Museu do Louvre irá realizar seu Met Gala
Um dos eventos mais aguardados do calendário anual do mundo da moda é o Met Gala. Conhecido formalmente como Costume Institute Gala, o evento ocorre toda primeira segunda feira do mês de maio no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Organizado pela revista Vogue, ele arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do museu, além de marcar a abertura da exposição daquele ano do Instituto.
Seguindo os passos do Met Museum, o Museu do Louvre, localizado na cidade de Paris, irá realizar sua própria versão do icônico evento pela primeira vez este ano com o intuito de complementar o financiamento das atividades do museu.
Confira abaixo mais detalhes sobre o Met Gala próprio do Museu do Louvre:
O Grand Dîner du Louvre
A cidade de Paris irá organizar seu Grand Fashion Dinner no Museu do Louvre. Pela primeira vez, o mais conhecido museu parisiense abrirá as suas portas ao mundo da moda. No dia 4 de março, será organizada uma noite e um jantar de gala na Cour Marly, no coração do museu, enquanto a capital francesa já vive o ritmo da Semana de Moda de Paris, que acontece de 03 a 11 de Março.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Patrocinado pela Visa Infinite, a noite reunirá as principais casas de moda e designers para arrecadar fundos em apoio às iniciativas do museu. O Grand Dîner du Louvre serve como uma extensão da exposição “Louvre Couture: objets d’art, objets de mode”, que ficará em exibição até julho de 2025.
“Pela primeira vez em sua história, o Louvre sediará uma exposição inteiramente dedicada à moda, suas origens e inspirações. Esta mostra histórica e sem precedentes se desdobrará no próprio coração de nossas coleções, envolvendo-se em um diálogo vibrante com as obras-primas abrigadas no Departamento de Artes Decorativas do Louvre. Apresentando 71 silhuetas e 30 acessórios emprestados por 45 casas de moda, a exposição oferece uma jornada única por alguns dos objetos de arte mais requintados do mundo,” disse o museu em um comunicado.
A exposição, com curadoria de Olivier Gabet, reflete a tendência crescente de monografias e vitrines dedicadas a marcas de luxo e diretores criativos. Espalhada por 9.000 metros quadrados nas galerias e salas do departamento de Artes Decorativas, a exposição inclui peças de casas de prestígio — muitas delas francesas, mas também italianas, britânicas, holandesas, americanas e japonesas. Visitas guiadas enriquecerão ainda mais a experiência, incluindo um tour histórico temático “Fashion Faux Pas” às quartas-feiras às 19h, prometendo um tesouro de anedotas divertidas.
“Não se trata de espalhar peças de moda por todo o Departamento de Artes Decorativas, mas de promover e destacar conexões significativas”, enfatizou o museu. “A coleção [do Louvre] foi frequentemente moldada pela generosidade de figuras do mundo da moda, de Jacques Doucet a Madame Carven. O diálogo entre história da arte e moda é cheio de sinergias — métodos compartilhados, expertise em técnicas antigas, cultura visual e a interação sutil de referências, dos catálogos do museu aos mood boards de moda. Esta exposição oferece uma nova perspectiva sobre objetos de arte, vista através das lentes de designers contemporâneos.”
Essa crescente convergência de moda e arte ressoa profundamente com as indústrias de luxo e criativas. A evidência de seu apelo está no sucesso do Grand Dîner du Louvre inaugural, onde mais de 30 mesas foram vendidas, superando a meta inicial de arrecadação de fundos de € 1 milhão.