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
diferenca-entre-valentino-x-valentino-garavni-070425

Qual a diferença entre Valentino e Valentino Garavani? Entenda de vez!

Se você ama moda ou está começando a investir em peças de luxo, provavelmente já se deparou com os nomes Valentino e Valentino Garavani. Apesar de parecerem sinônimos, há uma diferença importante entre eles — e entender essa distinção pode te ajudar tanto na hora da compra quanto na hora de identificar peças autênticas da…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre nova campanha versace icons

É Oficial: Prada compra a Versace por €1.25 bilhão!

Depois de meses de muito suspense, é oficial: a icônica marca de luxo italiana Versace, até então liderada por Donatella Versace, irmã do fundador da grife, foi comprada pela a Prada pelo extraordinário valor de 1.25 bilhão de euros.
capa do post sobre bolsas de marcas de luxo para presentear no valentine's day

4 Bolsas Pretas de Marcas de Luxo no New In do Etiqueta Única

Quando falamos de cores de bolsas, os modelos em preto são os mais queridos e tradicionais, estando presente no guarda roupa de quase todas as mulheres. Esta é uma cor versátil, clássica e atemporal e investir em peças neste tom garante combinações para quase todo  look que usamos, sejam eles para ocasiões casuais ou mais…
capa do post sobre tênis de marcas de luxo para investir na cyber week

Balenciaga lança parceria com a Scholl!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. Depois de colaborações de sucesso no passado com a Adidas, Supreme e Gucci,…
Christian-Louboutin-Nova-sola-vermelha-promete-durar-para sempre-070425

Christian Louboutin: Nova sola vermelha promete durar para sempre

Poucas coisas são tão reconhecíveis — e desejadas — quanto o solado vermelho de um par de sapatos Christian Louboutin. Um ícone absoluto da moda de luxo, símbolo de empoderamento, sensualidade e sofisticação. Mas mesmo os clássicos podem evoluir. Atenta às necessidades reais de suas clientes, a maison francesa lançou a sola “Vermelho Eterno”. Trata-se…