A Indústria Têxtil e o Desperdício Hídrico Atual
Comemorado no dia 08 de Junho, o Dia Mundial dos Oceanos tem como objetivo incentivar a sociedade a refletir sobre a importância da conservação das águas marinhas do planeta. A data foi comemorada pela primeira vez na Rio 92 e foi inspirada por um evento organizado no mesmo dia pelo Instituto dos Oceanos do Canadá e apoiado pelo Governo Canadense.
A Indústria têxtil é uma das que mais desperdiça e usa água no mundo, possuindo números alarmantes de uso em geral e também no gastos na confecção de certas peças de roupas e cultivo de matérias primas e fibras.
Conheça mais abaixo sobre o papel da indústria no desperdício hídrico atualmente:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
O Esperdício da Moda
Não é novidade para ninguém que a indústria da têxtil é uma das mais poluentes que existem nos dias de hoje, ocupando o segundo lugar no ranking. Anualmente, ela consome cerca de 93 trilhões de litros de água, sendo estes 4% da captação mundial de água doce do ano.
Para cultivar 1kg de fibra de algodão, que serve como uma das matérias primas mais usadas por confecções, são necessários de 7 a 29 mil litros de água. Uma camiseta, por exemplo, consome quase 2kg de combustíveis fósseis e quase 3 mil litros de água apenas em sua produção. Além disso, segundo o Fashion Revolution (movimento global sem fins lucrativos representado pela The Fashion Revolution Foundation e pelo Fashion Revolution CIC), são consumidos cerca de 10 mil litros de água na produção de um par de calça jeans e 8 mil em um par de sapatos.
Tal consumo tão elevado de água é sentindo principalmente nas regiões secas. “Em primeiro lugar, o impacto é sentido pelas comunidades onde a produção está ocorrendo”, disse Alexis Morgan, líder global de administração de água do WWF à Vogue Brasil. “[Existem] problemas em torno do acesso à água e ao saneamento.”
Porém, não é apenas o consumo de água que é um problema na fabricação de roupas: a poluição dos cursos de água também é uma grande preocupação. Cerca de 20% das águas residuais globais são causadas por processos de tingimento e acabamento na indústria da moda, de acordo com um relatório elaborado por Rita Kant da University Institute of Fashion Technology em 2012.
Este grande desperdício causa impactos ambientais significativos, em termos de demanda de água limpa, geração de efluentes, além do consumo energético. A água pode ser utilizada como veículo de transporte para os diversos produtos químicos empregados nos processos, bem como para o enxágue dessas substâncias.
A Poluição das Águas
De acordo com o Moody’s Investors Service, a indústria da moda utiliza 10% do abastecimento industrial total de água e os têxteis de acabamento são responsáveis por 20% da poluição global da água industrial. Os peritos da indústria estimam que o impacto ambiental da indústria se agravará até 2030 e triplicará até 2050 devido à crescente procura dos mercados emergentes.
Para fazer face à descarbonização da indústria, as empresas terão de adaptar as suas cadeias de abastecimento. De acordo com a empresa de consultoria McKinsey, 61% das poupanças de emissões que a indústria pode fazer estão dentro do ciclo de produção.
O impacto ambiental tem início logo na produção das matérias-primas, tendo em conta que a produção de algodão requer enormes quantidades de água para crescimento e processamento. Os cientistas prevêem que as necessidades de consumo de água excedam o abastecimento até 2030.
Já sabia sobre a grande responsabilidade pela poluição das águas da indústria da moda? Nos conte nos comentários!